Sensibilidade exagerada

Feita por >JULIANA RAMOS DOS SANTOS · 27 jan 2023 Abordagem psicológica

Fico pensando muito no que as pessoas dizem. Pequenas palavras e gestos me magoam. Queria não ligar, fico repassando a cena. Isso tem cura?
Ultimamente estou cansada um peso tenho vontade de chorar, não tenho vontade de morrer, mas tenho um desânimo mesmo estando na melhor fase da minha vida. Começou há um mês
Já tive antes isso conseguir superar sem terapia, porém dessa vez está difícil

A melhor resposta 30 JAN 2023

Olá Claudia!
Você é uma pessoa hipersensivel. Não se trata de "curar" ou deixar de ser assim, porque isso não é uma doença ou um problema , apenas uma característica da sua personalidade. Seria muito importante fazer terapia sim , pra que você aprenda a gerenciar isso na sua vida, pra que as falas ou atitudes das pessoas nem sempre impactem negativamente na sua vida, para que você aprenda a desenvolver um filtro da realidade externa, que te deixe mais forte e mais resiliente. Pois nem tudo o que as pessoas falam ou fazem, elas fazem na intenção de nos magoar, ou fazem direcionado à nós. Pode ser que a sua percepção altere as coisas e façam elas parecer maior que são .
Estou à disposição caso precise de ajuda psicologica para lidar com essa questão que você trouxe.
Um grande abraço,
Psicóloga Natália

Natália Cassemiro Psicólogo em Uberaba

35 respostas

1 FEV 2023

Oi Cláudia!
Você está em conflito emocional; precisa tratar, curar teu emocional. Anteriormente camulhou o sintoma, mas não se curou; Geralmente ninguém consegue curar os conflitos emocionais com autoanálise; precisa fazer Psicoterapia com um terapeuta que trabalhe o emocional. Caso não se cure, o problema volta mais forte e sempre se repetira até voce sanear, resolver, curar.

Abraços

5859 respostas

30 JAN 2023

Olá Cláudia.
Acredito que você tenha melhorado sozinha, porém não deve ter trabalhado os sentimentos envolvidos nos sintomas de cansaço.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

28 JAN 2023

Oi Claudia, sinto muito por esse sentimento, deve ser realmente muito pesado em meio a tantas coisas boas acontecendo acabar se machucando pensando no que os outros dizem, parece que nosso esforço não valeu de nada, né? Mas quero que saiba que existem formas de lidar com isso sim, principalmente buscando entender o que está por trás desse sentimento, entender o porque determinadas coisas te magoam e como de fato isso te afeta e também como afeta teu funcionamento diante dessas situações. A terapia do esquema pode ser fundamental nesses casos, ela ajuda a entender o sentido desse turbilhão de pensamento e colocar tudo no lugar. É comum que ao fugir dessas pessoas ou dessas situações tenhamos a falsa sensação de "ter superado" mas parece que as situações sempre voltam em situações e pessoas diferentes mas o mesmo sentimento, certo? Por isso a importância da terapia, entender a fundo para evitar no futuro que esses ciclos se repitam. Se quiser alguém pra dividir todo esse peso, pode contar comigo!

Ticyana Porto Psicólogo em Florianópolis

2 respostas

28 JAN 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 JAN 2023

Olá Cláudia! Obrigado por escrever. Há pessoas que colhem o milho e observam as espigas saudáveis, separando aquelas que ficam inadequadas para o consumo; há pessoas que colhem o milho que ficam olhando as espigas estragadas, sem poder ter concentração e atitude para lidar com as espigas saudáveis. Na verdade você, está atenta para os detalhes ruins, sem ter tempo para construir coisas boas com originalidade. Sem psicoterapia, é possível, mas será bem mais fácil, contando com a assessoria científica de um psicólogo, vindo a um de nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade. Note que você, ao pensar nas coisas que tem magoam, magoa a si mesma, com as dores próprias dessas lembranças. Isso confirma seu sentimento de inferioridade, pune a si mesma, toma seu tempo, de forma a faltar imaginação, fantasia, ação para realizar coisas grandes que você pode, deve e tem em seu históricos de sonhos e metas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.