É normal eu querer sempre me afastar?

Feita por >Yu · 7 jul 2022 Abordagem psicológica

Eu sempre fui uma pessoa apegada demais aos meus amigos e familiares, mas com os anos passando eu me vi uma pessoa insegura, sem filtro. Com o tempo eu também parei de entender certas ironias e levar para o lado pessoal tudo, mas isso talvez nao venha o caso. A questão é: de um tempo pra cá, eu tento me afastar de qualquer grupo, me sinto desconfortável e isso se apela até mesmo para grupos de whatsapp, me sinto excluído e não me sinto acolhido já que na maioria das vezes as pessoas me mandam indiretas. Só que isso está afetando meu ciclo social já que por conta da minha mente eu estou largando absolutamente tudo de mão, até diria que eu me larguei de mão com o tempo, na maioria do tempo eu só quero me isolar e assistir vídeos mas também eu gosto de atenção, eu quero estar lá para as pessoas mas eu não consigo socializar de jeito nenhum, vem um frio na barriga um medo absurdo que me faz surtar e querer me afastar o mais rápido possível, nunca falei isso para os meus familiares entao eles sempre me obrigam a ir em eventos sociais, e mesmo se falasse provavelmente eu iria de qualquer jeito. Eu acabei me afastando de pessoas que eu realmente me importo por essas questões de insegurança e medo extremo com o pensamento de "eles não gostam de mim" me rondando toda vez que pensava em voltar atrás. Eu tento voltar atrás aos poucos e isso está me fazendo bem, mas esse medo ainda me rodeia e em grupos eu sempre tenho uma vontade extrema de sair de lá, mesmo que as pessoas sejam legais e incríveis eu me sinto sujo, como se eu não fosse bem vindo lá. não é atoa que eu perdi vários amigos por isso, esse não é o meu jeito mas eu não sei o que é isso e nem como mudar, e tudo o que eu recebo por não conseguir me sentir bem são descontentamentos por parte da minha família, de como eu deveria ser mais social e aguentar mais certas coisas antes de começar a surtar e chorar querendo ir embora daquilo, eu sinto como se tivesse uma espécie de energia social, e quando ela acaba... Eu preciso me afastar e ficar confortável pra depois conseguir voltar com ela renovada.

A melhor resposta 11 JUL 2022

Olá Yu!
Por seu pequeno relato parece que você vem sofrendo de sintomas tanto de ansiedade quanto de depressão.
O isolamento social é um dos sintomas de depressão e parece que você entra em um "looping" por pensamentos intrusivos de ansiedade que fazem você temer não se sentir bem vindo, se sentir sujo, ser reprovado...
É indicado que inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, restaurando sua autoestima e entendendo se você vem desenvolvendo um quadro de depressão e/ou ansiedade direcionando o tratamento e prevenindo que se agrave.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 JUL 2022

Olá Yu.
Você falou sobre "levar tudo para o lado pessoal", por que isso não vem ao caso? É muito importante perceber que nem tudo é sobre você para amenizar certos sentimentos como raiva.
As pessoas estão se afastando de você ou você delas? Se elas se afastam de você, quais atitudes suas a fazem se afastar? Se você se afasta delas, quais atitudes delas te incomoda?
Qual motivo te leva a querer sair correndo? O que te leva a se sentir sujo com outras pessoas?
Você já comentou com seus pais o que deseja?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 JUL 2022

Olá Yu,
Conforme crescemos e nos desenvolvemos é normal que o nosso círculo social e de amizades mudem, pois o que gostamos de fazer, com quem gostamos de estar, nossos interesses também podem mudar. Além disso, é normal querer ter um tempo para si, afastado dos demais, mas querer viver só se afastando pode indicar algum conflito interno.
Mas, se você diz que antes era uma pessoa mais apegada a amigos e familiares e hoje já não se sente tão bem ao redor deles, pode ser que algo tenha acontecido para você se sentir assim. Pode indicar também problemas de baixa autoestima, falta de confiança em si mesmo, inseguranças...
Aconselho que busque ajuda psicológica, se possível, para que você possa tentar entender melhor como se sente e porque quer se afastar das pessoas. Fico à disposição caso queira conversar.
Maíra Priscinotti Sahão - Psicóloga

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

8 JUL 2022

Olá Yu! Obrigado por escrever. Associando o contexto descrito e a pergunta, é preciso afirmar que não é normal e precisa ser redirecionado o quanto antes. Você está com falta de autoconfiança, explicando qualquer atitude dos outros como críticas ou reprovadoras a você. Acontece que a grande fonte de reprovação está em você mesmo. De outro lado, nunca agradamos a todos, nem mesmo aos mais gostam da gente, conseguimos agradar o tempo todo. Você precisa passar por processo de tratamento com psicólogo, de forma consistente, para resgatar a autoestima, para delimitar a identidade. Seja forte, persistente: não alimente o isolamento, treine a socialização.
Veja nossos perfis, escolha um de nos, psicólogos, e venha para uma caminha de autoconhecimento e fortalecimento de si, mas venha com persistência, muita persistência, mente aberta, disciplina continuidade e regularidade.
Abraços virtuais (A covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8609 respostas

8 JUL 2022

Olá, Yu. Em alguns períodos da nossa vida estamos sujeitos a nos tornar mais introspectivo e com o passar do tempo, nossas ideias e aspirações vão mudando e se fortalecendo, por isso nossos ciclos de amizade tendem a mudar, algumas pessoas se afastam, outras se aproximam…isso não quer dizer que tenha algo errado com a gente, mas que sempre há encerramento de ciclos e início de ciclos. Quando nos tornamos mais maduros e nos respeitamos, as pessoas acreditam e podem até dizer que mudamos, que antigamente éramos mais flexíveis e que hoje em dia nos tornamos “chatos”, mas a verdade é que vamos aprendendo a respeitar nossos limites, a nos auto-observar…sendo assim, as pessoas podem confundir porque não conhecem e reconhecem o parâmetro de limites. O que nos faz questionar: “Será que eu realmente estou sendo chato?” Porém se algo te incomoda, se alguma amizade ou algum familiar te provoca um sentimento ruim, seja com alguma fala ou algum comportamento, então talvez essa pessoa esteja ultrapassando os nossos limites. Faz sentido pra você?

Espero ter ajudado de alguma forma. Estou a disposição caso queira agendar um atendimento, um abraço!

Neuropsicóloga Isabella Bergamo
CRP: 06/173927

Isabella Bergamo Psicólogo em Ribeirão Preto