Sociopatia

Feita por >Ryan · 25 mai 2020 Transtornos personalidade

Tenho quase certeza que sou sociopata, mas ao mesmo tempo já senti coisas que pelo que andei lendo e vendo um sociopata jamais sentiria, como: Perder uma vaga de emprego por ser introvertido demais e quase paralisar em falar frente a desconhecidos, Medo de punições (como coração acelerado ao ir pra diretoria por ter feito algo quando eu era adolescente) e um comportamento de fobia social (uma vez eu e amigos fomos comer no restaurante, então meu amigo disse que iria levar uma garota e uma galera então meu coração disparou e fiquei ansioso dando desculpas para ir embora), porém, muitas coisas da minha vida batem com esse diagnóstico e quanto mais coisas eu leio sobre, mais isso me deixa "estranho", li matérias sobre como eles acabam cometendo assassinatos e depois fiquei pensando se eu mataria alguém como um familiar, isso me faz me sentir um certo "frio" na barriga e acabo andando de um lado para o outro na casa tentando entender o que é isso, não sei se é algum tipo de impulso, é uma sensação de que parece que vou perder o controle ou algo do tipo, tipo um ataque de pânico mais leve. Tenho 22 anos.
Tem algum psicólogo específico em diagnosticar Transtorno de Personalidade Antissocial? Ou todos os profissionais sabem lidar com isto? Como devo procurar ajuda?

A melhor resposta 27 MAI 2020

Olá Ryan! Pela sua descrição, você não é sociopata e não possui transtorno de personalidade antissocial. A sociopatia envolve fazer mal às pessoas para obter benefícios próprios, um sociopata ou com personalidade antissocial possui nenhuma empatia por outras pessoas, não segue regras, é agressivo, impulsivo, dentre outras características. Um antissocial não estaria preocupado em saber se faria mal ou não a outra pessoa.
O que você aparenta ter é Transtorno de Ansiedade, que pode, inclusive, estar intensificando estes pensamentos sobre sociopatia. Se você tem dúvidas sobre o que sente, procure inicialmente um médico psiquiatra para avaliação. Este profissional poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o que você sente e pensa. E, para te ajudar a lidar com a introversão, medo de julgamentos e críticas, punições, busque auxílio de um psicólogo.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

6 JUL 2022

Olá Ryan.
Quem pode dar diagnóstico são médicos, e neste caso médico psiquiátrico.
Os psicólogos ajudam a pessoa a se auto conhecer e saber dos seus limites, além de ajudar a pessoa a entender o porque de certos pensamentos, comportamentos e emoções.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 JUN 2020

Ola Ryan A ajuda que vc procura pode começar por vc!
se possível procure se descolar um pouco dessa ansiedade ,dessa busca por diagnosticar o que tem , na Abordagem Centrada na Pessoa(ACP) consideramos os comportamentos do individuo como tentativas necessárias de se ajustar a si e ao ambiente.Para mim é mais importante e proveitoso entender o funcionamento da pessoa do que categoriza-la com anormais ou normais, se é que me entende!!
Os rótulos assim como as bulas dos remédios as vezes não auxiliam pelo contrario confundem e geram insegurança,outra dica não converse tanto com o Sr. Google!
Grande abraço

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

27 MAI 2020

Oi Ryan, lendo o seu relato considero importante destacar seu interesse por autoconhecimento, para compreender seus impulsos, seus pensamentos e seus desejos. É importante entrar em contato com isso, porém, às vezes nos deparamos com diagnósticos que acabam por imprimir rótulos nas pessoas e podem reduzir a complexidade que cada ser humano é/representa. Diante de sua angústia, considero que é importante que você procure um acompanhamento psicológico por um tempo, para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento e a lidar com os sintomas que você apresenta. A psicóloga poderá avaliar inclusive a necessidade de inserir ou não um acompanhamento psiquiátrico. Caso você se descubra como alguém "sociopata", isso poderá também ser trabalhado em terapia. Os psicólogos em geral têm formação e supervisão para realizar diagnóstico psicológico além do manejo terapêutico - afinal, para que adiantaria um diagóstico psicológico se você não puder trabalhar terapeuticamente essa "informação"? Creio que se trata, fundamentalmente, de um desejo seu de autoconhecimento e, sem dúvidas, o acompanhamento psicológico é a melhor opção para você. Espero ter ajudado!

Jussara Spolaor Psicólogo em Itajaí

10 respostas

26 MAI 2020

Olá Ryan! Obrigado por participar. Há uma quantidade grande de pessoas com perfis parecidos com o seu e, cada qual acha um jeito de tentar explicar para si mesmo quem é. Sociopatia e psicopatia, são tidos como distúrbios de caráter. Nenhum de nós é um nome de identificação psicológica pura, sela ela, doente ou saudável. Assim, precisamos prestar atenção em você e nas demais pessoas, como pessoas inteiras. Você lembra-se de componentes seus de introversão, medo de punições, medo social. Certamente não interage com muitas pessoas. Uma pessoa que se dedica a maior parte do tempo a plantar melancia, colherá melancia. A que você está se dedicando a maior parte do seu tempo? A resposta a essa pergunta remete à ideia de que é preciso ter rotina saudável que considere você como pessoa inteira, isto é: horário para dormir de noite, com moderação, estar acordado de dia, ter alimentação saudável, turma de colegas, fazer atividade física, ter compromissos e obrigações, ter metas e dedicar-se a realizá-las. Com o tempo, reorganizando a sua rotina, e percebendo o quanto você tem possibilidades de descobrir e fazer coisas que ainda não fez, você verá que não está psicopata, está com insegurança, afastamento social e falta de plano razoável de vida. Essas questões, um psicólogo, com suas ferramentas técnico-científicas, poderá te ajudar muito. Para responder, um pouco, de forma mais direta às suas perguntas: todo psicólogo pode trabalhar com a questão de ser ou não antissocial; você não é psicopata. Antissocial é uma pessoa que se coloca contra a sociedade, tímida ou insegura é uma pessoa, que sente medo de manifestar-se na interação com a sociedade. Para procurar ajuda, você deverá contatar um psicólogo, entender a forma dele de trabalhar e, concordando, marcar um horário com o mesmo. Nossos contatos são públicos. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, é toda um vida a mais preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico