Sempre que há brigas no relacionamento, diz não saber se gosta e se afasta.

Feita por >Aline Alimeida · 21 jul 2021 Terapia de casal

Oi, namoro um homem há mais de 2 anos, sempre que existem problemas que o desagradam, se afasta, diz não saber se gosta mais, diz pensar que pode ser apego, pede tempo e diz não sentir vontade de falar comigo. Eu sei que tudo isso já deixa coisas claras, mas é que isso acontece com uma certa frequência que me deixa confusa e insegura, pois quando não há problemas é a melhor pessoa. Eu não sei se diz isso por estar chateado ou se é mesmo verdade, já que depois de um tempo reaparece como se nada tivesse acontecido. Já terminamos três vezes por causa de momentos assim, voltamos há alguns meses depois de ter me prometido que não o faria mais, mas aqui estou eu, após um desagrado, pediu tempo para saber se quer continuar comigo, que não sabe o que sente, que não sente vontade nem de conversar comigo, que precisa pensar por uns dias para saber o que quer. Eu não aguento mais passar por esse tipo de situação, pois me machuca muito, parece que a mim não é permitido o direito de errar, só a ele. Vocês que são profissionais nisso, me ajudem no que fazer. Eu não sei se consigo acreditar nisso mais, se é certo ficar com alguém assim, mas gosto dele.

A melhor resposta 24 JUL 2021

Olá Line, espero que esteja tudo bem com você!

Pelo seu relato existe uma forte tendência a isso se repetir outras vezes, e te trazer cada vez mais sofrimento. Realmente o seu namorado pode querer mudar, e também pode gostar de você de verdade. Mas uma mudança mais profunda no comportamento requer tempo, dedicação, força de vontade, consciência do que se é e de onde se quer chegar, disposição para abandonar velhos hábitos, disposição para evoluir. Não é o caso de ele estar fazendo isso de propósito. Ele pode apenas não saber reagir de outra forma, porque simplesmente ele não "aprendeu" outras formas de agir. Outras formas podem ser "ensinadas", desde que a pessoa esteja disposta a aprender e a querer mudar seu padrão de comportamento. Primeiro é interessante você voltar-se para si própria para saber se realmente você deseja construir um relacionamento mais duradouro com esse rapaz, e para ter certeza de que você realmente o ama. Depois desse momento, pode ser bem interessante você sugerir que ele busque ajuda de um bom profissional de Psicologia para trabalhar essas mudanças de comportamento para melhorar a relação de vocês dois. Busque sempre uma comunicação mais assertiva com seu parceiro, e tenha em mente que essa mudança que deseja não ocorrerá de uma hora para outra, mas pode sim ocorrer. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

28 JUL 2021

Olá Linealmeida75,

Me parece que essas atitudes do seu namorado, é a maneira que encontrou para não ser contrariado. Se afastar diante de problemas na vida do casal e voltar como se nada tivesse acontecido, são atitudes imatura.
É preciso avaliar o que essa relação significa para você.
A psicoterapia é um processo de fortalecimento emocional, é importante fazer terapia diante do que está passando.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

23 JUL 2021

Linea. A insegurança e a dependência emocional são prejudiciais ao relacionamento.
Pelo q entendi vc n se sente segura, e isso te faz sentir mal. Impor limites e saber os seus limites são de suma importância para ter um relacionamento saudável. Busque isso fazendo terapia, entender o que te faz sentir se assim.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3170 respostas

22 JUL 2021

Olá Linealmeida! Muitas vezes quando estamos num relacionamento, precisamos estar dispostos a ouvir, entender e compreender o outro mas não podemos nos esquecer de nós mesmos. Se essa atitude dele está te fazendo mal, você precisa reavaliar até que ponto essa relação está sendo saudável para você! Um relacionamento é uma via de mão dupla, os dois precisam se alinhar e ser sinceros, e quando uma atitude faz mal, o diálogo é muito importante.
Se observe mais, entenda o que você precisa, seja sincera consigo mesma, um relacionamento saudável não significa que não irá mais ter brigas mas sim que haverá clareza nas situações, abertura para que ambos expressem suas necessidades e as tentativas de cada um para que essa relação siga em frente!

Aline Neves Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto

19 respostas

22 JUL 2021

Linealmeida75, interessante que o incômodo te fez questionar e buscar ajuda!
Todo relacionamento exige sabedoria e limites e, quem estabelece esses limites são os envolvidos, por isso, não há certo ou errado, mas só você poderá responder o que você quer pra você como companheiro e amante. Afinal, o amor espera reciprocidade!
Seria interessante você buscar uma terapia/análise para que você possa questionar e construir a sua caminhada de vida.
Paula Bettencourt.

Paula Bettencourt S. Alves Ferreira Psicólogo em Belo Horizonte

19 respostas

22 JUL 2021

Um relacionamento saudável requer, maturidade, diálogo e desejo em estar juntos. O processo terapêutico permite um processo de autoconhecimento que permite compreender o que leva a permanência deste relacionamento. O paciente identifica seus pensamentos, emoções, reações tendo ao longo do processo condições de fazer escolhas e se posicionar respeitando seus valores e expectativas.
Psicóloga Daniella Dornelas.

Daniella Dornelas de Freitas Oliveira Psicóloga Psicólogo em Nova Friburgo