Por que as pessoas simplesmente não respeitam as outras?

Feita por >stella · 28 mai 2019 Autoestima

eu realmente não aguento mais a mente fechada das pessoas. minha família então nem se fala. as pessoas só vão entender as outras através da dor, se sentirem a mesma dor, só assim vão mas elas poderiam ter respeito, ter empatia, coisa que muitos não tem e nem sequer querem ter. eu tenho 19 anos quase 20 e sofro desde novinha, mais ou menos uns 7-8 anos, tanto na escola como em casa. sofri bullying desde sempre, que me lembro, sofria insultos por conta da minha aparência, cabelo e timidez e hoje eu me odeio mais que tudo, vivo desde os 10 anos em depressão, não saio mais de casa e não tenho amigos. acho que nunca tive porque
nunca senti que realmente tinha, só colegas insignificantes. o número de amizade que eu tenho é zero, e nem se quer colegas também, infelizmente. eu odeio tanto a minha aparência que tenho vontade de me matar, pois esse foi e é e sempre vai ser o motivo de boa parte da minha dor. nunca fui valorizada em todos esses meus anos de vida, eu me dou valor em outros aspectos mas não nisso, não tem como ter auto estima se eu estou fora do padrão de beleza, as pessoas deixam bem claro nisso desde a pré escola, só queria ser ruiva. meu cabelo é horrível e eu não tenho uma altura boa, minha pele tá horrível e etc

me sinto burra essas coisas e eu to acabada praticamente, pq fiquei doente e há quase 5 anos em casa, nunca mais saí nem pra ir em médico, comer, nem sequer pra lazer, e eu to literalmente cansada disso tudo, queria viver a vida mas não tá sendo possível, perdi todos esses anos e isso é uma dor insuportável pra mim sequer lembrar, não nasci pra sofrer assim, e eu sei que sou meio responsável por estar sofrendo assim, mas ao mesmo tempo e completamente não, as pessoas são cruéis e eu tenho uma dificuldade imensa de acreditar em pessoas. eu tenho medo e tenho desconfiança de

pessoas por tudo que passei e por tudo que as pessoas são capazes. tenho medo de humilhação. e de sofrer nas mãos de outros. por isso só conto comigo mesma. além de ter vergonha de olhar para pessoas tenho medo delas. já fui humilhada no ensino médio, fui apontada como mais feia da minha sala no fundamental, sempre fiquei sozinha, rodeada por pessoas falsas e manipuladoras e fui perdendo minhas forças aos poucos ali até finalmente acabar com tudo. não preciso dizer que nunca namorei e nunca fiz o processo disso e nem além não é? nunca tive nem contato com garotos direito, e toda aquela baboseira, por

mais que eu me sinta carente às vezes eu me forço a não ligar pra isso, não é minha prioridade alguém na minha vida. só queria ser bonita e inteligente, viajar e realizar meus sonhos, e se alguém aparecer tem que ser perfeito em quase tudo praticamente, não queria ter mais outro problema além de mim na minha vida. mas não me vejo namorando, nunca. ninguém iria querer alguém horrível como eu assim. ninguém nunca me olhou com interesse e isso por mais que não queira ligar, simplesmente dói não ser atraente e bonita como as outras garotas, pq ser bonita parece sinônimo de sucesso em tudo. eu tenho

ansiedade também e isso coloca mais um peso enorme em cima de mim. chego até parar de respirar, é um desespero porque eu nao consigo por nada me expressar e nem falar. não estudo desde 2015 e tudo que eu queria era voltar a estudar mas como vou voltar estando nessa situação, eu virei uma robô praticamente faço a mesma coisa todo dia dessa miserável vida, desaprendi tanta coisa também que até me envergonho, com certeza isso tudo está na lista de piores coisas pra se passar. eu sou bem calma e tenho que separar as brigas idiotas dos meus pais em casa, e meu pai é super abusivo comigo, me humilha

mesmo sem saber e sempre julga o que passo, fala que sou vagabunda e que quero viver às custas dele, isso me cansa, e por mais que minha mãe esteja do meu lado às vezes, ela fica do lado dele e fala que ele tá certo. minha família não está nem aí. só tento pedir ajuda já que eu não consigo ajudar a mim mesma porque estou sem forças, e também não saio de casa. infelizmente eu to sendo dependente, ando sentindo dores no peito e nas pernas quase sempre. ando guardando minhas dores dentro do peito, pq se eu chorar vão me julgar, como sempre, mas, como todo mundo não é de ferro, eu tenho meus surtos às vezes, e cheguei a jogar

coisas no chão mas nunca destruir algo, só joguei brinquedos. agora eu ando querendo me machucar para não sentir mas a dor no coração e na alma, de longe uma das pior dor do mundo. porque é tão difícil sair dessa situação, será que tem salvação pra essa maldade das pessoas, eu realmente me sinto sem rumo na vida, não tenho mais pra onde ir, é bem ruim ver todo mundo andando com a sua vida menos você, e eu paro pra pensar, hm pq eu to pra trás em tudo na minha vida? - e a resposta está automaticamente e literalmente em mim, a minha aparência e a minha depressão, ninguém gosta de gente feia, sem rumo e

depressiva, ninguém quer um peso na vida, e consequentemente pra arrumar um trabalho precisa estar estudando ou fazendo cursos, como vou ser alguém se nem fazer um eu consigo? a vida passa e nada parece se acertar. só não estou abaixo do fundo do poco, pq vejo filmes, séries, desenhos, escuto música etc e sou curiosa, curto estudar e desenho, e realmente me ajuda a passar o tempo e a me animar, mas só isso, eu não vivo nada, e também preciso me sentir viva. sou simpática, gentil e engraçada, porém tímida por tudo que eu sou, tentei ajudar pessoas e me elogiaram me chamaram de anjo de boa pessoa e etc e

eu fico triste pq parece que eu não existo. mas isso não vai resolver nada da minha vida se eu não tiver com saúde mental e me sentir inteira, me virar sozinha e bem de alguma forma ou aprender a lidar com isso e ligar o foda se mas nesse mundo se você é diferente você sofre, até não sobrar mais nada de você e não é uma coisa justa. e uma vez nisso parece não ter como se recuperar. é tão triste ter uma idade tão boa pra viver e estar assim, perdi 5 anos em casa, mas parando pra pensar mesmo quando eu saia nunca vivi nada, só saía às vezes mas nunca tive experiência alguma. e só penso em suicidio desde que parei com tudo e é o

rumo que eu quero tomar, só isso e espero ser feliz em uma outra vida, só acho que nunca vou ser feliz nessa aqui. só tenho vontade de nascer de novo e recomeçar toda a minha triste e solitária vida!

A melhor resposta 23 JUN 2019

Boa noite Stella, respondendo a sua pergunta "Por que as pessoas simplesmente não respeitam as outras?" O respeito ao outro pode ser empregado ou não, pessoas que não te respeitaram o fizeram por não obedecer as leis e regras sociais e de convívio em sociedade e também no contexto intrafamiliar, eles que são os errados e você foi alvo de pessoas cruéis.

Você escreve tanta coisa negativa de você e, eu lendo seu texto encontrei coisas positivas, começando pela a inciativa de vim até aqui o site e escrever o relato, parabéns, muitas pessoas não tem essa atitude, depois seu texto, a grafia, a sequência da sua história.

Agora Stella a imagem corporal, a sua aparência física, como você se vê, fala dos seus cabelos que é horrível, da sua altura, a pele, se sente burra com essas coisa, esta acabada, ficou doente e, por 5 anos não vai a escola e nem sai de casa é um ponto negativo que precisa mudar.

Você já pensou se todas as mulheres do mundo fosse iguais? Cabelos iguais? Corpos iguais? Todas as mulheres da mesma altura? Todas as mulheres não ficasse doentes e nem tivessem dificuldades na escola e nem em casa? Como seria o mundo com todas as pessoas iguais? Pense nisso.

As pessoas não são iguais, somos seres humanos iguais no que diz respeito a coletividade, todos temos corpo, carne, osso, sangue, veias, sentimos dor e, sentimentos e emoções, mas cada um na sua individualidade, não sentimos da mesma forma, depende da nossa capacidade ser desenvolvida.

Seu cabelo é seu, você é que tem deixa-lo como você pensa que ficaria melhor para você, atualmente a questão do cabelo está mais evoluída, pode-se fazer o que quiser, pintar, cortar, encaracolar, alisar, deixar natural, trançar uma infinidade de coisas pode-se fazer, não existe padrão de beleza, o único padrão real é que cada um tem sua beleza algumas pessoas vai dizer que lindo e outras pessoas vão dizer que é feio, mas isso não tira a beleza e o valor de cada um.

A pele também existe inúmeros recursos para melhorar a aparência, elasticidade, a cor,retirar manchas, e a altura é uma questão interessante, pois mulheres altas não conseguem os sapatos facilmente por causa da numeração enquanto que as de estatura mediana tem mais opções e você não é burra, apenas precisa desenvolver suas habilidade já que você diz "sou curiosa, curto estudar e desenho", investir mais nisso vai ajudá-la mudar sua vida e construir um futuro melhor.

Que tal voltar a estudar? E fazer um curso de desenho? Mas, antes tenho que te falar de uma coisa muito importante que você não sabe sobre as pessoas: "as que mente fechada", elas não conseguem evoluir você ainda escreve é curiosa, pode adquirir mais conhecimento em diversas área, e as pessoas que fizeram bullying cuidados, fazem isso com os outros por medo que todos saibam que realmente eles são, uns incapacitados, pois perdem tempo em ações negativas, você pode parar para pensar e vai lembrar que essa gente não tem a capacidade que você tem, queriam e fizeram essas ações para interromper e anular você.

Quanto a sua família, posso te dizer que não é só a sua família que tem esse comportamento, milhares de família nos mais diversos locais no mundo agem dessa forma, pare e pense você que tem consciência ampliada, observou como seus pais agem, cabe a você ter paciência e relevar, explique a eles que você é um investimento, você não é vagabunda, pois quando estiver trabalhando e estudando sua vida vai ser diferente do que é agora.

Stella as pessoas não tem que te dá valor, elas tem é que vê e respeitar o valor que você tem sem precisar da aprovação deles e, conviver com as pessoas observando como cada um é e impondo limites para uma relação de respeito e convivência pacifica na sociedade, adotar uma nova postura diferente da de antes na escola, em casa, em sociedade. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

29 MAI 2019

Stella, notei que você apesar de se considerar tímida se expressa muito bem! Você também faz coisas muito importantes que te mantém viva que é fazer algumas coisas que gosta como leituras, ver filmes, e desenho. Você comentou também que quando ajudou outras pessoas foi elogiada. É nessas coisas boas que você deve se apegar quando surgem os pensamentos negativos sobre as outras pessoas. Comece caminhando todo dia só um pouquinho fora do seu portão e tomando 10 minutos de sol na hora do almoço por exemplo. Aumente o tempo a cada semana um pouquinho até conseguir fazer uma longa caminhada pelo quarteirão.
Não se culpe pelo passado e nem culpe os outros. Perdoe e siga em frente. Procure ajuda psicológica para se fortalecer e conseguir voltar a fazer coisas que te tragam retorno financeiro e com isso a independência que precisa. Começar com um serviço voluntário também é válido pois te ajudará a sair de casa. E por incrível que pareça acredite, quando ajudamos os outros, os maiores beneficiados somos nós pela grande satisfação que sentimos e assim nosso cérebro libera muitas substâncias boas em nosso organismo.
Nosso organismo também fica revigorado quando bebemos água de boa qualidade, alimentos saudáveis e respiramos ar puro. Exercícios de respiração você pode aprender na internet, procure ver vídeos de como fazer respirações como a respiração diafragmática por exemplo e pratique todos os dias por 12 a 15 minutos. Faça uma lista de coisas boas que já aconteceram e que você fez na vida.Sempre que tiver pensamentos negativos troque-os imediatamente por coisas positivas da sua lista. Lembre-se de pedir ajuda. Pedir apoio é se amar.
Fico à disposição
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

29 MAI 2019

Prezada!
Percebi que está querendo nascer de novo e procurando por esta ajuda.
Com um processo psicoterápico você se resinificará e reconstruirá a sua vida com muitas possibilidades que irão surgir. Minimizará a sua dor e este peso que durante anos vem carregando. Sozinha não dará conta!
Grande abraço

Neurominas Neuropsicologia e Psicologia Psicólogo em Belo Horizonte

19 respostas

29 MAI 2019

Olá Stella. Li o seu desabafo. Você relata muito sofrimento por tudo o que passou na infância e vem passando até hoje. Essas coisas não aconteceram por culpa sua, uma criança não pode ser responsabilizada por ter sofrido violência. Se hoje as coisas estão desse jeito é porque você não teve ainda a oportunidade de vivenciar coisas novas e agir de maneira diferente. As coisas não precisam ser assim por toda a sua vida, elas podem melhorar, mas para isso você precisará trabalhar algumas coisas antes. E o que seriam essas coisas?

Eu uso a Terapia Cognitivo-Comportamental. Nessa linha nós temos como premissa que a forma como você lida com as situações é determinante na forma como você irá se sentir. Talvez você não consiga mudar a sua altura ou aparência, mas isso não precisa ser uma sentença de infelicidade. É possível aprender a reagir de maneira diferente a forma como as pessoas te tratam. Primeiramente, mudando a forma como você vê a si mesma que no momento é bastante crítica. Claro que hoje você pensa assim de você por tudo o que aconteceu no seu passado, as pessoas acabaram por determinar o seu valor pessoal de maneira negativa.

Por isso eu te recomendo procurar um especialista nesta linha, que irá trabalhar contigo várias formas de reagir de maneira diferente as situações adversas. Chamamos isso de Treino de Habilidades Sociais. É muito legal de fazer. Ao longo das sessões o terapeuta trabalha os pensamentos disfuncionais e avalia maneiras de você mudar o seu comportamento para se defender melhor de situações adversas e ao fazer isso, você começará a se sentir melhor. Por exemplo, é possível reduzir a timidez com este tipo de treino. Ele exige comprometimento com a terapia, mas os resultados costumam ser bons. Se possível, procure por este tipo de ajuda profissional :)

Marcus Rossi Psicólogo em Aracaju