Rubor Facial

Feita por >Juli88 · 10 ago 2022 Psicologia social

Em situações onde fico exposta á interações sociais onde tenho que, principalmente responder perguntas e ser o centro das atenções, fico muito vermelha! E qto mais quero fugir da situação, mais fico vermelha, parece uma bola de neve levando ao abismo sem fim.

A melhor resposta 29 SET 2022

Júli vc precisa desenvolver habilidades sociais.
Algumas formas de perder o medo de interagir.
Mas tem jeito, siga em frente. Não desista
Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 AGO 2022

Olá Juli,

Interessante sua colocação. Perceba somos um todo e não uma parte. Tem pessoas que ficam vermelhas ao se expor, pois ficam envergonhadas ou mesmo quando sentem-se constrangidas. É como seu corpo reage. A ruborização, como é chamada essa vermelhidão por constrangimento, é comandada pelo sistema nervoso simpático. É uma reação involuntária.
Você pode se cuidar psicologicamente para se fortalecer e isso não te afetar tanto, mas não significa que vai sumir.

Forte abraço, Patrícia Dragone Psicóloga Clínica TCC e Neuropsicóloga

Patrícia Dragone Psicólogo em Salvador

29 respostas

12 AGO 2022

Olá Juli88.
O rubor facial excessivo precisa ser tratado pois gera muito desconforto e evitação social com perdas em várias áreas da vida. Faça terapia para uma análise mais profunda das raízes desses sintomas. Através da sua fala, da escuta atenta do profissional e da aplicação de técnicas práticas você poderá desenvolver formas mais assertivas de lidar com as exposições sociais.
Fico à disposição para aprofundar a análise desses conteúdos em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 AGO 2022

Olá Juli88! Obrigado por citar. Isso é muito frequente. De um lado, você se sente despreparada para lidar com as interações, de outro, cobra-se para não falhar. Não há interações perfeitas, falhamos e precisamos lidar com nossas falhas. . Você alimentou, sem querer, ao longo da tua história, a ideia de que seria insuficiente para as trocas. Será preciso reorganizar a identidade, a natureza humana, as outras pessoas. Para tanto precisará passar por trabalho com psicólogo, vindo com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais .

8644 respostas

11 AGO 2022

Oi JULI
Isto acontece porque tem medo ou tem vergonha de dizer, de demonstrar a tua verdade.
Voce fica insegura de ti mesma, acha sempre que sabe pouco, que não sabe de nada, de "quem sou eu para...".
Você é unica, voce é essencial, é a diferença que falta no mundo; isso não é pregação, é isso mesmo; voce precisa ousar se expressar à sua maneira; você tem uma verdade que complementa tudo, basta ser voce mesma.
Voce tinha esta expressão natural, mas foi forçada a abandonar para ficar fiel ao que os outros te ensinavam, os pais, a escola, a cultura, a religião; os outros te impuseram de que voce não sabia de nada e agora, quando vai se colocar, fica com rubor.
Ouse ser voce mesma, voce nãi veio aqui para ser como os outros querem; veio aqui para ser voce mesma. Então, conquiste este espaço. Vai ver como se sentirá bem melhor.
Se precisar, faça Psicoterapia de autenticação.
Abraços

5817 respostas

11 AGO 2022

B tarde. Esse comportamento é característico de fobia social.
Existem técnicas para estimular a interação social .
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro