Experiências ruins na infância

Feita por >Kusanagi · 23 mai 2020 Traumas

Quando eu era muito criança, sofri abuso sexual (é estranho, não sinto raiva dessa pessoa porque eu era muito novo e não sofri violências, mas eu sinto que isso me fez ter um desenvolvimento sexual não muito saudável). Só que pra piorar, quando eu tinha 12 anos, cometi contra um amigo meu oque fizeram comigo, não fiz uso de violências ou chantagens, mas oque fizemos foram coisas que eu agora adulto, olho pra trás e tenho o pensamento de que nada daquilo deveria ter acontecido.
Já na época com 12 anos me arrependi e nunca mais fiz nada parecido, mas eu nunca contei pra ninguém por medo ou vergonha, porque eu abusei sexualmente de alguém.
Nós nunca nos afastamos, mas eu não sei como está a cabeça desse meu amigo hoje em dia, sei que oque aconteceu não foi natural e não deveria ter acontecido e isso com certeza pode ter traumatizado ele de algum modo.
Eu sinto muito remorso pelo que fiz, mas não tenho coragem de contar pra ninguém, confesso que tenho muito medo disso vir a tona (não sei se posso ser preso por algo que fiz na infância, mas tenho muito medo), com o passar do tempo depois disso tudo, desenvolvi muitas coisas ruins, pensamentos suicidas, ansiedades, fobias sociais, fiquei muito viciado em pornografia.
Eu quero mudar, tirar tudo isso de mim de uma vez por todas, entender oque eu tenho e ter uma vida saudável, mas ao mesmo tempo eu não sei oque fazer, tenho medo de falar sobre meu passado pra qualquer pessoa, durante a quarentena, eu tentei largar pornografia e masturbação de vez, fazer o tal do NoFap, e me aconteceu uma coisa que eu nunca senti na minha vida. Começou com sentimentos de abstinência, eu estava mal mas nem tanto, mas quando vieram lembranças da minha infância eu fiquei de um jeito que nunca fiquei antes, comecei a ficar desesperado, pensei em me matar, não conseguia encarar minha família nos olhos, tive uns ataques de pânico onde eu simplesmente ou não saia da cama ou não conseguia parar de andar em volta da casa, não conseguia comer, perdi muito peso, e com um pensando frequente de ''não tem jeito, eu tenho que me matar.''
Eu não sei mais oque fazer.

A melhor resposta 25 MAI 2020

Olá Kusanagi
O que lhe aconteceu na infância, é o que provavelmente fez com que você o repetisse com seu amigo, existem estudos que falam sobre isso.
Como você mesmo descreve, após evitar a masturbação e pornografia, você teve sintomas de abstinência, isso porque são comportamentos compulsivos que você desenvolveu.
Procure atendimento psicológico, este é um espaço seguro, que poderá te auxiliar a poder falar daquilo que não conseguiu se expressar com ninguém, também é um espaço para que você consiga melhor equilíbrio emocional.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 MAI 2020

Olá Kusanagi! Obrigado por participar. Seu relato indica forte desejo de elaborar melhor a própria história. Pelo que compreendi, você nunca passou por tratamento com psicólogo, com frequência mínima semanal, com razoável duração. O que pode implicar isso? O psicólogo é a pessoa que estudou para lidar com os sentimentos, lembranças, emoções e comportamentos , que podemos melhorar, eliminar, modificar ou dar novo sentido. Para tanto esse profissional, não pode julgar, revelar segredos. Precisa ter abertura mental para se colocar no seu lugar e te ajudar a melhorar o entendimento da própria história, entender os sentidos dela, desenvolver ferramentas para se melhorar. De outro lado, posso te afirmar, pelo jeito que você relatou, que a pessoa que está te condenando é você mesmo; não há qualquer possibilidade de a justiça te condenar pelo que você relatou. A pessoa que pensa hoje, mesmo sendo você, em certo sentido, o mesmo dos doze anos, é uma pessoa mais amadurecida, mais experiente, que tem melhor entendimento sobre o que é certo e o que é errado. Por essa mesma razão, diante da lei, as pessoas de doze anos, merecem uma interpretação muito diferente, quanto a possíveis erros, do que as pessoas de vinte e um anos. Encontre meios de conversar sobre isso com pessoas amadurecidas, éticas, de confiança sua. Certamente será muito benéfico, você poder aprofundar sua reorganização de vida, com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Estou à disposição par aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

24 MAI 2020

Bom dia , pessoas que sofreram abuso sexual na infância, como no seu caso, ficam com sequelas na vida adulta, porque o trama é uma memória de longuíssima duração que não se apaga com o tempo a menos que sejam tratadas com as técnicas certas. Também acontece de pessoas que sofreram abuso, abusarem de outras pessoas e desenvolverem problemas na área sexual. Em casos como o seu seria interessante buscar ajuda de um psicólogo especialista em traumas, já que terapias convencionais são pouco eficazes para tratar esse tipo de problema. Busque na sua cidade algum profissional que trabalhe com técnicas como Brainspotting, Experiência somática, EMDR, EFT, TFT entre outras que são técnicas mais adequadas para se tratar traumas. Espero que eu possa ter te ajudado de alguma forma.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos