Como uma adolescente pode lidar com fobia social na escola?

Feita por >Gi · 24 mai 2022 Adolescência

Olá, tudo bem?
Tenho uma filha de 16 anos, ela sempre teve dificuldades para interagir, sempre foi de poucos amigos, mas ultimamente isso tem ficado mais grave...Ela não consegue nem ir ao mercado sem ter crise de ansiedade, tem quase um mês inteiro que ela está faltando da escola, está estourada em faltas e não sabemos como explicar para escola pois eles não são tão compreensivos nessa questão de saúde mental. Não sei como posso ajudá-la, ela teve um crise de pânico agora a noite porquê a diretora ligou em casa, existe um atestado de fobia social para que ela possa ficar afastada?

A melhor resposta 25 MAI 2022

Oi Gi,
O que ela precisa é de Psicoterapia, para ontem... não é porque ela tenha problema mental... ela está se afogando, sendo sufocada por questões emocionais, precisa receber ajuda psicoterapêutica, está sofrendo demais... pode ser até de forma Online. Nenhuma escola se importa com o bem das pessoas porque fazem parte do sistema e o sistema só quer saber se os alunos estão adaptados à escola, à sociedade; se não estão já dizem que é problema mental.
Ajude sua filha, deixe ela fazer Psicoterapia para ver o que está passando e resolver estes conflitos. De nada adianta atestados... precisa ser cuidada.
Abraços

5840 respostas

26 MAI 2022

Olá, Gi!
Sua filha precisa de ajuda e você também precisa de ajuda para conseguir ajudá-la!!
Busquem por profissionais que cuidem das preocupações de vocês!
Pode ser que o afastamento se faça necessário agora!
Mas não é a solução se esquivar do medo e angústias.
Enfrente!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

25 MAI 2022

Olá! A forma que você pode ajudá-la nesse momento é buscando tratamento psicológico.
O tratamento para fobia social tem excelentes resultados e aos poucos ele consegue realizar atividades antes impensáveis. A fobia social a pessoal tem um medo intenso de ser julgado e avaliado, ela não consegue se expor diante de situações sociais, a pessoa para não se sentir ansiosa ela acaba evitando essas situações e assim ela se sente aliviada no momento, mas aos poucos a pessoa vai paralisando deixando de frequentar os lugares. Com ajuda de um psicólogo, ela aos poucos vai se expondo a algumas situações.
Sim, ela pode pedir um atestado afastando ela por alguns dias, mas ela vai precisar retornar para escola.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

25 MAI 2022

Oi Gi.

Como respondido anteriormente por meus colegas, sendo direto, há sim atestado que possa afastada de atividades concernentes aos problemas dela.
Com certeza um atestado de psiquiatra é bem mais aceito do que de psicólogo.

Então procure auxílio com um psiquiatra, mas tende combinar com sua filha para fazer também terapia com psicólogo.
Fobias são bem comuns (infelizmente), mas são tratáveis.

Att,
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

25 MAI 2022

Olá Gi, o ideal para a sua filha seria buscar um tratamento psicológico e, caso haja necessidade um tratamento em conjunto com outros profissionais da saúde. Deve ser investigado o porquê da sua filha estar passando por tais crises para que assim, possa encontrar uma saída. Afasta-la da escola seria uma forma de tapar seus sintomas ao invés de trata-los, o que pode piorar seu quadro ou migrar para outros sintomas, tanto psicológicos quanto fisiológicos. Procure um psicoterapeuta.

Luana Rocha Braga Psicóloga Psicólogo em Volta Redonda

4 respostas

25 MAI 2022

Olá Gi! Obrigado por escrever. A chamada fobia social é uma construção razoavelmente frequente, dos tempos atuais, geralmente envolvida com comunicações virtuais. Sua filha precisa treino, treino, muito treino, mas com técnica e estratégia.
De outro lado, cada pessoa é única, com particularidades que precisam ser avaliadas de forma plena e profunda.
Uma orientação prática e imediata: alguém que ela confie e tenha um vínculo consistente com ela, ir aos lugares com ela, incentivar, ponderar, acompanhar. Na escola é possível, com ajuda da tua própria filha organizar com pessoas que ela se sinta mais segura, proteção estratégica. Não deixe que ela fique sozinha.
Outra frente promissora, desde que ela venha com mente aberta, persistência, muita persistência e disciplina, será o acompanhamento científico de um psicólogo.
Com a aceitação dela, o primeiro contato, deve ser seu.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão ativas - A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos líderes religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, amantes do dinheiro, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. A máscara ainda cabe. Aumente o afeto, mas evite aglomerações e elimine os criadouros da Dengue.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8671 respostas

25 MAI 2022

Olá
Normalmente o atestado dado por um psicólogo não é tão bem aceito quanto de um psiquiatra, mesmo que o primeiro o possa dar. Sugiro que escolha um profissional que a acompanhe, incluindo a possibilidade de um encaminhamento ao psiquiatra.
Será necessário compreender o que a faz ficar afastada desses ambientes, se se repete em outros lugares, como começou, de que forma se manifesta, etc.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha