Como lidar com arrependimento?

Feita por >Mason Mount · 10 nov 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 24 anos, por incrível que pareça, ainda conquistei nada na vida, isso me coloca com sensação de fracassado.
Com 17 anos, perdi a vontade de realizar as atividades que poderiam alavancar o meu futuro, ou seja, perdi a vontade de estudar e socializar. Isto posto, não entrei na universidade e acabei cedendo a pressão familiar, adentrei no quartel. Nesse período na base militar, entrei em modo vegetativo (não sei outra maneira de explicar), apenas ia para o trabalho e voltava para casa, não me interessava por nada. Depois que sair do quartel, tive dificuldade de arrumar emprego, logo em seguida teve a pandemia do Corona vírus, então dimensionou o meu isolamento na minha casa, apenas interagia com os meus amigos virtuais e amigos da escola. por meio digital.
Nesse ano, consegui sair um pouco da caixinha, arrumei um emprego na lojinha do bairro, por meio de redes sociais, conheci uma garota que me fez despertar interesse para tentar recuperar o tempo perdido.
Porém em conjunto desse interesse, me senti que tivesse despertado de um longo sono, sinto que perdi a minha juventude e bons anos que acontece entre 18 a 24 anos, além que me sinto socialmente atrasado com ademais da minha idade,.
Portanto, queria saber como faço para lidar com isso? Na minha cabeça não para de passar arrependimento de ter desleixado por tanto tempo, a sensação de culpar os meus familiares por ter me deixado se perder nesse caminho, me incomoda também.

Agradeço a compreensão!

A melhor resposta 15 NOV 2021

Oi Mason!
Que bacana que você em tempo oportuno pode abrir os olhos e acordar. Acordar remete dar a dar a "cor", na vida. Não sinta triste ou chateado por não ter conquistado nada ainda, ok? Sempre é hora e tempo quando estamos dispostos a mudar, Mario Sérgio Cortella, costuma dizer que não somos como geladeira que envelhece, somos uma vida que a cada dia temos a oportunidade de vivê-la e conquistá-la, processo de evolução diária. Você não está velho, está no tempo hábil pra fazer diferença, se não fez antes, pq não era tempo, provável não tinha visão e nem maturidade para isso, e está tudo bem, ok? Oportunidade temos todos os dias, mas precisamos ter maturidade pra abraçá-la. Maturidade cada um tem a sua, no seu tempo e hora, de acordo com suas vivencias e de como irá interpretar suas histórias. Não se culpe, ok? Apenas prossiga, o seu tempo é agora, rumo ao novo tempo e novas conquistas. Forte abraço.

Cláudia Fontes Psicológa Psicólogo em Brasília

2 respostas

17 NOV 2021

Olá! Sempre é tempo de começar. Não tem como mudar o passado, já aconteceu, mas você pode começar a fazer a partir de agora que você tem vontade, ainda tem muito tempo pela frente, muitos sonhos a serem realizados.
Ficar pensando no que já passou e achar os culpados não vai mudar o que já aconteceu. Talvez naquele momento isso não era tão importante, mas agora é, então comece a pensar oque pode fazer por si mesmo a partir de agora.
Se precisar de ajuda estou à disposição

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

15 NOV 2021

Voce não perdeu nada da sua vida. Vice viveu o que tinha que viver, da forma como viveu. Voce conseguiu se expressar dessa forma. Ninguém sabe de onde voce veio, o que fez e o que estava precisando agora.
Aceite os fatos, a vida de cada um é como é e não como queremos que seja; Não se compare com outras pessoas e não existe fatos determinados para cada idade. Isto é uma tentativa de igualar todos na mesma forma. Cada um de nós é diferente em tudo, em sentimentos, em pensamentos, em comportamentos, vontade, atitude.
Voce nasceu através dos teus pais, voce usou eles para nascer, para estar aqui e realizar o teu projeto de vida.
Sente que acordou? que bom, que ótimo, viva o aqui e o agora e não fica imaginando que perdeu tempo...
Até os 24 anos talvez foi o tempo necessário para conhecer o ambiente no qual voce veio e precisava deste "afastamento" para se recolher, para pensar, refletir, era necessário este tempo. Nada é por acaso. E o futuro será, como voce vive o teu momento presente. Pode fazer planejamento ok, mas viva e saboreie o momento presente, com muita intensidade e responsabilidade.
Se precisar de ajuda, solicite.
Abraços

5943 respostas

11 NOV 2021

Olá Mason.
Você já deu o primeiro passo que é se conscientizar que precisa tomar atitudes para sair do "modo vegetativo" e alavancar posições mais promissoras no futuro. Com as experiências que adquiriu nesses 5 anos em que já trabalhou já sabe o que não deve fazer. Importante agora é desenvolver a sua auto estima e assertividade, que é uma forma mais positiva de se comunicar e de se relacionar com o Mundo.
A grande maioria dos pensamentos negativos são disfuncionais e levam à estagnação e podem até levar à Transtornos de comportamento e de Humor. Sugiro que procure um psicólogo para auxiliá-lo no processo de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

11 NOV 2021

Olá Mason Mount (monte de pedras?) Grato por escrever. Segue algumas considerações que julgo serem procedentes, fundamentadas:
- Vivências, são vivências, ruins ou boas, nos dão a possibilidade de modificar;
- Não há idade para parar de desejar conquistar;
- Conquistas não são permanentes, estáveis ou garantidas, nessa ou naquela idade;
- A maior parte do tempo, a maior parte das pessoas experimentam sensações de que não conquistaram;
- Conquista envolve maturação, envolve retrocessos, passos para trás;
Fatos:
- Vontade precisa ser alimentada, muitas vezes, antecedida pelo fazer;
- Até, pelo menos os oitenta anos de idade, se pode fazer, construir muitas coisas;
- Explicar as coisas de fora para dentro é colocar-se como objeto das outras pessoas, acontecimentos ou instituições (quartel por pressão familiar, pandemia, culpabilizar familiares...);
Será preciso você resgatar tua mais completa versão, ponderando potencialidades, personalidade, identidade, rotina, metas e objetivos.
Em vez de lidar com arrependimento, lide com a construção. Você ganhou um presente: o tempo atual para movimentar-se na construção de realizações.
A responsabilidade é tua.
Será recomendável que você se reorganize com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos quarta onda de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

11 NOV 2021

Oi, Mason
Penso que nunca somos nossa versão final, sempre somos um vir a ser. Sempre há tempo para refazer nossas rotas e aproveitar melhor nosso caminho. Pelo menos sobre o futuro temos todas as possibilidades possíveis.
Em relação ao passado, vejo que seu maior ressentimento talvez esteja aí, não se assuste, sempre podemos ressignificar as vivências que tivemos. Você fez o melhor que pode nas condições que teve. Para o Mason do passado, aquilo era o que ele conseguia fazer. Não podemos exigir algo fora das nossas condições.
Se hoje a expectativa de vida de um brasileiro é de mais de 80 anos, veja, voxe viveu praticamente 1/4 disso. Ainda temos muito tempo pela frente para refazer nosso caminho!
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

11 NOV 2021

Olá, Mason. Nunca é tarde para iniciar um novo ciclo e ir em busca de novos projetos. Se pergunte do que você gosta, encontre hobbies e olhe para si com mais carinho, se permita para o novo. É natural do ser humano se comparar, mas não quer dizer que a vida do outro seja perfeita, as pessoas mostram apenas um pedacinho da vida delas nas redes sociais. O passado não pode ser mudado, mas o que você pode fazer agora para mudar o seu futuro? Nossos familiares não são perfeitos, nossos pais também erram, mesmo achando que estão fazendo o melhor para nós. Todos possuem sua subjetividade. É importante que você entenda seus limites diante dos seus relacionamentos interpessoais para que isso não o atrapalhe de certa forma. Busque o autoconhecimento através da psicoterapia para se perdoar, a prática do mindfulness também o ajudará a focar no agora.

Abraços,

Psicóloga Isabella Bergamo
CRP: 06/173927

Isabella Bergamo Psicólogo em Ribeirão Preto