Porque me sinto muito mal quando alguém importante pra mim me diz que esta mal ?

Feita por >Isabel · 6 dez 2022 Abordagem psicológica

Minha namorada tem problemas com a ansiedade,e ela não gosta que as pessoas se importem com ela,ela quer parecer forte o tempo todo e toda hora. E quando ela quer desabafar com alguém ela tem a sensação de vitimismo. Não sei muito bem o que fazer porque não quero que ela pense isso. E eu fico muito mal quando ela fica mal sabe ?
Não sei explicar direito mas quando ela me manda mensagem dizendo q esta meio desanimada ou pra baixo,me bate um mal estar que eu não consigo entender o porque.
Não sei muito bem o que fazer.

A melhor resposta 8 DEZ 2022

Olá Isabel,
Sugiro que inicie terapia para melhor compreender o que sente quando alguém ou sua namorada fala que está mal. É importante ser empático com o outro, mas não devemos nos colocar na mesma posição e absorver todos os sentimentos dos outros para nós mesmos. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

8 DEZ 2022

Isabel, você se sente mal porque quer ajudar e é difícil ajudar quando a própria pessoa tem dificuldades em lidar. A terapia ajuda muito nessas questões. Importante se conhecer, saber os gatilhos específicos dessa ansiedade, porque essa dificuldade em pedir ajuda.

Steffany Alves]
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

7 DEZ 2022

Olá, Isabel!

Imagino o mal estar que esteja sentindo. Pelo fato de ser uma pessoa muito próxima e querida para ti (tua namorada), é natural e até empático que se importe com ela e queira ajudá-la, mas você precisa tomar cuidado para não "se apoderar" dos problemas dela. Como seria também se você compartilhasse com ela sobre essa sensação de vitimismo? talvez ela não esteja se percebendo dessa forma. Seria interessante indicar psicoterapia para ela, a fim de que ela possa levar para a terapia essas questões de ansiedade e os problemas ao qual ela está passando. Quanto a você, talvez fosse melhor se fortalecer emocionalmente também, para não se deixar impactar tanto pelos problemas dela a ponto de você também ficar mal.

Espero ter ajudado ;-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

7 DEZ 2022

Olá Isabel.
Muitas vezes podemos nos sentir impotentes por não encontrarmos recursos pra fazer a dor de quem amamos passar e isso pode nos abalar também, porém o que pode fazer por ela é acolher e validar o que sente e apoiá-la a buscar uma ajuda profissional.
O restante é com ela, precisa assumir a responsabilidade de se cuidar e se tratar.

Espero ter ajudado.
Estarei no chat se precisar.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

7 DEZ 2022

Isabel,
Se sua namorada está mal, tem ansiedade, se coloca como vítima ela precisa solucionar isso, nada voce pode fazer por ela. Este é um compromisso que ela tem para com ela mesma. Ela toma a atitude de vítima porque assim, voce e outras, fica compadecida e ela tem o aconchego de voces... mas não resolve. O que ela tem que resolver é um compromisso de vida, dela com ela mesma.
Ela que faça Psicoterapia.
O voce se sentir mal quando ela se expressa é a contaminação, é o veneno que ela inocula em ti... voce se sente impotente, te suga as energias... não está sendo uma boa companhia, voce vai ficar mal. Voce se torna o que ela é.
A isso se chama de vampirismo psíquico.
Se cuide!
Abraços

5891 respostas

7 DEZ 2022

Oi Isabel! Obrigado por escrever. Já é difícil a gente lidar com os momentos em que nos sentimos mal. No fundo, no nosso mal estar, sabemos que a essência dele se explica e se resolve por complexidades dentro de nós mesmos. Imagina ficar mal porque as pessoas queridas estão mal. A imensa maioria dos males delas - tal qual dos nossos - são deles, das complexidades internas deles. Há uma dosagem de desejar resolver o problema dos outros, ao mesmo tempo de se culpar e encontrar dificuldades com os limites para propiciar o bem estar aos outros. O mundo interno da cada ser humano é altamente rico, complexo, diverso, de tal forma que a responsabilidade pelo bem estar de cada um, precisa e somente pode ser dele mesmo.
Estarei a disposição para te ajudar a se posicionar de forma plausível diante das interações.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.