Compulsão por pornografia e sites de sexo pode ser considerado compulsão sexual?

Feita por >Fe · 8 jan 2021 Hipersexualidade

A compulsão por pornografia, sites de relacionamento para sexo, sexo online e qq assunto ligado a sexo, especialmente sadomasoquista, pode ser considerada compulsão sexual? Qual a melhor abordagem psicológica devo procurar?

A melhor resposta 12 JAN 2021

Boa tarde Fe.
Compulsão sexual é um tipo de vício. Não importa se vc se masturba ou não vendo os vídeos. Os vícios escondem altos níveis de ansiedade. Não há prazer nas compulsões, há alívios. À princípio é necessário trabalhar ansiedade.
Sugiro acompanhamento psicológico com psicóloga e sexóloga. Toda compulsão tem causas emocionais.
Espero ter ajudado.
Célia Jovanka, psicóloga e sexóloga.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

9 JAN 2021

Fe,
Além de ser compulsão sexual é um distúrbio que corrompe o verdadeiro sentido do prazer sexual. É o sistema mais baixo de sexualidade. Esta é a visão que o sistema desenvolveu para frustrar, tanto a mulher como o homem, não deixar eles se desenvolverem e sentir prazer. Isto impossibilita de viver e sentir felicidade porque sempre fica sentimento de culpa e vazio.
Precisa fazer Psicoterapia, compreender a profundidade do viver a vida de modo viceral e não mecânico, artificial e cerebral.
A Psicoterapia feita por especialista nesta área, sexualidade, pode te auxiliar e curar deste distúrbio.

5948 respostas

9 JAN 2021

Olá Fe! Grato por citar. Respostas são possíveis com contextos mais detalhados. Tua mente é alimentada daquilo que você faz. Certamente você está sem projeto de vida, e esse habito repetitivo, representa uma fuga e um encontro com satisfações ilusórias. Organize rotina de vida envolvendo trabalho, estudo, trabalhos domésticos, esportes, leituras, conversas com pessoas éticas; certamente não sobrará tempo para essas coisas.
Entendo, nesses casos, uma reflexão importante: em que medida você não está se impondo uma auto compulsão que te faz sofrer.
A melhor abordagem é a tua inteireza firme, conectada com a história de construção profissional de cada psicólogo. Vinte, trinta ou quarenta anos de dedicação de um um estudioso de psicologia, permite que esse transite por conhecimento de teorias, mas também por uso das vivências e aprendizados, temperando a teoria organizada em sua mente. Cada psicólogo é inteiro e único, muito além da suposta teoria que escolheu para direcionar sua caminhada científica. Caminhadas científicas são dinâmicas, em constante transformação, como as demais coisas.
Pesquise nossas histórias, nossos perfis, nossas propostas, escolha um de nós em venha para a psicoterapia.
Estaremos com ética, acolhimento, respeito, sigilo, alegria e dedicação, à disposição para atendê-lo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

9 JAN 2021

Fé, pode ser compulsão sexual.
Existem sexologos. Mas o tratamento nunca vai ficar só nesta questão. Provavelmente existem outras áreas com prejuízo.
Faça terapia.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro