Segurando o cocô

Feita por >Patricia · 22 jun 2017 Psicologia infantil

Tenho uma sobrinha de 3 anos,e quando era novinha ela era bastante ressecada,e agora ela pegou tanto medo q prende o cocô, chega a ficar 1 semana toda sem fazer cocô,ja levamos em medicos ja tomou e ainda toma remedio,come frutas td q e possível eu faço pra ela fazer cocô,mas ela segura,prende e eu nao sei mas o que faço.Estou pensando em levar a um psicólogo para nos ajudar.

A melhor resposta 23 JUN 2017

Olá...Ela pode prender por medo de sentir dor devido às experiências anteriores que provavelmente a machucava. Como ela já toma remédio e se alimenta adequadamente e os sintomas ainda persistem, pode haver algum aspecto emocional além do medo da dor, então, de todo modo pode buscar um(a) psicólogo (a) sim para contribuir nesse processo..

Psicóloga Alânia Diógenes Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

27 JUN 2017

Olá Patricia. Realmente não parece que sua sobrinha tem algum problema intestinal. Sendo assim, não resolve tomar remédios.
Um psicólogo tratará desta questão com tranquilidade. Já tive um paciente com 4 anos que caiu do vaso sanitário e com isso desenvolveu medo de fazer coco e consequentemente ficava dias sem ir ao banheiro. A terapia foi eficaz em poucas sessões. Um abraço.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

24 JUN 2017

Bom dia Patricia. concordo que você precisa levar sua sobrinha ao psicólogo já que ela faz acompanhamento médico e a alimentação é adequada. Nesse caso pode ser que algo emocional esteja presente, além do medo de sentir dor. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

24 JUN 2017

Olá Patrícia!
Pode ter ficado resquícios de traumas e medos mas nesta idade também é característico a retenção de fezes na tentativa de controle e atenção. O acompanhamento psicológico pode ser benéfico principalmente no sentido de auxiliar pais e familiares com maneiras lúdicas de lidar com a questão favorecendo a segurança.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 JUN 2017

Boa noite Patricia.
Essa situação pode estar relacionada a questões emocionais, então seria interessante procurar um psicólogo para auxiliar vocês na identificação do que a leva a fazer isso e quais as possibilidades para auxiliá-la.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville