Problemas entre minha filha e minha neta

Feita por >PAULO CESAR AMARO · 1 jun 2017 Terapia familiar

possuo uma filha que teve um relacionamento com um rapaz e ela engravidou e teve uma filha, como o relacionamento não foi a frente a filha praticamente ficou morando até a idade de 5 anos diretamente comigo (avô) e minha esposa (avó) e minha outra filha (tia). Min ha filha casou-se com outro rapaz e tiveram um filho hoje de 4 anos. Entretanto a filha hoje de 9 anos sente a rejeição da mãe, a qual praticamente nós a criamos como se fosse a minha filha. E ela vai mal na escola e tem dificuldades de aprendizagem. O que posso exigir da minha filha para que possa dar carinho p minha neta?

A melhor resposta 2 JUN 2017

Olá Paulo, o senhor pode conversar com sua filha sem imposições sobre o sentimento de desamparo e mudança de comportamento desta criança e se sua filha não o escutar, pode ajudar a sua neta procurando ajuda psicológica para trabalhar esse sofrimento que está comprometendo no desenvolvimento de aprendizado desta criança e desenvolvimento emocional para que ela não venha a desenvolver outros problemas de saúde e de conduta pessoal e social no futuro.
Espero ter ajudado, á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

4 JUN 2017

Olá Paulo,
Entendo sua dificuldade, pois carinho é algo que não podemos impor para outras pessoas, mas ao mesmo tempo, é algo muito importante para sua neta receber esse carinho por parte da mãe.
Penso que conversar com sua filha a respeito do quanto ela é importante para sua neta é um bom caminho, não exigir que ela lhe dê atenção ou carinho mas ressaltar o quanto ela é importante nesse contexto, talvez assim, aos poucos, sua filha entenda seu papel e possa estar mais disponivel nessa relação.
A respeito de sua neta, penso que é importante proporcionar atendimento psicológico para que ela consiga lidar melhor com toda essa situação e aceitar o carinho que sua filha venha um dia a proporcionar-lhe.
Espero tê-lo ajudado. :)
Abraço!
Sueli.

Percursos Consultoria Social Psicólogo em São Paulo

3 respostas

2 JUN 2017

Olá Paulo!
É indicado que você converse com sua filha sobre a importância dela expressar amor e transmitir segurança para sua neta, mas caso você tenha recursos, seria indicado que sua neta fizesse acompanhamento psicológico para trabalhar estas questões sem que seus conteúdos emocionais tragam prejuízos escolares, de autoestima, capacidade de vínculo, entre outros.

Abraços

Maitê Hammioud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo