Mãe com problemas psicológicos e filha depressiva

Feita por >luiza · 4 fev 2018 Depressão

Tenho 18 anos e por esse texto vim aqui apelar e gritar por ajudar, quero ir direto ao ponto então não vou enrolar muito ou contar detalhes. Sofro de ansiedade depressiva mas não faço nenhum tipo de tratamento mais porque minha mãe acredita que isso é coisa da minha cabeça e que é o diabo querendo se apossoar de mim, eu não aguento mais a minha mãe! tenho certeza que tenho esses problemas por causa dela. Quero ir logo ao ponto mas antes vou contar um pouco sobre a personalidade dela, uma pessoa totalmente controladora, compulsiva, 'superior a todos', acha que está certa sempre acima da razão, totalmente viciada em facebook e conta tudo sobre a vida dela nele, além de desabafar e falar sobre coisas pessoais, tem ciumes doentios, tem medo de morrer ou ficar sozinha, é totalmente abssecada por religião e em todas as situações que vcs podem imaginar ela coloca Deus e o pastor dela no meio, muito desligada, altera o tom de voz do nada, descontrolada, morre de medo de que eu a troque pelas minhas tias e vó, mudança de humor repentina, desconta todo estresse do trabalho em mim e na minha irmã, aconteceram duas situações mas acredito muito que a minha mãe só da valor quando morre, além de muitas outras coisas que só eu passo e são complicadas de explicar. Já tentei conversar com ela sobre ir ao psicologo mas ela diz que ela não é maluca e que se for, os psicologos vao falar que a culpa esta nas pessoas ao redor dela e que ela eh "normal". Minha mãe apanhava do pai dela quando pequena e do meu pai em discussões entre os dois, creio que isso possa ser um dos motivos dela ser desse jeito. Agora ao ponto, tem como eu leva-la a "força" ou algo que eu possa fazer pra ela procurar ajudar psicologica?

A melhor resposta 7 FEV 2018

Luiza!!

Você relata que tem ansiedade depressiva, foi diagnosticada por profissional? Quando se refere a sua mãe, expondo o seu perfil psicológico, me parece que se incomoda bastante com a maneira dela se comportar. Existe muitas críticas devido as diferenças que existe entre vocês. Se você realmente for ansiosa depressiva, sugiro que procure um Psiquiatra para medicá- la e um Psicólogo para para te acolher, e orientar. Se não mudar sua visão em relação a sua mãe, já na terapia te facilitará o diálogo com ela para poder ajudá- la.
Atenciosamente,
Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

5 MAR 2018

Olá, Luiza!
Relacionamentos interpessoais com os pais, no seu caso a mãe, vem à tona algumas questões de insatisfações comportamentais do outro. Nesse caso, percebo que você projeta em sua mãe ideais que não são cumpridos e logo, invalida o tipo de mãe que ela tenta ser e é para você. O processo psicoterapêutico ocorre pela disponibilidade do sujeito, nesse caso, "forçar" a sua mãe a se implicar na psicoterapia será invalida-la mais uma vez. Oriento que comece a tentar estreitar outros canais de comunicação com ela, a fim de gerar confiança e disponibilidade. Para você, reflita se não é o momento de começar uma psicoterapia, um espaço seu, para se expressar.

Encontro-me á sua disposição,
Sara Rodrigues
____________________________
Psicóloga / Recife-PE

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

7 FEV 2018

Luiza, você não pode fazer nada por ela, mas pode fazer por você, cuide-se, procure em sua cidade por psicólogos do Caps ou Universidade que atenda gratuitamente e faça terapia e se possível consulte um medico para tratar sua depressão. Abraço e boa sorte.

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

6 FEV 2018

Muito difícil tratar quem não quer se tratado ou não admite que precisa. Só a necessidade faz isso, enquanto não houver o sentimento de necessidade a pessoa não irá procurar tratamento. Mas você pode buscar ajuda para lidar com essa situação fazendo sua própria terapia. Procure os Caps de sua região ou nas faculdades de psicologia caso não disponha de recursos para isso. Boa sorte.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

5 FEV 2018

luiza!!!!! sugiro á vc buscar ajuda de um psicologo COM URGENCIA,ok? vc vai ficar bem, pois a psicoterapia é tudo de bom, principalmente neste momento dificil....blz?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

5 FEV 2018

Luiza, sua situação familiar é bem complicada mesmo, difícil de se conviver assim. Mas não há como levar uma pessoa a força para nenhum tipo de tratamento. Pelo seu relato realmente deve ser bem difícil convencer sua mãe a ir a uma consulta, mesmo que você ou qualquer pessoa que esteja de fora perceba que ela precise. O que você pode fazer é você focar em si, você mesma buscar ajuda para conseguir lidar melhor com esse sofrimento.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 FEV 2018

Luiza, boa tarde! Pelo seu relato é possível perceber o grande sofrimento que você vem enfrentabdo no relacionamento com a sua mãe. Não é possível levá-la a força ao psicólogo. O que sugiro que faça, é buscar uma psicoterapia para você e descobrir dentro desse processo uma nova forma de se relacionar com a sua mãe. Estamos à disposição para ajudá-la. Att Equipe Afetto Psicologia

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro