O que eu sou?

Feita por >Monique · 27 set 2017 Terapia familiar

Sabe, fui criada sozinha eu tenho irmãos mais são todos casados e nunca convivi com eles, meu pai nunca me deixou sair pra lugar nenhum, quando criança eu ia da escola pra casa, de casa pra escola. não podia sair pra brincar com meus amigos isso me deixava muito triste. Hj eu tenho 24 anos, moro com meus pais ainda e tenho uma filha de quase 3 anos que tbm moram conosco. eu sou muito presa até hj sabe, tudo eu tenho que pedir, se eu for na acasa de uma amiga eu tenho que perguntar se posso. meu pai é o unico que cv comigo em relação a coisa de mulher. pq minha mae não cv comigo sobre essas coisas parece que ela tem vergonha sei lá.mais oque me encomoda no meu pai, é que ele sempre me poe pra baixo.. eu estou sempre fazendo entrevistas mais eu não sei pq não passo. outro dia falei ao meu pai ( nossa quero fazer o enem) ele me disse: vc não é capaz de passar em uma entrevista de emprego quem dirá no ENEM. gente eu fiquei super magoada. depois comentei que queria fazer um curso de VIGILANTE ele me disse que eu não sirvo pra isso. meus irmão acham que eu sou uma criança. uma adolencente ainda. eu me sinto super mal, ando irritada, as vezes choro. penso em morte! não sei oque fazer.. alguem pode me aconselhar em algo.. por favor eu ja não sei mais oque fazer.. resolvir construir aqui em casa mais como sempre meu pai me disse que eu não vou conseguir acabar de fazer a casa se eu não to trabalhando.. concordo.. mais poxa.. podia me apoiar né!

A melhor resposta 4 OUT 2017

Boa tarde Monique,

Sugiro que busque ajuda terapêutica para refletir sobre sua auto estima. Buscar uma rede de apoio além de sua família é essencial.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

4 OUT 2017

Olá Monique!
Ter um filho morando com seus pais mostra que você consegue agir por conta própria já. Nem tudo precisa pedir, não é verdade? Então, encare sua vida desta forma. Vá lá e faça acontecer. Estude, busque suas oportunidades.
Você já deu um grito de independência e não tinha percebido.

Buscar ajuda terapêutica lhe fará muito bem! Isso lhe ajudará a ter confiança para fazer as melhores escolhas. Escolhas mais conscientes. Ninguém precisa aguentar tudo sozinha!

Boa sorte!
Edianez Chueiri

Edianez de Almeida Chueiri Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

29 SET 2017

Oi Monique, boa tarde!
Que bom que conseguiu compartilhar um pouco das suas dificuldades aqui, foi muito corajosa!
Bom, com o tempo você vai perceber que nós somos e podemos ser diferentes dos nossos pais, apesar de em vários momentos a gente se pegar agindo igualzinho a eles. Hoje você é uma jovem adulta que sabe o que quer, agora precisa continuar ai no caminho das suas escolhas. Hoje você não precisa mais da aprovação dos seus pais para realizar seus projetos, até porque pelo que você contou eles devem ter uma visão de mundo muito diferente da sua. Oriento você a procurar por terapia para ter um acompanhamento profissional nesse trajeto. Você pode encontrar psicólogos pelo convênio, em clínica escola pelas faculdades, ONG e particular também. Se cuide!
Abraços,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

28 SET 2017

Oi Monique!!

Seja bem vinda!!

Você é capaz sim!! Você já foi capaz de gerar VIDA!! Você tem uma filha que foi gerada inteira dentro de você...isso quer dizer que você tem uma sabedoria aí dentro que te leva para a vida que te faz dar luz!!!!

Os nossos pais nos dão aquilo que eles conseguem nos dar. Seus pais não te oferecem mais pq, provavelmente, ele não tem mais a lhe oferecer.

Mas eles te deram uma base de vida e daqui pra frente é com você!!!

Relações sociais são muito complexas e precisam ser aprendidas, com acertos e erros. Muitas delas os nossos pais conseguem nos ensinar, mas muitas outras temos que aprender sozinhos. É um caminho que só nós podemos percorrer.

Procure acompanhamento terapêutico, ficamos inseguros em dar os primeiros passos sozinhos, por isso é melhor caminhar juntos, pq aí quando caímos temos alguém a nosso lado para rir conosco de nós mesmos, nos dar a mão e seguirmos em frente!

Agradeça aos seus pais tudo que eles conseguiram te oferecer até aqui...e daqui pra frente é com você!!

Vai lá, menina!!! Se você sofre é pq tem um potencial imenso em você que está parado, caso contrário você ficaria parada sem sentir incomodo algum!!

Boa semana e abraço!!

Att,

Thaís Carneiro

Thaís Carneiro Psicólogo em Formosa

10 respostas

28 SET 2017

Monique bom dia! Primeiramente fico muito feliz de ter contato um pouco as suas angústias. Seus pais podem estar agindo de uma certa forma que não conseguem mensurar o quanto estão lhe magoando ou mesmo te desestimulando, você já conversou com eles sobre estes sentimentos, caso se sinto confortável para isso? Será importante você buscar apoio psicológico até para descobrir suas potências que tenho certeza que existe um monte... Através da psicoterapia será possível desenvolver autoconhecimento e consequentemente compreender melhor essas questões e assim, controlarmos/mudarmos nossos comportamentos e nossa forma de olhar para ele. Não desista de você! Espero ter lhe ajudado! Para quaisquer esclarecimentos ou mesmo atendimento, estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

28 SET 2017

Olá, Monique.
Obrigada por compartilhar suas angústias.
Pelo seu relato, você precisa trabalhar sua auto estima e sua auto confiança.
Sugiro que procure um apoio psicológico para aqueles juntos você possa resgatar e construir uma nova relação com seus pais.
Espero que tenha ajudado.
Fernanda Veronesi

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

27 SET 2017

Boa tarde Monique.
Percebo pelo seu relato que essas situações tem lhe provocado sofrimento. A psicoterapia pode lhe ajudar a desenvolver seu autoconhecimento, autoconfiança, ajudar dando suporte emocional,entre outras questões. Sugiro que procure uma psicóloga em sua cidade.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville