Síndrome do reclamão

Feita por >wini · 26 abr 2021 Coaching

Sempre tive uma tendência a admirar e cobrar um grau de excelência em comportamentos. Estranhamente (ou não), recorrentemente me vejo chamando a atenção da minha esposa, iniciando por coisas bobas ("cuidado, está espirrando óleo pelo fogão!"; "não passe apenas a vassoura no chão, o ideal seria o aspirador de pó!") que se transformam em “broncas”. Percebo que, se comparada a mim, ela tem menos atenção e cuidado em algumas coisas, mas nem de longe poderia ir ao extremo de julgá-la como irresponsável ou negligente. Perco a paciência muitas vezes e até me comporto de forma grosseira, o que me leva a um remorso quase que imediato por ter esse comportamento.

Minha dúvida é: como atenuar esses impulsos e me tornar uma pessoa mais agradável?

A melhor resposta 29 ABR 2021

Boa noite Wini.
O primeiro passo já deu chegando até aqui e admitindo excessos.
Sugiro que reflita sobre as reclamações, parece que seguem um padrão.
Será que vc só reclama?
Costuma elogiar também?
Procure observar seus gatilhos.
Estou à disposição para esclarecimentos.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

29 ABR 2021

Olá Wini, obrigada pelo oportunidade em responder a sua pergunta.
A convivência com pessoas que foram criadas de formas diferentes a nossa e que consequentemente tem outra forma de se comportar muitas vezes nos afetam mesmo, porém existe um ponto de atenção para que não lhe traga mais sofrimento e chegue ee a afetar o seu relacionamento. Sugiro a busca por um profissional de preferencia um analista do comportamento que poderá te ajudar a compreender o que mantem o seu comportamento .
um forte abraço
sego a disposição

Fernanda Fornaziero Psicóloga Psicólogo em Santa Bárbara d'Oeste

2 respostas

28 ABR 2021

Olá Wini,

Talvez seja interessante ponderar se a motivação para mudar sua esposa é egoísta ou altruísta. Devemos pensar se queremos que o outro mude apenas para se adequar aos nosso valores e necessidades pessoais, ou se estamos respeitando valores diferentes dos nossos.
Uma vez que não há uma só pessoa idêntica à outra, o relacionamento necessita do aprendizado e da compreensão das diferenças, do respeito ao modo do outro ser e da percepção muito bem apurada quanto a identificar se cada diferença seria algo prejudicial ou apenas a característica peculiar do outro.
A Terapia poderá te auxiliar a lidar com as diferenças, como também promover o desenvolvimento de habilidades na comunicação (saber se expressar/saber ouvir), empatia (se colocar no lugar do outro), além de aprimorar a capacidade de analisar as situações de forma mais racional, minimizando a influência da emoção para tomada de decisão na solução de um conflito.

Estou à disposição.
Abraços
Adriana P.S Tavares
CRP 25302

Adriana Pereira Sacadura Tavares Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

28 ABR 2021

Olá Wini, em seu relato há sofrimento em vários sentidos; As vezes o reclamar de tudo é um pedido de socorro, ainda mais quando está incomodando você dessa forma; em relacionamentos nunca vamos ser excelentes em tudo, é necessário ponderar e dialogar; mas pelo que percebi você não consegue; sugiro ajuda psicológica para diminuir essa pressão, e principalmente, ter o autoconhecimento;
um abraço carinhoso
sigo a disposição;
Leni

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

27 ABR 2021

Ótima pergunta Wini, pelo visto você gosta de manter o controle das coisas, que bom que tem consciência disso e quer buscar ser mais agradável, o ideal seria buscar a terapia, para saber onde realmente está o foco desses impulsos, se isso pode se tornar um TOC ou não, mas garanto que melhoraria a relação de vocês.
Estou a disposição

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo