Minha mãe não quer que eu namore

Feita por >Nessa · 25 abr 2023 Terapia familiar

Tenho 31 anos, sou filha unica, no inicio da pandemia terminei um relacionamento do qual minha mãe gostava de pessoa, porem não dava mas certo entre nos dois. Tempo depois tentei me relacionar com outras pessoas e minha mãe sempre achava algum defeito (para ela todos caras ficam comigo por interesse), acabava sendendo a vontade dela e terminando, fiquei um bom tempo sem ninguem, até que encontrei uma pessoa, apresentei para os meus pais, gostaram do rapaz, tava tudo certo nos dois primeiros meses, até que fomos fazer um passeio e ouve um desentendimento entre a gente por não ter ido com o meu carro e não ter ajudado na gasolina, minha mãe soube e se ofendeu, porem ela não gosta que a gente saia viajar com o meu carro, eu e ele ja nos acertamos nesse problema conversando, mas para ela o namorado tenque bancar a namorado em absolutamente tudo, desde então minha mãe passou a reclamar do perfume dele, dele jantar aqui com a gente, não aceita que ele me veja durante a semana, implica com tudo, brigou com ele por ele simplesmente fazer carinho na nossa gata, tentei conversar com ela, mas ela so diz que não suporta a voz dele e nem olhar pra cara dele. Quando viajamos ela fica brava comigo, chora, não fala comigo, muitas vezes briga até com meu pai, a ultima viagem que fizemos fui me despedir dela, e ela estava na cama ainda por ser cedo, me ignorou e puxou a coberta no rosto pra não olhar na minha cara. E ainda me da horario pra voltar pra casa quando saimos. Meu pai me deixou nossa antiga casa para reformar e ir morar la, ela desaprova totalmente a ideia, me julga por isso. Me sinto culpada quando saio e ela esta chorando, mas me pergunto sera que não tenho direito de aproveitar minha vida? Sera que realmente estou com a pessoa errada? Ele trabalha, é um bom rapaz, tem seus defeitos, afinal ninguem é perfeito, digo isso porque no dia da briga que ele passou a mão na minha gata e minha mãe reclamou com ele, ele so deu risada e ela começou chorar e qrer se trancar no quarto, ele disse pra ela que ele iria embora e que ela não precisava chorar e se trancar no quarto, ela diz que ele é um nenem birrento, mal educado e um aproveitador. Pra ela todo mundo não presta e so quer se aproveitar. Me pergunto se termino esse relacionamento como é a vontade dela, so estarei agradando ela, pq não importa com quem eu fique, pra ela parece que ninguem presta, não sei como agir com ela quando chora e fica dias sem falar comigo. Minha casa logo esta pronta, mas sei que vai ser uma briga quando me mudar, eu estou bancando a reforma e meu namorado comprando as coisas para dentro de casa, mas pra ela isso não é suficiente, ela teima em dizer que ele é um aproveitador. Não sei mais oq fazer, muitas vezes penso em ficar sozinha ou me matar, doi muito essas coisas, me sinto culpada por não fazer o que ela quer, não suporto mais ficar no mesmo lugar que ela. Ah quando saio muitas vezes ela quer proibir, diz que sonhou que algo ruim vai acontecer, que vou morrer, mas isso dos sonhos não é de hoje, ja acontece desde que sou pequena, no começo eu sedia por ser criança e não entender o que tava acontecendo, hoje vejo que ela quer me controlar, me dou muito bem com ela nos momentos que as coisas estao do jeito que ela quer, no mundinho dela, mas eu cresci e não posso esperar ela morrer pra viver minha vida, é egoismo dela querer isso. O que devo fazer? Como agir com ela?

A melhor resposta 1 MAI 2023

Olá, Nessa!
Parece que você está vivendo uma situação bastante difícil e conflituosa com sua mãe que está tentando controlar sua vida amorosa e social de uma forma bastante invasiva. É compreensível que você esteja se sentindo culpada e confusa sobre o que fazer, mas é importante que você entenda que você tem direito de viver sua vida e fazer suas próprias escolhas.
A atitude da sua mãe pode estar relacionada a uma série de questões, que podem incluir a dificuldade em lidar com a mudança e a perda do relacionamento anterior, bem como com a própria relação que ela tem com você. A psicanálise entende que o sujeito é marcado pela relação que estabelece com o Outro, que pode ser compreendido como a figura materna, que detém o poder simbólico de controlar o desejo do sujeito.
Nesse sentido, pode ser interessante que você procure um psicólogo/psicanalista para te ajudar a lidar com essas questões e encontrar formas de se posicionar de forma mais assertiva diante da sua mãe. O objetivo da psicanálise é te ajudar a compreender as questões psíquicas envolvidas em sua relação com ela e buscar formas mais saudáveis de lidar com esses conflitos.
Além disso, é importante que você reflita sobre suas próprias escolhas e desejos, para que possa se sentir mais segura em relação às suas decisões e menos vulnerável às manipulações de sua mãe. Lembre-se de que você tem direito de viver sua vida e de buscar sua própria felicidade, mesmo que isso signifique desafiar as expectativas de outras pessoas.
Enfim, espero que essas reflexões possam te ajudar a compreender melhor sua situação e a importância de buscar ajuda profissional para lidar com essas questões. Lembre-se de que você não está sozinha e que existem profissionais capacitados para te ajudar nesse processo.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

2 MAI 2023

Oi, Nessa, enquanto você ceder, ela sempre vai dar um jeito de acabar seus relacionamentos, com chantagens e comportamentos tóxicos. Isso é doentio. A vida é sua e você precisa fazer o corte, isso é viver a sexualidade (no sentido amplo do termo). Parece que teu pai não tem muita força aí nisso e que ela está lançando toda energia para você, o que significa que talvez o sexual com seu pai já nem ocorra, pois ela despende energia toda em torno da sua vida. São questões inconscientes, as pessoas não se dão conta, ela deve ter muitos traumas , e coloca em cima de você, e você se sente mal, culpada, e acaba cedendo porque senão vai achar que é ingratidão. Mas ser grata é apenas agradecer que ela te trouxe ao mundo, de resto, querida, é você olhar pra frente, dar limites, cortes, dizer mais nãos,não ceder a isso, ou então realmente ficar nessa prisão emocional e não conquistar nada, porque homem nenhum suporta isso aí. Entra em contato comigo para uma sessão e venha transformar sua mentalidade e ações. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

27 ABR 2023

Voce não tem que se preocupar em como agir com ela... nada a fazer com ela, sua mãe.
Voce é que precisa mudar, voce é que precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua mãe e se responsabilizar por si mesma, pelas suas escolhas e decisões.
Voce não veio aqui, não nasceu para ficar subordinada à mãe ou a qualquer outro... nasceu para aprender, corrigir percursos, realizar teu objetivo de vida e ser feliz.
Não espere que a sua mãe facilite as coisas, ela é apenas uma das provas que voce precisa vencer e mostrar que está fazendo alguma coisa para ser voce mesma.
A vida te deu a liberdade e o poder de decisão e voce se transforma no que escolhe, no que decide.
O que voce está fazendo? Já tem 31 anos e ainda está completamente submetida à mãe.
O que voce está fazendo com a sua vida? É isso que voce quer?
Se não aprender a ser voce mesma, se não aprender conquistar o teu espaço, tua liberdade, mesmo que case, vai culpar o marido por ele te submeter a ele, assim como está fazendo com a tua mãe. Voce se coloca como vítima da situação.
Faça Terapia para ser auxiliada
Abraços

5817 respostas

26 ABR 2023

Esse tipo de comportamento de sua mãe é bem comum, devido a algumas crenças e superproteção que elas têm pata com seus filhos.
O relacionamento entre mãe e filha pode enfrentar sentimentos nocivos, mesmo que permaneçam em nível inconsciente. O julgamento, a culpa, a competição, a negação, a raiva podem permear essa relação.
A liberdade, a juventude, as descobertas trazem um sentimento de falta de controle à mãe, que é lembrada de seu papel de matriarca.
O crescimento da filha traz a constante lembrança de que o tempo passou. Isso quer dizer que, a filha conquistando autonomia e maturidade, mostra à mãe, que não está ali para realizar seus sonhos, nem viver o que foi sonhado para ela.
A mãe possessiva tem uma grande insegurança em relação ao filho, consequentemente, o filho é utilizado, com feroz egoísmo e num medo constante de o perder (o que conduz a não lhe permitir a sua independência progressiva, logo a formação como ser), persistente e indefinidamente, como objeto que preenche o funcionamento deficiente da mãe.
Eu sugiro que você faça terapia, pois você terá condições de também se conhecer é fortalecer sei amor próprio.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

26 ABR 2023

Oi Nessa, obrigado por compartilhar conosco um pouco da sua história. Vamos começar pelo que está mais à vista, sua mãe é bastante controladora e ela usa as emoções para fazer você se sentir culpada. Muitos pais (pais e mães) fazem isso por uma dificuldade que eles provavelmente tiveram na relação com os pais deles, são formas disfuncionais de expressar o que sentem, de lidar com as emoções e com as relações. No senso popular chamamos de chantagem emocional, em psicologia chamamos de comportamento manipulativo. Pelo seu relato, dificilmente aparecerá o "namorado perfeito" que ela espera pra você. Lembre-se, todas as pessoas tem defeitos, tem seus problemas, um relacionamento saudável é o equilíbrio entre as coisas que precisam melhorar e as coisas que são muito boas e me fazem sentir bem na relação. Sua mãe não permite que você vivencie seus relacionamentos na medida em que está sempre se queixando, criando problemas, depreciando. E eu entendo o quão doloroso e difícil possa ser isso. A melhor alternativa, algo que trabalhamos em terapia é que o filho que passa por isso possa ter total autonomia, trabalhar, estudar, ter sua vida sem depender dos pais, e saber dosar o contato com os pais. Algumas relações, quando próximas e constantes, podem causar dor e sofrimento. Não precisamos ser radicais e excluir as pessoas da nossa vida (a não ser que esse seja um desejo real), mas podemos aprender a dosar esse contato, dar limites e isso só é possível quando não mais convivemos e dependemos dos nossos pais. Outra coisa que você mencionou é a dor que está sentindo e o pensamento de suicídio. Nem sempre as coisas acontece como queremos ou da forma que esperamos. Temos que aprender a nos adaptar melhor e lidar com o que não controlamos (neste caso, sua mãe), sabendo que existe sim alternativas possíveis. Algumas levam tempo para serem construídas, mas sempre existe uma saída. Em todo caso eu recomendo a você acompanhamento com um psicólogo para te ajudar a lidar melhor com esses sentimento e na relação com sua mãe. Espero ter ajudado e boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 ABR 2023

Olá Nessa, imagino o conflito interno que esteja passando em tentar viver sua vida. Pelo que relatou, eu aconselho de imediato você começar uma psicoterapia, pois há questões apontadas no relato que precisam de uma atenção maior. Infelizmente esses conflitos amorosos e familiares fazem parte do processo de amadurecimento e saída do ninho dos pais. Você está precisando fortalecer algumas emoções suas para poder enfrentar as tomadas de decisões que venham a acontecer.

Marcos Araújo Psicólogo em Recife

8 respostas

26 ABR 2023

Olá Nessa! Obrigado por escrever. Você é importante para si mesma. Conta com trinta e um anos. Sua mãe lhe é importante. A resposta sobre o que deve fazer e como agir precisa ser construída com muito cuidado para oferecer a você e sua mãe, a melhor direção possível. Certamente na medida em que sua mãe sentir que você está seguro, com convicção, em amadurecimento, ela ficará mais calma. Isso se faz com diálogo, empatia, entendimento.
Falte-te formar convicção para que não haja espaço para culpa, e sim tranquilização das duas.
Será proveitoso que você discuta a especificidade do seu panorama de vida e buscas, com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.