Orientação laboral

Feita por >Laura Lara · 31 out 2020 Orientação profissional

Olá Boa noite,trabalho em uma empresa em que não há oportunidade de crescimento em áreas que me agradam, não me sinto satisfeita trabalhando lá,pois,sei que a função que eu exerço não era o que eu gostaria de estar fazendo. Devido a essa "barreira",automaticamente não irei me esforçar para subir de cargo até porque outras funções não seriam aproveitadas de uma maneira satisfatória. O que devo fazer?

A melhor resposta 9 NOV 2020

Olá Laura.
Vou deixar algumas perguntas para que você possa refletir.
Se não tem interesse na função e em se esforçar neste emprego, ou ainda mudar de função, por que permanece nele?
Se há oportunidades neste local de trabalho, quais seriam suas expectativas? Como poderia fazer para alcançá-las?
Você não tem interesse, ou está se sabotando pensando que se fizer um esforço e não conseguir poderá se frustrar e não saberá lidar com isso?
E se a situação não te agrada, por que não procura outro local para trabalhar? Se existe o receio de faltar para procurar emprego, o que poderia fazer de diferente para conseguir outras oportunidades em outras empresas? Como você poderia fazer para mudar de emprego?
O que você realmente gosta de fazer? E por que não está trabalhando com isso?
Você sabe realmente o que quer e espera de uma posição profissional?
Você se enquadra no meio corporativo?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 NOV 2020

Bom dia,
A psicoterapia auxilia na busca do autoconhecimento. Considero ser importante buscar auxilio de um psicólogo que te acompanhe nesse caminhar que oriente para novas descobertas e novas possibilidades. Muitos profissionais estão atendendo, de forma on-line, nesse período de pandemia e poderá te acompanhar.
Espero ter contribuído.
Abraços,
Sandra Rezende - Psicóloga
CRP03 22523

Sandra Rezende Psicóloga Psicólogo em Feira de Santana

3 respostas

2 NOV 2020

Olá Laura..
A insatisfação com a ocupação desempenhada demonstra que você deseja uma mudança, mas como mencionastes na empresa em que trabalha não há áreas que lhe agradam, ou satisfaçam seus desejos e anseios.
Em um ambiente de trabalho assim é muito provável o adoecimento mental e físico, por estar desempenhando uma atividade por obrigação e não porque gosta do que faz.
Te oriento a buscar orientação profissional e de carreira para poder compreender seus anseios, suas habilidades, competências e encontrar dentro de um trabalho satisfação e prazer, realizando assim, atividades que contribuirão para uma melhor qualidade de vida.
Dentro da orientação profissional e de carreira existem muitas ferramentas e instrumentos que auxiliam e facilitam estas descobertas, dentre eles pode-se destacar o teste de perfil pessoal HumanGuide, que identifica quais são os fatores motivacionais do trabalho, ajudando a entender quais atividades profissionais combinam mais com seu perfil, trazendo mais satisfação e prazer no momento de despenhar sua atividades profissionais.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

2 NOV 2020

OI Laura Boa noite, parabéns por se conhecer e saber que caminhos gostaria se seguir. Apesar do momento econômico complicado devido a pandemia. É importante refletir sobre onde se quer chegar. Parece que na sua pergunta já contém sua resposta. Busque em você e na realidade se encontra um modo de unir as oportunidades com aquilo que te deixa mais satisfeita profissionalmente. Os resultados podem não vir de hora para outra mas serem trilhados com foco. Sucesso!

Carolina Passos G. Ramos Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

1 NOV 2020

Olá Laura,
Como você não está satisfeita seria interessante entender o que faz você continuar nessa empresa e procurar trabalhar em áreas que te agradam e que tem a ver com as suas Potencialidades e Talentos.
A Psicoterapia pode te ajudar a descobrir novas possibilidades de atuação com o aumento do autoconhecimento e melhores escolhas na sua vida profissional.
Espero ter contribuído para sua reflexão!
bjs,
Patricia Fortes
FlorescerPsi

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

1 NOV 2020

Olá Laura! Grato por escrever. Sua questão envolve uma quantidade muito grande de fatores a organizar e integrar, para que se gere uma resposta consistente. Você, como todos, deve ter uma profissão realizadora, não ser obrigada a trabalhar, sem realização e alegria.
Para organizar os parâmetros sólidos e consistentes sobre a caminhada profissional, precisará passar por conduta científica com psicólogo especializado em orientação ocupacional, para ponderar aspectos como: personalidade, habilidades, interesse, realidade do mercado de trabalho, motivação, perspectiva de futuro, formação, etc.
Em certa medida precisa-se descobrir o que dá satisfação em fazer, em certa medida é preciso aprender a gostar do que é preciso fazer.
Estarei à diposição para o trabalho de orientação ocupacional.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)