Não consigo me expressar e nem me relacionar com as pessoas

Feita por >Jacó · 19 set 2021 Habilidades sociais

PsicologaOi meu nome é Isaac tenho 21 anos aos meus 16 anos eu não consegui mais me expressar com as pessoas e ao mesmo família mesmo eu tentando não consigo e isso me encomoda muito tentei entrar em relações amorosas e não consigo tem vínculo com a pessoa e isso me deixa muito ruim já procurei psicóloga mais não consegui me expressar nem com a psicóloga para ela saber qual era meu problema alguém poderia me ajudar?

A melhor resposta 19 OUT 2021

Olá Jacó!
Esse comportamento de isolamento pode estar vinculado a algum trauma, depressão ou transtorno de ansiedade.
É essencial que retome a psicoterapia e encontre um profissional que você se sinta a vontade para falar livremente sentindo-se seguro na escuta sem julgamentos para explorar esta questão.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

26 SET 2021

Jacó. Vc precisa ir aos poucos, com o psicólogo, até se sentir confiante, aí então tudo pode fluir e as mudanças podem acontecer. Mas de início vc precisa confiar.
Boa noite
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

25 SET 2021

Olá Jacó.
É importante perceber o que aconteceu que fez você mudar seu comportamento.
Quais pensamentos e emoções estão bloqueando sua comunicação? Qual seu medo?
Muitas pessoas tem medo do julgamento de outros, e por isso não querem se comunicar, procure entender o que está acontecendo com você para que possa voltar a se expressar livremente.
Se tiver dificuldade de fazer psicoterapia, on line, com a câmera aberta, poderá começar com a câmera fechada e quando se sentir mais confiante poderá abrir a câmera.
Ao tentar se expressar, observe as outras pessoas e perceba o que vem a sua mente, ao mesmo tempo perceba se o seu pensamento é real ou algo que construiu.
Sugiro voltar a psicoterapia, pois sozinho será mais difícil entender e modificar esta situação. Assim como os médicos sugerem tratar da doença no início, a psicoterapia também é mais eficaz quando a ajuda acontece mais próximo da mudança de comportamento.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 SET 2021

Oi Isaac...Você precisa continuar fazendo terapia, nao pode parar.
Talvez sua primeira experiencia com psicologo nao foi boa, mas você precisa retornar.
Se até os 16 anos você conseguia se expressar deve haver algo mais por tras deste comportamento.

Abçs

Psicologa Cecilia Alves

Cecília Alves Psicóloga Psicólogo em Ipatinga

14 respostas

21 SET 2021

Olá Isaac
Não está conseguindo se expor porque está com o emocional muito comprometido
Precisa harmonizar principalmente teu emocional. Daí as coisas começam a fluir normalmente.
Precisa de Psicoterapia Energética

5874 respostas

20 SET 2021

Olá Jacó.
Grata por sua participação aqui.
Não desista de você. Acredite, todo problema tem mais de uma solução. Basta você persistir. Procure fazer terapia quantas vezes for necessário até encontrar um profissional com quem consiga se expressar.
Fico á disposição.
Maria Nair
Especialista em psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

20 SET 2021

Olá Jacó (Isaac)! Que bom que você escreveu! Certamente será muito importante te conhecermos, saber tua história, configuração familiar, rotina de vida. Há coisas que precisamos insistir até conseguir. Retome à mesma psicóloga, ou se preferir, veja nossos perfis, escolha um de nós, mas persista, persista, até conseguir. Pode demorar, pode durar muitos meses, mas você conseguirá e valerá muito à pena.
Todas as pessoas nasceram para se comunicarem, viverem em grupo, conversar. Você certamente conseguirá.
Na atualidade o que acontece é que as pessoas podem, por um tempo, fugirem dessa necessidade inevitável, através de canais como: Internet, televisão, telefone, rádio, jogos virtuais, livros, rituais repetitivos.
Com persistência, muita persistência, com ajuda técnico-científica, você conseguirá. Insistamos muito!
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.