Não sei me expressar com outras pessoas.

Feita por >Merliah · 24 jan 2021 Habilidades sociais

Eu percebo que não consigo falar como outras pessoas sobre meus sentimentos e sinto muitas vezes que não sei me expressar, fico calada e só escuto. Por mais que em muitas vezes eu quero m expressar simplesmente não consigo, fico calada e não saí nada, quando tento falar só vem a vontade de chorar.
Fazem 3 dias que comecei a trabalhar em atendente de telemarketing e sempre antes de começar o trabalho e depois que termina, fico com uma angustia enorme e um grande incômodo. Será que é ansiedade?

A melhor resposta 26 JAN 2021

Olá Merliah tudo bem?
A dificuldade de se expressar para os outros nos causa bastante angústia. Quando não nomeamos aquilo que sentimos, é como se não soubéssemos o que temos, tanto que no final do seu relato você traz uma questão: "será que é ansiedade?" A não nomeação do que sentimos faz com que passamos a buscar respostas na tentativa de dar contorno para aquilo que não sabemos, mas que nos angustia. O problema é que sua busca está sendo solitária e sem sucesso. A psicoterapia entra como esse auxílio necessário para o sujeito se ouvir a partir da presença de um outro que escuta aquilo que muitas vezes é difícil de falar. Falar sobre si e escutar o que se fala, requer um grande investimento da gente com a gente mesmo. Espero que isso lhe desperte a vontade de querer saber sobre si e faça com que você busque ajuda psicoterapêutica para isso.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo/Psicanalista Túlio Bueno R. Martins

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

26 JAN 2021

Sim. A princípio são sintomas de ansiedade.
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro