Medo de errar em algo

Feita por >Ronny · 24 fev 2016 Pânico

Tenho um medo constante de errar em algo, seja em alguma atitude que tomo, ou mesmo em algo que falo.

Tenho medo das avaliações das pessoas sobre mim...

Odeio admitir essas coisas, porque me sinto mal, mas também quero melhorar!

O que faço?

A melhor resposta 24 FEV 2016

Ronny, bom dia! Primeiramente fico feliz por ter se aberto por aqui, pelo menos ter falado um pouco sobre você, suas sensações e sentimentos. O medo é uma sensação natural, e faz parte das nossas emoções, ele nos protege e nos deixa alerta quanto a alguns perigos. As emoções consideradas "primárias" são: alegria, nojo, tristeza, raiva e medo (Não sei se você já assistiu o filme de animação Divertidamente! Ele aborda este assunto. Eu assisti e gostei muito!). Será importante que você perceba os limites desta emoção para que possa perceber se ela está lhe incapacitando de vivenciar as atividades cotidianas. Caso esta situação esteja acontecendo, ela merece atenção para que não acarrete mais prejuízos sociais e pessoais. Por isso lhe indico que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico na sua cidade. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação especial entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas fronteiras de contato, limites, suas relações, seu jeito de ser! Existem diferentes linhas de trabalho dentro da psicologia, mas todos buscam a melhora significativa do paciente seja Psicanálise, Gestaltista, Junguianos, Lacanianos, TCC, todos são psicólogos. O importante é você encontrar qual a melhor linha e Psicoterapeuta que você se identifica! Não existe certo ou errado! Mas encontrar a melhor forma de compreender a queixa, o mundo e a sua forma de lidar com o mundo. E não desistir de você! Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

29 FEV 2016

Caro Rony, pelo que você conta, você tem o hábito de se cobrar muito o que gera ainda mais insegurança afetando assim a sua qualidade de vida. Pessoas que tem medo de avaliações geralmente são muito críticas com elas mesmas e geralmente tiveram pais muito rígidos ou cobradores. A pessoa cresce com esse tipo de programação registrado no inconsciente e leva isso pelo resto da vida. A hipnose clínica é uma opção de tratamento, pois permite fazer os bloqueios dos registros emocionais do passado desde o momento da sua concepção e fazer uma nova programação mais positiva e saudável. Procure um psicólogo que trabalhe com hipnose, de preferência com a hipnose condicionativa.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

25 FEV 2016

Olá Ronny!
Parece que você está com medo de se expor. Procure verificar suas capacidades, e direcionar apenas para suas atitudes sem medo. Procure trabalhar na psicoterapia essas questões.
Rosana laiza.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

25 FEV 2016

Olá Ronny. Parabéns, O primeiro passo você já deu, que foi assumir que tem um problema e procurar ajuda, de alguma forma. Procure um psicólogo no qual você confie. Minha abordagem é a Cognitivo Comportamental e tem bons resultados no tratamento da ansiedade social, mas, como a Danielle falou, o importante é que você se sinta bem e confortável em falar de suas dificuldades. Procure um psicólogo ou psicóloga próximo a você e faça terapia. A sua disposição em melhorar, que você está demonstrando aqui, é o principal. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

25 FEV 2016

Olá Ronny, esse padrão é muito comum em nossa sociedade. Aprendemos desde pequenos que devemos ceder pelo bem do outro. Que isso é cristão, que isso é humano. Mas o efeito colateral disso é devastador. Negamos a nós mesmos. Quando procuramos desesperadamente atender as expectativas alheias, estamos negando a si! Seja para evitar o julgamento, seja na tentativa de satisfazer o outro. Estamos colocando o outro em primeiro lugar, e nós em último plano. Nesses casos, se faz necessário um trabalho de auto-conhecimento (self). Quando tomamos conhecimento de todas nossas capacidades, habilidades e também de nossos limites (sim, porque há coisas que não estão impedidas, mas tudo bem, não existe vergonha nisso, pq temos muitas outras coisas bacanas) podemos, através do nosso julgamento próprio (ver com o seus olhos, não com os olhos dos outros), validar e fortalecer quem somos. Nesse momento, a visão do outro fica em segundo plano, e a nossa em primeiro! Nem sempre conseguimos trilhar esse caminho sozinhos, um terapeuta pode nos ajudar nesse momento!
Eu levo essas palavras sempre comigo:
"Ninguém pode te deter, senão você mesmo!
Ninguém pode te inferiorizar, senão você mesmo!
Ninguém te abre as portas, senão tuas próprias mãos!
Ninguém enxerga a verdade, senão os teus próprios olhos!"
Quando você está completamente amparado pelo auto-amor está muito mais apto a oferecer amparo ao mundo!

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

25 FEV 2016

Bom dia Ronny, td bem? Bom, o medo de errar acontece quando, em nossa história de vida, não conseguimos formar um repertório comportamental que facilite discriminarmos o que fazemos de bom. Assim, ficamos sobre controle do aval das pessoas a respeito de nós mesmos, para que possamos cada vez mais ratificar o que temos de melhor. Porém, quando nos tornamos "refém dos outros", acabamos por temer esse aval, principalmente porque o julgamento negativo (quando acontece) e as críticas podem ter um peso significativo na construção deste repertório de autoestima, pois os comentários negativos para um indivíduo fragilizado dificultam enxergar as qualidades, trazendo limitações e muito sofrimento. Mas, fique tranquilo, que este repertório pode ser construído. Penso que, primeiramente você pode começar a ficar atento às coisas que você considera que faz de bom, mesmo que no início talvez seja difícil identificar. Assim, você começa a desenvolver certa autoestima. A partir disso, você pode tentar as poucos. Por exemplo, em uma situação em que você considera razoável e não tão aversiva (como uma conversa informal com amigos), pode experimentar algo que em outras situações você não faria (como exemplo, fazer uma comentário descontraído). Com isso, você pode identificar como se sentiu, como as pessoas reagiram ao seu comentário, e perceber que tem condições de fazer o mesmo em outras situações, até mesmo mais difíceis. Com esse fortalecimento, ficará mais fácil lidar com a opinião dos outros, pois, a partir do momento em que você tem clareza sobre você (suas qualidades e potenciais) conseguirá filtrar comentários indesejáveis a seu respeito, e isso te deixará mais a vontade e com menos medo de errar. De todo caso, seria interessante um acompanhamento terapêutico, para que você possa se conhecer melhor, identificar o que contribuiu para este padrão e ter respaldo psicólogo para conseguir realizar estes enfrentamentos, pois as coisas que comentei são somente hipóteses elaboradas a partir do seu relato. Além disso, tenha paciência com você! :) Apesar das dificuldades que você vem enfrentando, elas podem ser modificadas a partir de sua atuação no ambiente, e isso requer tempo e alguns desafios. Mas não significa que você não conseguirá! Boa sorte Ronny, um abraço! Aline Frasson.

Aline do Prado Frasson Sales Psicólogo em Brasília

6 respostas

25 FEV 2016

Ola Ronny, assumir seu medo já é o inicio de supera lo. Embora o medo seja uma emoção inerente ao ser humano, o que dosa essa sensação é o quanto que esse emoção influencia sua rotina, o quanto essa sensação te engessa e te paralisa. Este é o ponto que vale ser analisado .
No mas caro Ronny, me coloco a disposição para entendermos e avaliarmos juntos essa questão.

att, Gisele Manzotti Psicóloga Clinica

Gisele Manzotti Psicólogo em São Paulo

9 respostas

25 FEV 2016

Olá... Quer melhorar...que bom....então nos conte para quando marcou sua primeira sessão! Bora se tratar....se não vai ficar pior.
Saúde!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

24 FEV 2016

Olá Ronny
Procure um psicólogo.
Psicoterapia é um processo de auto-conhecimento e desenvolvimento que ajudam você a reconhecer, tomar consciência e colocar a seu dispor todas as suas potencialidades.
É como se você tivesse uma enorme caixa de ferramentas mas não soubesse usa-las, então ficaria fazendo furos com o arco de pua ao invés de usar a furadeira elétrica.
Você irá se sentir muito bem e livre para fazer sucesso e ser feliz.
Boa sorte.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

24 FEV 2016

Olá Ronny,

Algumas vezes temos medo de errar, isso é normal, mas quando passa a não ser tão normal? Passa a ser de modo patológico a partir do momento que isso te atrapalha na vida cotidiana, ou seja, impeça de ser você mesmo ou te prejudique nas suas relações.

Vez ou o outra isso pode estar ligado diretamente ao modo como fomos criados, ou seja, poucos estímulos positivos quando necessitávamos deles. Isso acaba afetando a vida adulta do indivíduo, sendo necessário ele, na vida adulta, desenvolver isso. Não é fácil, e pode acabar sendo um caminho um pouco doloroso, pois você entra em contato com emoções que podem ser difícil de aceitar.

Meu conselho é que você realmente procure ajuda, pois assim poderá entender esses possíveis "nós" que você desenvolve na relação com o ambiente.

Qualquer coisa me chame para conversar.

Obrigada,
Thais Simone Silva
Psicóloga e Psicanalista

Psicóloga Thais Silva Psicólogo em São Paulo