O que fazer quando se sente reprimida pela família?

Feita por >lu · 29 out 2020 Terapia familiar

Faz muito tempo que eu me sinto assim,sozinha e triste mesmo morando com 8 pessoas em casa.
Eu amo minha família mas,chega em um nível que eles não deixam eu ter vida social fora do círculo famíliar,não posso ir em aniversários e nem passar o dia na casa dos meus amigos,não posso dormir e sempre quando eu tenho um compromisso eles tentam ao máximo possível fazer eu cancelar,controlam minhas roupas,minha alimentação,minhas amizades,meus pensamentos,tudo.
Eu pensei que fosse próxima da minha mãe,até hoje eu sentir algo muito diferente em relação a nossa amizade.

A melhor resposta 29 OUT 2020

Olá Lu...
Esse sentimento de solidão e sentir como se não tivesse controle sobre sua vida e rotina, acabam fazendo você se sentir mal, principalmente tendo sua família controlando tudo, acabam te deixando deprimida por não poder fazer o que gosta e quer.
Te oriento a buscar ajuda psicológica para compreender seus sentimentos emocionais com relação a família, e se trabalhar para adquirir autonomia e poder voltar a controlar sua vida. Fortalecer seu emocional e se sentir segura perante as decisões que precisa tomar.
Tente dialogar com eles, expor seus sentimentos e falar a verdade sobre as situações que ocorrem, por mais que seja difícil se posicionar perante a sua família, já que moram todos juntos.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

31 OUT 2020

Lu, imagino.como.deve ser difícil ser controlada. O amor pode ser o motivo de tudo isso. Para vc é difícil ter tanto sentimento e não conseguir fazer o q quer. Vc já tentou colocar limites, explicar como se sente?

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

31 OUT 2020

Lu, Deve ser muito dificil viver assim, provavelmente você tentou de todas as formas ate chegar aqui. A terapia vai lhe ajudar a superar isso e conseguir se fortalecer emocionalmente para conquistar o seu espaço.
Espero ter lhe ajudado. Se precisar sou Mônica Psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro