Minha família me faz mal

Feita por >Maria · 16 out 2017 Terapia familiar

Boa tarde,

Desde pequena recebo uma influencia negativa por parte dos meus familiares. Sou a caçula de 3 irmãos (filha temporona). Minha diferença de idade para meus irmãos é de 8 anos.

Por ser nova meus irmãos sempre interferiram na minha vida, em especial minha irmã do meio. Minha mãe sempre pregava que eu era menor, incapacitada e que eles precisavam fazer por mim, pois eu não conseguia.

Tive problemas na escola, com a matemática e minha mãe ressaltava de que eu era limitada mentalmente. Nunca chegou a buscar ajuda para minha deficiência em calculo.

Minha mãe é uma mulher controladora, difícil, fanática religiosa, todo mundo tem de seguir o que ela manda.

É do tipo que nas rodas sociais é uma pessoa maravilhosa, mas só quem mora com ela, sabe o quanto ela é DIFÍCIL.

Hoje sou casada, não moro mais com meus pais e meus irmãos também não.

Eu imaginava que depois de casada tudo iria mudar, mas infelizmente não mudou.

infelizmente eu e minha mãe trabalhamos no mesmo segmento, devido ao negócio não posso me desvincular de vez, pois é de onde vem o meu sustento.

No trabalho consigo fazer a separação, pois temos funções distintas e atuamos em salas separadas.

O problema é que ainda me sinto muito invadida pelas ideias de minha mãe. Sempre que recebo um whatsapp dela, uma crítica isso me desestrutura. Parece uma prisão da qual me sinto escrava.

Temos pesamentos, modos de ver a vida, a religiosidade bem distintas. Sinto como se a minha opinião, necessidades, religiosidade não valessem nada para ela. Não me sinto respeitada.

Se digo que quero respeito da parte dela, a mesma diz que não a honro por ser minha mãe e que serei castigada por DEus.

É tanta loucura...que minha cabeça dá nó.

Gostaria de ouvir as bobagens dela e não me sentir afetada. De não ter medo das críticas alheias e nem de me preocupar tanto com o que as pessoas pensam de mim.

Hoje minha autoestima oscila. Já fiz terapia por 3 anos e não consigo me ver livre disso.

No fundo no fundo: odeio a personalidade da minha mãe e da minha irmã do meio. Odeio ter de conviver com elas. Mas por ser família não posso simplesmente cortar todos os laços.

MInha família me desestrutura emocionalmente.

Por favor me ajudem.

A melhor resposta 17 OUT 2017

A família, infelizmente, muitas vezes é tóxica e ao invés de nos acolher, nos segrega. Noto que vc se sente diferente deles e não é essa a sua dificuldade. Pelo que observei sua maior angústia é decorrente de não ter o respeito deles e a admiração. É muito difícil encontrar o nosso papel como filha, mulher, esposa, profissional e etc, não nos ensinam isso. É preciso aprender através da vivência. Seria importante que vc se posicionasse, estabelecesse limites, refletisse sobre a família que vc tem e compreendesse que eles são diferentes dos seus ideais. Me parece que vc precisa da validação deles para se sentir bem. E se ao invés disso vc se nutrisse de autoamor? Quando estamos conectados com a nossa verdadeira essência, a opinião do outro deixa de ter esse peso enorme. Acredito que o papel de filha pode se clarificar para você trabalhando em psicoterapia. Nem sempre nos adaptamos com os primeiros psicólogos, mas não desista, retome seu tratamento. Tenho certeza que será libertador para vc. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

18 OUT 2017

Maria,

Você precisa ressignificar a maneira como se relaciona com sua família...
Penso que seria bom você retomar a terapia. Busque um profissional diferente, que tenha uma abordagem diferente da que você fez anteriormente e disse que não foi bom.
Desejo boa sorte
Beijos
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

17 OUT 2017

Olá Maria, boa tarde.
É possível perceber através do seu relato o quanto as palavras da sua mãe e da sua irmã do meio impactam em você. Cortar os laços é uma escolha extrema, como você já fez terapia oriento que você retorne aos seus atendimentos. Questões difíceis levam tempo mesmo. Fale sobre como é o lugar que você tem nessa família, de ser mais nova.
A sua mãe não está ao seu alcance mudar, mas a maneira como vc se relaciona com ela sim.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

17 OUT 2017

Olá! As relações familiares são muito complexas e podem acabar gerando todo esse mal estar. Sugiro que você se afaste um pouco para aliviar a tensão e quem sabe se reaproximar depois de uma forma mais leve. Não seria interessante para o processo negar sua família e suas origens, mas em certos momento é importante colocar um limite e seguir com as próprias pernas. Um psicólogo poderá te ajudar nesse processo. boa sorte!

Ana Tercila Campos Oliveira Psicólogo em Fortaleza

2 respostas

17 OUT 2017

Olá Maria
Olha Maria quando sofremos algum tipo de abuso, seja físico ou emocional desde criança ficamos condicionada. Voce deve procurar fazer uma psicoterapia. Sugiro que procure um psicólogo que trabalhe com hipnose, regressão. ..

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

16 OUT 2017

Boa noite Maria,

Percebe-se a angústia em seu relato por esta relação. Cortar laços afetivos é extremo, mas as vezes necessário para nossa saúde mental e física. Agora, no seu caso, eu trabalharia a questão de limites com está família para que o extremo não ocorra é você não adoeça. Você pode ainda ser a filha mais nova, mas já é mulher, tem sua família, seus objetivos e suas próprias concepções e isto tem que ser posto de modo claro e respeitado por sua família. Entendo que sente-se mal pelo retorno que lhe dão quando expõe sua opinião, por isso sugeriria sugerir a você que retomasse a terapia para fortalecer-se emocionalmente para assim poder conseguir estabelecer limites de fronteiras nesta relação familiar.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

16 OUT 2017

Maria, boa tarde. Realmente, cortar qualquer tipo de laços com sua família de origem chega a ser impossível. Entretanto, você pode ser capaz de conviver com as diferenças de opinião sem que isso te cause tanto sofrimento. Para isso, é preciso ter clareza de quem você é hoje e de qual caminho quer seguir. Psicoterapia te ajudaria nisso. Tente retomar seu tratamento!

Estou à disposição,

Christiane Sayuri Abbud Psicólogo em Jundiaí