Oi eu sou a Melissa, tenho 19 anos, sinto que o mundo na verdade é uma simulação

Feita por >Melissa · 2 set 2023 Abordagem psicológica

as vezes sinto que o mundo na verdade é uma simulação e que eu sou a única pessoa que existe de verdade e quando eu ''acordar'' eu vou ficar em um quarto branco vazio para sempre sozinha, isso me assusta (fui diagnosticada com TPAS e psicose recentemente), queria saber o porque isso acontece comigo

A melhor resposta 3 SET 2023

Bom dia, Melissa,
Interessante a sua percepção. Pois no fundo, nossos sentidos são uma ilusão, são uma maneira bem subjetiva de perceber a realidade. Mas perceba que o mundo não foi feito só pra nós, mas para um coletivo de pessoas. E só faz sentido quando interagimos e trocamos experiências e vivências.
Assim, ele será a soma das percepções de cada um ao nosso redor. Assim ele será o SEU mundo, repleto das pessoas próximas a você.
Talvez tomar consciência desta subjetividade seja o que de fato te incomoda. É importante entender como você funciona, para ajudar a lidar com esta angústia de não se ver no mundo.
Neste sentido, a psicoterapia ajuda a lidar cm tudo isso, entendendo melhor sua forma subjetiva de estar na realidade, e como você pode melhorar sua percepção, pra não se sentir num quarto branco e sem janelas.
Se quiser conversar sobre estas questões, terei prazer em ajudar. Tenho vários casos na família e no consultório semelhantes aos seus.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

3 SET 2023

Oi Melissa!
Voce está correta Melissa!
O mundo é uma simulação, mas que não está sozinha.
Há duas realidades: A vida e o sistema (o meio onde voce veio)
A verdade é a vida e esta precisa ser entendida; ela te deu a liberdade e a possibilidade de sempre fazer novas escolhas.
O sistema é a simulação, é a aparência, a mentira, a ilusão. O sistema te deu o limite, a proibição, o certo e o errado, o pode e não pode.
Precisa viver a vida e saber lidar com o sistema, com o ambiente e usá-lo em benefício próprio sem nunca se deixar enganar por ele.
Voce é vida e está num sistema... como voce foi educada pelo sistema, teve que se adequar às regras do sistema e precisa agora recuperar a tua inteligência vital para identificar em ti mesma o endereço do que fazer para te realizar e ser feliz.
Trata-se de descobrir quem é voce realmente, como foi educada e o que fazer agora para ser, a partir de agora, dona da sua vida.
Desconsidere o diagnóstico que te deram... esse não serve pra nada para voce superar os desafios.
Faça Psicoterapia para colocar-se nas coordenadas da vida.
Abraços
Estou à disposição!

5818 respostas

3 SET 2023

Olá Melissa! Obrigado por escrever. Primeiro muito cuidado com diagnósticos, muito cuidado mesmo! É mais ético conhecer pessoas, o mais profundamente possível e inserir nelas diagnósticos ou não, do que conhecer pessoas e resumi-las a diagnósticos. De certa forma você tem razão. Veja que interessante: personalidade vem de persona, persona é máscara originária do teatro grego para destacar aspectos de um personagem. Na vida social precisamos saber as particularidades do lugar onde vamos, particularidades das pessoas e suas funções naquele espaço, além de outros aspectos com classificação do encontro. Em cada situação de apresentação de nós mesmos, representamos um papel, vivemos um interesse ou necessidade. Quando escrevo aqui, quero me realizar como psicólogo, quando jogo futebol, quero me divertir, fazer esportes, quando vou ao banco, quero resolver questões financeiras, quando vou ao médico, quero cuidar da saúde, quando estou com meu amigo, quero degustar amizade. Quando estou jogando futebol, escondo todos os demais aspectos. Isso é uma necessidade. Você precisa de se modificar, entender alguns aspectos profundos das comunicações humanas, algumas classificações das qualidades da interações. Quando estiver harmônica, serena, tendo o centro da essência em si, mas temperado com vinculações diversas, algumas profundas a ponto de serem qualificadas de colegas ou conhecidas, você estará muito melhor.
Será muito recomendável que você conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, com persistência, disciplina, regularidade e aprofundamento.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.