Dificuldade em expressar o que sinto

Feita por >Maria · 5 dez 2019 Desenvolvimento pessoal

Não consigo expressar o que sinto, não sei se é por medo ou por qualquer outra coisa mas isso me machuca muito pois acabo magoando as pessoas, alguns me vêem como uma pessoa fria por não expressar quase nada, mas me sinto extremamente vulnerável como se tudo me atingisse de uma forma mas pesada e como tenho muito dificuldade em desabafar acabo guardando tudo pra mim, e isso e tão difícil e eu me sinto muito estranha por ser assim, as vezes parece que realmente não sinto muita coisas pelas pessoas, em relacionamentos não consigo me apegar e acabo enjoando muito rápido e me sinto muito mal por isso, e quando vejo que acabei magoando alguém por ser assim é tão ruim me sinto uma pessoa horrível como se não merecesse ficar com alguém. E sempre escondo tudo isso e finjo estar tudo bem sempre.

A melhor resposta 6 DEZ 2019

Oi Maria,
Estás bloqueada, uma forma de defesa para não sofrer.
O que te bloqueou foi a forma como se construiu, não está satisfeita pelo caminho que percorreu até agora. Tu fez tudo de acordo com as regras do sistema, da família, da sociedade. Só que isto não te deu satisfação, não te deu alegria... tu só cumpriu deveres.
Na vida cada um tem que construir a si próprio de acordo com as próprias diretrizes e não como os outros mandam.
Tu desrespeitou a ti mesma e respeitou o que os outros determinavam, o que a religião dizia, o que a moral social dizia. Estás no caminho errado.
Retome a caminhada, comece a cuidar mais de ti mesma, agrada à Maria, satisfaça a Maria, gratifique a Maria. Te defenda, defenda o teu ponto de vista e não dê bola para comentários. É preciso amar-se, em primeiro lugar. Depois de ti, podes amar os outros.
O sistema (Família, sociedade, igreja...) tem um sistema de avaliação própria, fazer o que eles permitem e não fazer o que eles condenam, o que eles acham errado.
A vida tem outra avaliação: ser boa construtora de ti mesma ou uma falida construtora de ti mesma. Para a vida, não tem certo e não tem errado, não tem bonito e não tem feio. Tudo tu podes fazer, experimentar, ousar fazer. Depois, o livre arbítrio teu é que vai ponderar: isto eu gostei, aquilo não gostei.
A estratégia é tu realizar a ti mesma consederando as exigências da vida e dar-se bem com o sistema, driblando as dificuldades, fazendo como a água... contorna a pedra e não luta contra ela.
Peça ajuda de um Psicoterapeuta para te auxiliar. É pra isso que eles existem.

5858 respostas

10 DEZ 2019

Maria tudo bem?
Creio que seria bem interessante você procurar uma trabalho de terapia para se auto - conhecer e entender tudo o que acontece dentro de você.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

10 DEZ 2019

Olá Maria! Pode ser que você tenha sim algumas coisas a resolver si dentro de você. Porque quando nunca ficamos satisfeitos com nada ou quando tudo perde a graça rapidamente. Mas existe também a questão da personalidade. Num relacionamento mais duradouro as pessoas alimentam esse relacionamento através de pequenos processos. Além disso pessoas com personalidade parecidas tentem a entender melhor o outro. Verifique qual seu caso e procure ajuda pra clarear esse processo. Forte abraço

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

9 DEZ 2019

Olá Maria,
Como vai? Expressar nossos sentimentos é uma tarefa árdua. Somos reféns da linguagem pois nunca conseguimos expressar exatamente aquilo que sentimos e vivenciamos, algo que pode frustar ao longo de nossas experiências. A capacidade para falar como você se sente pode ser desenvolvida, independente da sua idade, mas é algo que precisa ser trabalho seja em um atendimento psicológico ou até mesmo com pessoas ao seu redor. Se essa questão vem lhe trazendo sofrimento sugiro que busque um Psicólogo ou Psicanalista para pensar nas possíveis razões para se comportar dessa maneira e buscar novas formas de se expressar.

Cintia Queiroga Psicóloga Psicólogo em São Paulo

5 respostas

6 DEZ 2019

Boa tarde, Maria, dificuldade em entender sentimentos e se expressar é muito comum.
A sua insegurança nos diz o quanto isto a incomoda e a faz querer melhorar, o que já descarta logo de cara qualquer tipo de frieza.
O que acontece é que medo e insegurança criam um tipo de "venda" nos olhos, impedindo que prestemos atenção aos nossos sentimentos senão pelo próprio medo, e isto gera ansiedade. Percebemos primeiro o medo por ser uma sensação mais presente nas nossas vidas, e estarmos mais familiarizados. Já perceber e entender outras emoções é mais difícil. É um treino e aprendizado constantes, e há exercícios para ajudar neste desenvolvimentos.

Se tiver interesse, estou à disposição. Mas tudo começa na sua respiração. Respire fundo e mantenha a calma.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

6 DEZ 2019

Longe de ser espaço para que o terapeuta dê ao cliente respostas sobre como este deve agir, o espaço de encontro entre essas duas pessoas deve ser lugar onde quem procura por ajuda possa exercitar suas potencialidades. Você pode usar sessões psicoterápicas para, sem medo de sentir as piores e as melhores sensações, sem receio de vivenciar as melhores e/ou piores experiências, se perceber no mundo, de maneira mais ampla, a ponto de conseguir, dependendo de seu comprometimento, reagir de forma mais saudável às mais diversas situações em que a vida lhe pode colocar.

Ozanan M. Sobrinho Psicólogo em Teresina

18 respostas

6 DEZ 2019

Olá! Grato por participar. Muitas vezes, as pessoas, desde a sua infância, vão organizando, sem ter muita consciência, formas de comunicação, que implicam mais em evitar um determinado sofrimento, decorrente da imaginada reação à expressão, do que da função direta da comunicação (pedir ajuda, dar referência real de como se sente). Isso vai se tornando aperfeiçoado e as pessoas tem a impressão de que a pessoa é metida, fechado, não quer interagir. Na verdade o que acontece é o medo qualquer risco ao iniciar uma comunicação. a Saída dessa situação exige muita persistência, muita paciência da parte do profissional e esforço seu. Mas será muito importante você passar por tratamento psicológico para isso. O silêncio, a escrita, são, ainda que não as mais eficazes, formas de comunicação. Acontece que se não se atingir nível razoável de comunicação real, pode ocorrer consequências no corpo e na mente. Procure um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.