Pessoa expressiva

Feita por >Iran Freitas · 10 mar 2015 Habilidades sociais

Necessito de ajuda para ser mais expressivo, tanto no trabalho como no relacionamento.

A melhor resposta 2 ABR 2015

Você "trava" quando está diante de uma situação na qual é preciso falar o que você está sentindo? Isso pode acontecer, por exemplo, numa discussão em que a voz "some", mesmo sabendo e querendo falar. Algo não deixa você verbalizar o que sente. Também quando você quer dizer que gosta ou ama alguém. Em qualquer dos casos, existe algo que o impede de prosseguir e falar. Provavelmente isso causa sofrimento a você. É preciso, portanto, descobrir o que é esse "algo", entendê-lo e aprender a lidar com as situações em que a "trava" pode aparecer. Isso se aplica no caso de você não ter problema ao falar, mas as palavras parece que não vêm. Como você já percebeu, não é possível resolver a questão por aqui. Procure um psicólogo de qualquer abordagem para obter orientação. Um abraço e pergunte mais se precisar.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador

25 respostas

11 MAR 2015

Com a psicoterapia você poderá ter mais clareza do que são características suas de ser mais introspectivo e que não precisa ser trabalhado e quais são as características que poderá desenvolver para ser mais expressivo.
Na psicoterapia cognitivo comportamental existem técnicas com as quais você poderá treinar ser mais expansivo e a expressar sentimentos.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

11 MAR 2015

Olá Iran
Sou cognitivo comportamental através das técnicas de habilidades socias e exposição graduada e sua dedicação terá bons resultados.Atendo em São Paulo.
Att.
Valéria Silva

Clínica Psicológica Bem Viver Psicólogo em São Paulo

4 respostas

11 MAR 2015

Olá Iran

Procure psicólogos cognitivo comportamentais com foco em habilidades sociais. Em pouco tempo com bastante dedicação você terá grandes resultados. Treinamentos comportamentais são relativamente simples. Se você for do rio eu mesmo posso atendê-lo.

Att,

Thyago Vargas

Thyago Henrique de Souza Vargas Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

10 MAR 2015

Seria fundamental você buscar tratamento para superar, todas as dificuldades enfrentadas, principalmente, em relação aos prejuízos cognitivos, afetivos e sociais que podem causar danos à sua vida relacional, decorrentes da falta ou dificuldade para expressar suas emoções. Com a psicoterapia comportamental você aprenderá e desenvolverá uma série de recursos para superar sua dificuldade, a ideia é tornar as pessoas mais preparadas para lidar com as dificuldades em expressar sentimentos e emoções. Ser assertivo requer compreensão dos problemas e contextos, treino para tomar decisões mais adequadas e experimentações estrategicamente planejadas até atingir o nível da espontaneidade.

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis