Pouca lubrificação

Feita por >Anônimo · 18 set 2023 Terapia sexual

Tenho 25 anos e desde os meus 22, estou tendo dificuldades para produzir uma boa lubrificação vaginal. Tenho um parceiro que amo muito e sempre capricha nas preliminares, mas mesmo assim não consigo lubrificar, nem mesmo com masturbaçao. Já fiz exames e meus hormonios estão normais, os ginecologistas não conseguem me ajudar. O que pode ser? Isso tem prejudicado demais minha auto estima.

A melhor resposta 19 SET 2023

Voce apenas está tendo relações de forma artificial, de forma muito mecânica, racional.
Você não está conseguindo se entregar 100% ao prazer... precisa aprender a desligar a mente e se deixar envolver pelo organismo, pelo corpo, pelo físico... não queira conduzir racionalmente o processo.
Qualdo voce estiver 100% entregue ao prazer, o corpo, como resposta se prepara para o orgasmo, a lubrificação é a resposta. Teu corpo é mais inteligente do que o teu cérebro.
Teu parceiro, apesar de ter dido que ele capricha nas preliminares, ainda não está conseguindo te mobilizar, ainda está invadindo e te penetrando no sinal vermelho... não deixe ele ter o comando, assuma você o comando e só permita receber o penis quando voce sentir que está pronta.
Nada de errado com o teu corpo, o problema está na tua mente.
Abraços

5817 respostas

4 JAN 2024

Olá,
Há outras possibilidades a serem consideradas quando a lubrificação vaginal se torna um desafio, mesmo com todos os exames físicos apresentando resultados normais. Além das questões físicas, aspectos emocionais e psicológicos podem estar envolvidos.

Fatores como estresse, ansiedade, tensões emocionais, experiências passadas relacionadas à intimidade ou até mesmo preocupações excessivas com o desempenho podem influenciar a resposta sexual.

Procurar um (a) profissional da psicologia pode oferecer um espaço seguro para explorar esses aspectos. A terapia pode ajudar a compreender melhor suas emoções, identificar padrões de pensamento que podem estar afetando a resposta sexual e desenvolver estratégias para lidar com esses desafios. Também é possível você explorar junto com seu companheiro os diversos tipos de lubrificantes e itens de sexshop para que esse momento intimo seja mais leve e prazeroso.

Fico à disposição!
Abraços

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

26 SET 2023

Olá Anônima,
a falta de lubrificação não quer dizer que não existe um problema ligado a estimulação sexual. Algumas mulheres, por diversos motivos pode ter pouco lubrificação. Pelo seu relato você já fez os exames e não é nada físico. Existe formas bem divertidas de você esta suprindo essa falta de lubrificação. Talvez buscar um bom profissional para investigar algo emocional seria válido. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode estar ajudando neste processo. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

25 SET 2023

Olá, Anônimo!

Se você disse que já foi ao gineco e que deu tudo certo com os exames (porque algumas DSTs diminuem bastante a lubrificação vaginal, inclusive candidíase que é comum várias mulheres ter), mas se fisiologicamente os gineco falaram que está tudo certo então é psicológico. Neste caso, ainda que você ame seu parceiro e que o mesmo capriche nas preliminares, seria interessante continuarem investindo nelas, para que a penetraçao só ocorra quando você estiver mais lubrificada para que não te machuque. Hoje em dia existem diversos lubrificantes em farmacia e sexshop, mas o meu conselho para ti é que ao se masturbar (sozinha), perceba se a lubrificaçao é maior ou menor do que quando está com ele. Tente investir no seu próprio auto-prazer, para que conhecendo melhor teu corpo possa mostrar para ele como você gosta mais.
Qualquer ajuda estou por aqui ;-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

19 SET 2023

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Será importante, do ponto de vista da Psicologia, entender essa idade de modificação: vinte e dois anos. Quando você relata que seu namorado capricha nas preliminares, por analogia, precisaremos compreender mais detalhada e profundamente, a questão da "lubrificação mental", isto é, como você está organizando sua cabeça. Provisoriamente vocês poderão lançar mão de lubrificantes para esse fim, desde que você lide bem, mentalmente, com isso.
Eliminadas essas questões com um de nós psicólogos, trabalhada a reflexão sobre tua identidade, harmonização com a vivência da sexualidade, mesmo assim, prevalecendo a questão, poderá se partir para avaliação de endocrinologista.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.