Meu filho não quer fazer cocô

Feita por >ANDREIA LUCIENE PONTES GUILHERME · 17 mai 2017 Psicologia infantil

tenho um casal de gemeos de 3 anos e estou gravida de 5 meses meu filho ficou com medo de fazer cocô por volta dos 2 anos e pouco fizemos tratamento ele melhorou saiu da fralda estava bem, com a noticia do bebe chegando começou tudo de novo ele segura chora fica irritado fala não pra tudo preciso de uma orientação antes que o bebe chegue .

grata Andreia

A melhor resposta 17 MAI 2017

Olá Andreia!
É comum nesta idade criança reterem as fezes para receber atenção dos pais e buscar controle sob eles através do comportamento.
A chegada da nova gestação pode ter gerado inseguranças fazendo-o regredir com esta questão e sentir-se ameaçado de alguma forma.
O indicado é que você favoreça o desenvolvimento fortalecendo o vínculo, conversando sobre a chegada do bebê, tentando construir junto com o filho mais velho benefícios da relação de irmãos, esclarecer que ele não será abandonado, etc.
Caso a questão persistir, procure acompanhamento psicológico para as questões serem trabalhadas.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

18 MAI 2017

andreia sugiro que leve seu filho com urgencia em um psicologo,ok? para avaliaçao e tratamento.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

17 MAI 2017

Boa tarde Andréia, sua criança pode está desenvolvendo este comportamento de retenção das fezes porque ela está insegura com relação ao seu amor visto que ela terá que dividir sua atenção com mais duas crianças quando ela tinha esta atenção toda para ela. O ideal é conversar com ela sobre seus novos irmãos, levá-lo a participar dos cuidados, dizer e reforçar o quanto a ama e que com a chegada dos novos irmãos o seu amor não diminuirá por ele, Crianças são espertas e sabem manipular, não alimente esse medo, converse na linguagem da criança brincando com ela e contando uma historinha que seu privada ou seu piniquinho precisa se alimentar de seu cocozinho e que vai chorar se não comer porque vai ficar com fome, tente entrar no mundo infantil e tenha paciência. Agora se nenhuma conversa não surtir efeito oriento-a a levá-lo a fazer terapia com uma psicóloga que trabalhe com crianças. Boa sorte!
À Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife