Não sei lidar com minha irmã, sempre fico mal e chateada, pensa mal de mim

Feita por >femarialeite · 25 jan 2023 Abordagem psicológica

Meu relacionamento com minha irmã sempre foi difícil,
Ela é a do meio, sempre foi mandona com todos, até com meus pais fazendo valer o que ela acredita ser certo.
Moramos juntas sempre,a vida toda e ainda moramos, eu, minha irmã e minha mãe.
Ao mesmo tempo que ela parece gostar de mim,se importar,ela pensa muito mal de mim.
Ela compra coisas pra mim, me arrumou até um trabalho, mas me crítica muito,briga.
Eu sempre me chateio muito com isso, não importa o que eu fale ela pensa mal de mim.
Toda a vida ela sempre fez com que eu me sinta mal, tudo é motivo. Já tivemos brigas bem ruins, eu tento conversar mas não consigo,ela nem permite e minha mãe sempre intervem também. Mas desde o ano passado quando meu pai morreu tudo piorou, quando brigamos ela me chama de egoísta, mimada, não entendo porque, sempre fala com raiva e não sei o que eu fiz,ela não fala, não conversa, só ataca.
Eu andei falando, reclamando que quase não saio, então ontem ela chamou pra ir com ela em um lugar junto com a amiga mas eu acabei não querendo, ai ela ficou brava, chateada, disse que eu quero sair sozinha ( como se fosse mal) e que ela está cansada de me chamar pra sair e eu não ir...No passado ela fez isso,ai deixou de me chamar pra sair,fez chantagem emocional, ficava sempre jogando indiretas, fazia questão de sair com as amigas e não me chamar e mostrar o quanto era legal, só pra me ferir.
Não entendo tais comportamentos,
De um lado, ela até me arranjou emprego,da conselho, me compra presentes até, mas de outro age assim, acusando, brigando e pensando mal de mim.
Sempre fico chateada e triste com isso, não sei como mudar isso.
Não posso me mudar porque não tenho como me sustentar,
Faz muito tempo,somos adultas já,eu tenho 41 e ela 44 , meu outro irmão mora longe faz anos, ele tem 46 .
Minha mãe tem 73 , está triste,por isso estou aguentando também, tentando não brigar, porque minha mãe tem a ilusão de que sempre vamos ser unidas,ela quer que fiquemos sempre juntas, isso prejudica sabe?
Quase todas as vezes que sai na vida foi com minha irmã, shows,cinema, cidades, bar. Isso não é saudável ao meu ver. Como terei amigos assim? Como terei alguma relação?
Enfim,
Eu queria saber como lidar com isso, como deixar de ficar tão mal e chateada com o modo que ela age e fala?

A melhor resposta 7 JUL 2023

Olá!
A melhor forma seria você ingressar em um processo terapêutico pois percebo várias questões diferentes, apesar de relacionadas ao mesmo tema. É importante que você busque ajuda, especialmente devido a situação que tem atualmente. É necessário se fortalecer e depender menos da aprovação de terceiros. Procure ajuda! Você consegue!

Débora Coelho Psicólogo em Belo Horizonte