Fiz grande besteira há dois anos atrás, preciso de direcionamento

Feita por >Lucas · 15 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá, em alguns meses farei 19 anos, porém joguei alguns anos fora e em outros obtive experiências ruins...

Pouco me recordo da infância, acredito que seja mesmo por não ter muito do que se lembrar. Passei boa parte dela frente a TV, vendo desenhos e jogando videogame. Me era proibido brincar na rua de casa, aliás, tenho 0 amigos nela, e passeios em família sempre foram bem escassos, para se ter noção, fui a praia pela primeira e única vez, aos 14, além dessa, fiz só mais uma viagem que não se tratava meramente de um ambiente familiar, a SP aos 15, que depois me veio a ser ruim, logo mais direi... A respeito de restaurantes, pizzarias, shopping, etc, igualmente escasso, o último até teve certa frequência, só que por curto período, já o primeiro sempre se deu na mesma, o que com o tempo tornou a ida bem chateante.

Certamente foram fatores que me levaram a ser tímido, aliado ao fato que fui zuado desde bem novo na escola, dos 8/9 até os 11/12. Outra coisa é o rigor que minha mãe teve comigo ou que sentia, a exemplo, jogos com certa violência me são proibidos desde os 10/11 e já fui queixado por gostar de uma música que tocava no intervalo televisivo, com uns 11/12, por se tratar de uma "música do mundo", só que não havia mal nenhum nela. Sempre tive receio em ver algumas coisas, como animes (desenho japonês). Com a idade que disse havia pego pra ver "Naruto Shippuden", ocorre que o medo que minha mãe visse me fez desistir, igualmente já deixei de ver diversos filmes e até hoje, pouquíssimas séries vi, por uma questão de não me sentir confortável, caso por exemplo, passe uma cena de sexo e minha mãe entre no quarto nesse momento, assunto jamais debatido.

Há pouca cultura em mim, não tenho gostos musicais inclusive.

Voltando a escola, terminei o fundamental tendo basicamente 1 amigo e dei início ao EM assim, bem imaturo devo dizer, já que somente aos 14 deixei de ver desenhos e novelas infantis, e vivências até então, como disse, não haviam sido muitas, por culpa "minha" também, deixei de participar de diversos eventos escolares durante o fundamental II.

Tendo chegado ao EM tudo foi novo e certas aulas curti bastante, especialmente História, mas voltei a ser zuado, dessa vez por vários motivos, um em especial deixa claro minha inocência... perguntaram se era "bv" e disse que sim, no outro dia um já dizia a todas as meninas da sala sobre. Talvez tenha sido este o ano em que mais levei uma zueira pesada, até em grupo de Whatsapp ela se deu, apesar que no 7° ano mesmo tentando segurar, vim a chorar em uma aula.

Ao fim desse, 1° EM (2017), em Dezembro fui a SP e foi bem legal, sai um bucado, ao menos pro que me era normal e vi muita gente. Desde sei lá quanto tempo, acho que essa foi a única vez em que acordei feliz dia pôs dia. Voltando em Janeiro tentei por o mesmo em prática, não lembro ao certo, acredito que disse ao meu pai pra sairmos mais, porém já é claro que ele não é disso, então resolvi que iria jogar bola com uns meninos numa praça próxima. Já jogava nela com meu tio e outros, só que eram da metade do meu tamanho. Queria jogar com pessoas mais adequadas... não veio a ocorrer, tenho um cisto na coluna e o medo do quão feio ficaria ao alongar me fez voltar atrás. Em Fevereiro passei a me desanimar, já em Abril larguei o futebol que ia com meu tio e deve ter sido por aí que começei a relaxar na cópia em sala de aula, se tornou uma bagunça.

Nunca fui muito de prestar atenção, fazer devidamente as tarefas (as fazia, só que a qualquer modo), jamais tive rotina de estudos, entretanto trabalhos e cópia sempre dei meu máximo, e notas boas nunca me faltaram, desde pequeno fui visto como um aluno prodígio, claro que carregado pela "decoreba", estudo as vésperas... porém igualmente acreditava nisso e de fato, creio que era.

Em Junho com a Copa me animei um pouco, gostei bastante de alguns jogos, tendo chegado ao fim, voltei ao estado em que estava, mas assim, era um desânimo, nada além disso, até me animei pra comprar um novo videogame pôs meu aniversário (16), que é ao fim de Agosto. Em Setembro tendo chegado, já no primeiro dia de uso me foi embora a vontade em jogar, aí que vi que bem definitivamente não estava. Decidi que tinha que sair dessa e me reergueria voltando a jogar bola com meu tio e aprendendo sobre política, assunto que estava em alta na época e que muito me interessava. 7 de Outubro de 2018, seria esse o dia do futebol, porém meu tio não pode ir, estava no hospital com a namorada da época, e mais tarde vim a ter um problema no "saco".

Fiquei 1 semana bem angustiado até que fui ao médico, ocorre que expliquei muito mal e ele encaminhou o exame errado. Pus em mente que voltaria nas férias, estava próxima. Chegada ela fui deixando de um dia pro outro, até que fiquei a 3 dias das voltas as aulas e nada de ter ido.

Esse problema já passava a me afetar mentalmente, mas não de forma pesada, lembro bem de acompanhar a eleição de Davi Alcolumbre em 1 de Fevereiro de 2019, fiquei a tarde inteira assistindo e bem satisfeito com isso.

4 de Fevereiro seria o início do ano letivo, o "terceirão", numa segunda, e resolvi que deixaria pra nesse dia ir ao médico, ou seja, faltaria a aula, nem diria a minha mãe a respeito. Mas infelizmente, ela veio a ver numa postagem da escola. Deveria então, dizer naquele fim de semana sobre o médico, porém não disse, a timidez e falta de comunicação com meus pais me barrou. Ter ido na 1° vez já foi algo bem difícil e com todo esse tempo, acomodei, não tinha mais o mesmo desespero com a situação, apenas sabia que devia dizer, que como comentei, não fiz.

Com o início das aulas fui "ladeira a baixo", passei a ser bem afetado, e larguei total. Estudos e minha vida... nunca joguei tão fora um ano escolar que nem esse, cópias, atenção, rotina, 0. Filmes, programas que gostava, já não via mais, meu entretenimento foi somente programas esportivos, mal via os jogos e sou flamenguista, esse ano foi o da campanha histórica.

Por mais uns 3 meses permaneci na de ir ao médico, mas novamente não fui. Não me culpo por isso, aqui sei lá, ficou complicado, matérias já estavam bastante acumuladas, o que me fez desanimar bem. Momento que devia ter agido era nas férias ou no final do 2°.

Fato é que eu quis isso, se realmente quisesse estudar ou viver a vida, jamais deixaria, porém...

Em Agosto, 2019, passei a ter problema de raciocínio, recordo a 1° aula que notei. Isso implicava em qualquer coisa, filme, jornal... qualquer coisa.

Aliás, notícias deixei de acompanhar desde Fevereiro, via só mesmo programas de futebol.

Ano jogado fora, na virada preferi até a passar dormindo.

Nos 4 primeiros meses do ano passado melhorei muito e isso graças a um jogo online que frequentei, nele fiz uma quantidavel razoável de amizades, o que me fez um bem enorme.

Sobre amizades na vida real, afirmo hoje ter duas... faço parte de um grupo com uns colegas, o qual há uns 8, os tenho como potenciais amigos, até poderia hoje já os ter como, caso tivesse curtido os "baba" no 3° e as muitas saidas que me chamaram e recusei.

Agora já estou passando a me complicar, o que me fez aproximar deles foi o conhecimento que tinha sobre futebol e sem dúvidas, há um tempo não estou antenado no que ocorre, venho bem inativo nas conversas.

Aliás, única rede social que tenho é Whatsapp, há nem 20 contatos.

Então, com o jogo voltei a ter perspectiva, só que vim a enrolar, tomei a pandemia como desculpa e decidi que veria o problema pôs meu "niver" (final de Agosto), pois lá haveria uma noção melhor das coisas. Chegado Setembro estava com os horários trocados, não fui. Outubro chega e se passa 1, 2 semanas e sigo sem ir, resolvo deixar pro pós Black Friday, porque viria a adquirir um notebook.

Eu sei, grave erro, mais 1 ano perdido por bobeira, procrastinação, assim como foi no início. Não me culpo muito por esse e sim naquelas férias. No início do ano passado a besteira já estava feita, "só" fiz aumentar.

Dezembro enfim fui, entre esse mês ao de agora estive em alguns médicos e realizei alguns exames, ocorre que sei lá por que, o problema que tanto falo não foi visto. Tenho certeza dele, irei insistir.

Ah, também não estudei em 2020, deixei pra assim que visse o tal problema...

Fui num psiquiatra recentemente, não me sinto seguro com a questão do raciocínio, desde que surgiu, logo farei uso de remédio. E daqui 1 semana irei numa psicóloga presencial, espero que até Abril de volta aos estudos e a uma minha vida normal.

É isso, joguei 2 anos de vida fora por burrice, sabe se lá quantas vivências teria nesse tempo, o que tenho certeza é: muito futebol, uso do videogame, entrada numa universidade, fortaleceria laços de amizades e geraria novos talvez, aprendizado sobre as matérias e política, ganho cultural, e teria tido meu 1° relacionamento amoroso...

Pouco evolui nesses anos, definitivamente não me sinto com a idade que tenho e minha mente ainda permanece muito lá no início de 2019, doidera como todo esse tempo passou voando, sinceramente, já não tenho mais noção dele.

Gostaria que me digam o que pensam sobre tudo isso, como devo proceder e ademais.

Desde já, sou grato por ter lido até aqui.

A melhor resposta 4 JUL 2022

Lucas,
Já tens 19 anos, já está na hora de cortar o cordão umbilical com a família e assumir o controle da sua vida, se responsabilizando por suas escolhas e decisões.
Pense numa forma de trabalho através do qual consegue o teu dinheiro e com este, pode iniciar a tua vida autônoma. Não espere ganhar isso dos pais ou da sociedade; é uma conquista sua. Se não faz nada para isso, a autonomia não virá e sempre será mandado, escravo, manipulado por outros.
Faça Psicoterapia para se conhecer, para iniciar tua carreira profissional e para se conscientizar das coisas pois até agora está na ilusão das coisas e não é dono da sua vida. Não são os medicamentos, o psiquiatra que devolvem a harmonia e a saúde e sim a consciência.
Cuide-se.