Estou perdendo a vontade socializar e sinto uma enorme necessidade de me isolar

Feita por >Ana Carla · 31 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Sempre fui uma pessoa introvertida, porém mesmo não me incomodando em estar sozinha, soube fazer pequenas amizades, me relacionar bem com as pessoas, porém parece que sempre dps de um tempo as pessoas se afastam de mim, e também tenho fama de "fria", por conta de eu saber lidar cm minha emoções e não ter necessidade de externar todos meus problemas ou conflitos e preferir resolver por conta. Recentemente perdi amizades de anos e terminei um relacionamento, por questões de entender que eu não estava sendo boa amiga já que parecia q tudo que dizia era ruim, se eu ficasse calada tbm, então comecei a sentir que eu sou o problema, eu sinto que se eu flr to fzndo algo errado, se eu calar tbm, se eu rir ou se eu chorar, então tento n expressar nenhum tipi de reação, e acabei me afastando de tds outras pessoas, pois sinto q sempre vou estar sendo mal interpretada. Às vzs sinto vontade de cv cm alguém, então simplesmente ocupo minha mente assistindo alguma série ou jogando, moro com meus pais e meu irmão porém vivo o dia todo no quarto. E sinto que cada dia tenho vontade de me isolar mais e só ficar no quarto não tá sendo suficiente p manter essa distância deles. Gostaria de estar sozinha e não ter que interagir cm ngm e ver ngm, só me confortar na minha própria companhia, pois parece que assim sinto q n estou fzndo mal p ngm e ngm precisa fingir gostar ou estar cmgo, gosto q tds se sintam a vontade, então qro me isolar. Obs.: tenho 24 anos e estou desempregada no momento, e nem consigo pensar e nem me desesperar por nada, só ficar só sem precisar sair nem interagir cm ngm.

A melhor resposta 9 FEV 2021

Oi Ana Carla, obrigada pelo contato!
O contexto que a pandemia nos colocou fez com que nos afastássemos e nos isolássemos mais. Penso que seria interessante pensar de que forma você está se comunicando com as pessoas ao seu redor e o motivo dessa forma de comunicação aparentemente não estar funcionando. Você diz que as vezes sente vontade de conversar com alguém e que aí busca ocupar sua mente, me parece que você não quer simplesmente se isolar já quem tem esse desejo de diálogo, mas que talvez você tenha receio de não ser compreendida novamente. Acredito que você possa se beneficiar de uma psicoterapia.
Se precisar, estou aqui!

Psicóloga Paula Moreira Psicólogo em Rio de Janeiro