Meu namorado é viciado em sexo. Esse namoro pode ser saudável??

Feita por >Anônima · 7 mar 2019 Terapia sexual

Boa tarde,

Eu namoro a um ano e seis meses com um rapaz que acredito ser viciado em sexo.

Antes de nos conhecermos pessoalmente conversamos durante um mês por redes sociais, era um rapaz atencioso e conversava sobre diversos assuntos.

Após o primeiro encontro percebi que os telefonemas e as conversas dele começaram a mudar. Qualquer assunto que estivéssemos falando sempre terminava com conteúdo sexual, que posição eu preferia, como eu gostava de órgãos genitais, de sexo, minhas fantasias etc.

Tínhamos ficado apenas umas três vezes e eu percebia que ele ficava super irritado quando das investidas sexuais eu dizia que ainda era cedo, chegava a mudar totalmente o humor.

Cedi a pressão e fizemos sexo com pouquíssimo tempo e o relacionamento passou a ser basicamente sexual, se encontrássemos sete dias na semana o sexo estava presente em todos os dias até mais de uma vez por dia.

Ele fazia demonstrações públicas de amor, sempre fazia questão de falar pras pessoas o quanto me amava e o quanto era importante pra ele o que fazia eu romantizar o namoro.

Quando falei pra ele que o relacionamento era baseado em sexo e que precisávamos nos conhecer melhor ele ficou irado, disse que nunca mais encostaria a mão em mim passou a ser ríspido, grosso e o relacionamento passou a ser de mal a pior...

Já terminei com ele várias vezes mas em todas ele fala que me ama, que não vive sem mim e eu cedo a pressão e volto.

Eu percebo que esse comportamento de irritação, de ser ríspido, mal humorado, indiferente é frequente quando ele é privado de sexo (isso em curto período de tempo dois ou três dias).

Ele chegou a afirmar que ele sente uma raiva dentro dele e que quando tem essa raiva precisa transar e se eu não transo com ele passa a ter raiva de mim.

Ele chegou a afirmar, ainda, que tem uma necessidade de se masturbar que as vezes aguardava ansiosamente a chegada da hora do almoço e do fim do expediente no trabalho para se masturbar.

Eu percebo que existe uma diferença enorme de tratamento para os dias que ele tem sexo e para os que não tem. Nos dias que temos relações ele é educado, atencioso, carinhoso e nos outros dias é ríspido e mal humorado.

Ele pode ser considerado uma pessoa viciada em sexo, a psicoterapia seria capaz de auxilia-lo?? Existe algo que possa ser feito em casa para controlar esse comportamento?? Existe possibilidade de namorar saudavelmente alguém assim??

PS: Ele quer ser ajudado, e foi uma criança exposta a filmes e fotos eróticas, e situações em que o pai de alguma forma abusou da mãe, o pai passou para ele uma ideia de que para fazer uma mulher feliz basta satisfaze-la sexualmente.

A melhor resposta 18 MAI 2019

Olá,
para uma pessoa ser considerada viciada em algo é preciso ter a necessidade de possuir/fazer algo todos os dias. Pelos comportamentos que você descreve, pode ser que ele seja sim viciado em sexo.
É muito importante que ele receba ajuda, com tratamento é possível controlar e administrar alguns comportamentos.
Mas, outra coisa que me chamou a atenção em seu relato é que você já tentou sair desse relacionamento diversas vezes, mas sempre acabou voltando.
O que me fez questionar como você está dentro desta relação? Ao que você tem se submetido para que ele não fique irritado e nervoso?
Acredito que ambos precisem de acompanhamento psicológico.
Qualquer coisa estou a disposição.
Abraços.

Helen Morelli Psicólogo em Sorocaba

6 respostas

25 MAI 2020

Olá,
Se ele reconhece que quer ser ajudado, uma terapia com psicólogo pode lhe ajudar, com o seu passado e presente.
Estou à disposição.
Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

23 MAI 2019

Seu namorado pode sim ser viciado em sexo, mas isso te incomoda realmente?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

8 MAR 2019

Olá, como vai?

Penso que para além de ser viciado ou não, se tratando de algo que atrapalhe a rotina ou as relações da pessoa, se gera algum tipo de prejuízo, já é algo que merece um olhar mais atento e qualificado. Mas há, de fato, características de uma compulsão de acordo com o que você relata.
Respondendo de maneira direta as suas perguntas, sim, a psicoterapia pode ajudá-lo e muito, uma vez que faria com que ele desenvolvesse recursos para lidar e gerenciar melhor os impulsos, sentimentos e tudo aquilo que está dentro dele. Inclusive, o histórico de vida que você descreveu, trás elementos significativos, que devem ser trabalhados em uma psicoterapia.
Com isso, podemos também afirmar que sim, é possível ter um relacionamento saudvel com uma pessoa assim, pois, uma vez que ela buscar por ajuda, o motivo que atualmente atrapalha o relacionamento de vocês tende a se atenuar, resultando em um ganho na qualidade do relacionamento de vocês.

Se precisar, estou à disposição. Até mais.

Michel Simōes

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto