Minha mãe sempre teve problemas com os filhos e ninguém quer ficar perto dela

Feita por >Isis · 12 abr 2016 Psicologia clínica

Minha mãe sempre foi muito egoísta, preguiçosa e muito exploradora do marido e dos filhos. Nunca deu qualquer afeto ou demonstrou qualquer preocupação com meu pai quando ele ficou doente e acabou falecendo. Nem mesmo com os filhos. Sempre quis que trabalhássemos para dar o dinheiro para ela e sempre passou todos os afazeres domésticos para os filhos. Nunca se preocupou se eles estavam bem e nunca quis saber se tínhamos ou não problemas. Nunca ajudou em nada. Sempre achou que os filhos nasceram para servi-la. Sempre teve muita saúde, mas nunca quis trabalhar e sempre colocou os filho para atendê-la. Agora está idosa e nenhum filho gosta de estar perto dela. Como lidar com esta situação? Colocá-la em uma clínica?

A melhor resposta 13 ABR 2016

Olá Isis, eu acho que você carrega um sentimento de abandono e desamparo dessa mãe e considero essa dor genuína. Realmente ela, não apenas esteve em falta com a família, como parece que foi muito hostil com todos. A vida é uma sequencia de vivências e reflexão sobre as consequências envolvidas. Cabe a cada um a reflexão sobre si e como suas ações colaboraram para seu estado atual para que haja mudança. Eu vejo que é chegado o momento de reflexão para sua mãe. Colher os frutos de uma vida de egoísmo. Aconselho, para seu próprio desenvolvimento, ter a consciência de que errando ou acertando, fazemos aquilo que sabemos e julgamos ser o melhor. Provavelmente, sua mãe reproduziu algo que aprendeu, deve ter sido a forma que foi tratada, então trabalhe essa mágoa e procure entender que cada um tem seus motivos e está em um nível diferente de desenvolvimento. Liberte-a para que vc fique livre desse sentimento negativo e promova em si qualidade de vida. Não vejo, de nenhuma forma, que vc deva se sentir obrigada a dar amor e carinho a essa mãe. Simplesmente perdoá-la fará bem simultâneo a ambas. Se ela se mostrar mudada e vc se sentir disposta a esse vínculo, faça-o de forma completamente natural, caso contrario, apenas respeite-a como sua progenitora e ser humano. Existe um outro aspecto mais delicado, que é a questão jurídica. Querendo ou não, vc e seus irmãos são obrigados, por lei, a fornecer amparo digno para ela. Respeite-a, forneça o amparo previsto por lei, seja em casa ou em um asilo, mas acima de tudo, sinta-se livre da obrigação de amá-la!

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

16 SET 2016

Olá, Isis!
Segundo seu relato, além da questão do dilema do que fazer com relação a situação da sua mãe, parece que você já tem um decisão referente ao problema, mas algo lhe faz pensar se esta é a atitude correta a fazer.
Possivelmente essa escolha te traz muito sofrimento, mas quanto a decisão entre os filhos ela pode ser feita em conjunto.
Oriento que busque um profissional para que possa trabalhar as suas questões, que lhe causam sofrimento e para que possa falar sobre o que lhe incomoda.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

14 ABR 2016

Ei Isis!!! É...parece que a situação familiar (mãe e filhos) não está muito boa para você num é?!! Quanto a sua pergunta, primeiro vou responder como lhe dar com essa situação. Colocá-la em uma clínica realmente pode ser uma forma, mas não lhe digo que seria a melhor, apesar de que para você e seus irmãos possam ser a melhor (conforme o relato que descreve na sua pergunta). Colocá-la em uma clínica seria o mesmo que colocar o "problema" no fundo de uma "caixinha" e ali deixá-lo. Ás vezes quando mexendo na sua caixa você irá encontrá-lo e isso voltará à tona (lembranças, tristezas, porquês?). Você já parou para pensar que se ela foi assim toda a vida com marido e filhos, talvez não seja porque ela tenha tido uma criação pelos pais e exemplo de casamento (dos pais dela) que talvez tenha sido desse modelo?!!! Alguém por acaso já tentou conversar com ela a respeito dessas coisas? Infelizmente, principalmente no que diz respeito a família, somos seres que reproduzimos, ainda mais quando se trata de família, que é o primeiro contato social que temos na vida (são os nossos pais, irmãos, e daí eles se tornam exemplos pra nós). Eu não sei quantos anos ela tem hoje, imagino que diante de tudo o que escreveu, de como viveram a vida de vocês, e ela os tratou, deva realmente ter sido muito difícil, mas é aí que entra a terapia familiar. A terapia em um caso como o que você descreveu é ideal, porém, todos precisam estar de acordo, precisa ser algo conjunto. Como disse lá no início da minha resposta, colocar em uma clínica é o mesmo que tentar esquecer e fugir de todas essas questões que colocou aqui, o que não ajudará em nada nenhum de vocês. É preciso encará-las e por mais tarde que todos achem, enfrentá-las. Mãe é um ser único, por mais que erre com certeza é querendo acertar, porém as vezes não sabe como fazer, agir, pois foi assim que ela também foi tratada e ensinada. Ok?!!! Espero que possa ter ajudado um pouco a pelo menos fazer com que reflita sobre a questão!!! Abraços!!!

Consultório de Psicologia Leania Zaché Reis Psicólogo em Vitória

13 respostas

13 ABR 2016

Olá, Ísis!
Pelo que parece essa é uma situação difícil para você, ainda mais no que se refere aos cuidados e que você avalia que não teve quando precisou. Cada um de seus irmãos vivenciou de modo diferente a relação materna, por isso penso que esta deva ser uma decisão conjunta e nada melhor do que o diálogo entre vocês para ajudá-los nisso. Não esqueçam que o amparo legal deve ser considerado nessa reflexão. Muitas vezes esse cuidado oferecido, pode transformar-se em troca e essa troca em resignificação dessa relação. Penso que um psicólogo pode auxiliá-la nessa questão subjetiva e para além disso para sua vida. Abç,
Adriana Barreto

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires

50 respostas

12 ABR 2016

Olá Isis: percebo um sentimento de mágoa quando você se refere a sua mãe. Parece que você está carregada de sentimento ruins referentes ao passado entre você e sua mãe. A convivência hostil entre você e sua mãe te deixou ressentida pela falta de carinho que você não teve. Hoje sua mãe está idosa e você vive um dilema entre cuidar de sua mãe ou deixá-la numa clínica geriátrica. O que você deseja nesse momento? Já se perguntou se agora pode ser o momento de você se aproximar de sua mãe? Pense no que for melhor para você.

Gizeuda Motta Machado Psicólogo em Nova Iguaçu