TEA em Adultos

Feita por >nadielly · 18 jul 2023 Abordagem psicológica

Fiz uma avaliação com neuropsicólogo ABA infantil. Para saber se tenho TEA nível 1 antes chamado de asperger fiz em casa, mas, tenho dificuldade de interpretar perguntas sou uma mulher de 30 anos negra, estudo e trabalho. Quero saber se faço mais testes ou desconsidero TEA? Minhas queixas são: nunca tive amigos durante toda minha vida, agressividade, não consigo manter conversas, na terapia digito e imprimo e psicologa lê, não gosto de festa luz e som alto, falo frases do nada, não suporto agua e areia nas mãos e pes, não olho nos olhos de ninguém.

A melhor resposta 19 JUL 2023

Nadielly é sempre bom concluir a avaliação. O profissional que está te avaliando será capacitado para avaliá-la e ajudá-la da melhor maneira possível. Tem coisas que nos assustam, mas no fim é sempre melhor saber e se tratar para ter uma vida mais plena.
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

20 JUL 2023

Olá Nadielly.
Grata por seu contato aqui.
Você já deu o seu primeiro passo na sua avaliação e está verbalizando que sente que precisa continuar, não é? Pois se você consegue escrever para um Psiquiatra ou Neurologista Especialista em TEA sugiro que se comunique dessa forma com ele e explique a situação. Ele vai lhe dizer o que deve fazer após ter conversado com ele pela forma escrita. Ele dirá como pode ajudá-la. Mas faça isso logo pois a sua vida é muito importante e precisa ser vivida. Fico à disposição para auxiliá-la nesse processo de encaminhamento e nessa questão ou para outras informações. Entre em contato comigo aqui no site e se identifique que conversaremos por E-mail ou whatzapp, se você preferir.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

19 JUL 2023

OlÁ Nadelly,
O mais importante de sua questão e/ ou queixa é a incerteza de um diagnóstico sobre a presença do TEA ou não em você. Você declara alguns comportamentos que evideciam de todo jeito a necessidade de uma avaliação por um profissional médico. Com o diagnóstico específico, você precisa também investir no seu acompanhamento psicoterapêutico, com base no protocolo do atendimento on line ou presencial, a fim de que suas queixas possam ser melhor esclarecidas e promover alívio em suas angústias e/ou dúvidas.
Agende o mais breve possível o início de sua jornada psicoterapêutica.
Um abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

19 JUL 2023

Olá Nadielly, tudo bem?
Em seu relato não ficou claro se está sendo avaliada por um neuropsicólogo de fato, ou se apenas realizou um teste na internet. De qualquer forma, seu relato apresenta sintomas compatíveis com TEA e seria importante que realizasse uma avaliação completa. Independente do resultado da avaliação, se a dificuldade de interação social, bem como os outros sintomas, prejudicam sua rotina e seu bem estar, é necessária intervenção nesses comportamentos.
Fico disponível para lhe esclarecer, caso necessite de ajuda.
Um abraço!

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

19 JUL 2023

Olá Nadielly! Que bom que você escreveu. Esse tipo de diagnóstico, ao vivo e em cores, para nós, psicólogos, é dífícil, exige muito critério, responsabilidade, variação de formas de coleta de elementos, imagine para avaliação em casa, por apenas um instrumento.
Além disso, saber diagnóstico fica vazio, caso não se saiba como lidar com o resultado dele. Considerando o que você escreveu, precisaremos de uma análise mais cuidadosa, das maravilhosas, surpreendentes e inúmeras possibilidades e potencialidades que estão escondidas em você. Será que esse modelo de comunicação em psicoterapia, é impossível de ser melhorado? Creio que não. Creio que pode, deve e precisa ser melhorado.
Sugiro que você procure um de nós, psicólogos, se conheça melhor, contate mais profundamente tua identidade, história, personalidade, atualização de metas e objetivos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.