Criança com medo de fazer cocô

Feita por >Valéria carvalho · 25 jun 2018 Pânico

Olá,tenho uma filha que ira completar 2 anos,desde os seus 5 meses que ela toma remédio para prisão de ventre,com o passar do tempo esse remédio não servia mais e o pediatra trocou por um que está dando cólicas,e de uns dias pra cá ela não quer mais fazer o coco,ela se prende de todas formas possíveis se esconde,enfim faz de tudo até a vontade passar e quando ela não tem como segurar depois de alguns dias de choro e sofrimento para todos de casa ela faz o cocô com muito choro,e não sei mais o que fazer estamos esgotados.e ainda ela vem tendo febre por esses motivos.

A melhor resposta 25 JUN 2018

Olá Valéria! Recusa em fazer coco é uma queixa recorrente dos pais sobre os filhos. Pelo seu relato não parece haver uma causa orgânica para a retenção das fezes, dessa forma aconselho buscar o trabalho de um psicólogo para auxilia-los no entendimento dessa questão. O ato de fazer coco pode ter várias representações para a criança, uma delas é a perda, essa significação então torna o fazer coco ou "jogar ele fora" algo difícil e doloroso para algumas crianças.

Anônimo-341327 Psicólogo em Belo Horizonte

10 respostas

3 JUL 2018

Procure um pediatra, ntricionista e um psicólogo.

Anônimo-319606 Psicólogo em Foz do Iguaçu

9 respostas

26 JUN 2018

Oi Valéria é comum qiando inicia o desfralde a criança ter medo de fazer cocô, seja por sentir que ao fazer cocô está perdendo uma parte sua, seja por sentir os movimentos peristalticos como algo doloroso e ficar com medo de sentir mais dor. E é algo que acaba mobilizando a família toda.
O mais importante é os adultos manterem a calma, não pressionando ou perdendo a paciência e ajudando a fazer do momento de fazer cocô algo tranqüilo. Algumas dicas :Faça do espaço para o cocô algo agradável com brinquedos e livrinhos que ela goste. Aliás existem ótimos livros sobre o assunto ( Sem fraldas, O que tem na sua fralda? Cocô no trono, sao alguns) . Explique através de brincadeiras o passo a passo de se fazer cocô. Cole adesivos quando ela conseguir fazer cocô. Respeite o tempo dela.
Esse processo é demorado mesmo. Se estiver muito sofrido para ela e para vocês procurem ajuda psicológica.
Espero ter ajudado. Um grande abraço.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto