Meu filho tem hiperatividade

Feita por >Priscila · 2 out 2015 TDAH

Ele é muito agitado, fala sempre gritando, fez tratamento na psicologa durante um ano, está fazendo avaliação com neuropsicólogo e logo retornará com o neuro. Mas ele é agressivo, quando fica bravo com alguém ele não empurra, ele simplesmente grita e agarra no pescoço dizendo que vai matar, fala muito em morte, converso com ele todos os dias mas isso não funciona mais.

Será que essa agressividade é da hiperatividade ou ele pode ter mais algum distúrbio?

A melhor resposta 3 OUT 2015

Olá Priscila, vários fatores devem ser avaliados antes de chegar a um diagnóstico, é necessário observar toda a dinâmica familiar na qual a criança esta inserida e também como ele se comporta na escola, a partir dai é importante fazer um acompanhamento psicológico pois sera avaliado se ha algum outro fator que possa estar influenciando no comportamento de seu filho.

Psicóloga Érika Barra Psicólogo em São Paulo

28 respostas

15 OUT 2015

Olá Priscila!
Quem poderá responder com maior propriedade é o profissional da psicologia que cuida de seu filho. A hiperatividade pode estar associada a impulsividade que abarca estes sintomas e comportamentos relatados por vc.
Mas lhe oriento que converses com estes profissionais, e demonstre preocupação e dúvidas quanto ao diagnóstico. Eles poderão sanar seus questionamentos a fim de buscar soluções mais eficazes no tratamento de seu filho.
Abraços,
Katia Mafra

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

14 OUT 2015

Nem sempre agressividade é sinônimo de hiperatividade. Tem crianças que são muito agressivas por outras causas. Tente observar o comportamento da criança no dia-a-dia, e investigar com seus professores como ela é na escola, procure entender quais são as situações que a deixam super irritada ao ponto de partir para agressão física, veja se os motivos são semelhantes, veja também quais são os momentos que ele fica mais calmo e com quais pessoas do ambiente familiar ele é menos agressivo, entre outros. Tudo tem que ser investigado, principalmente a dinâmica familiar da crianças, para que se possa fazer um diagnostico mais preciso. Busque ajuda e leve essas informações para o profissional, ele saberá como proceder.

Psicóloga Kelly Brito Psicólogo em Jundiaí

3 respostas

11 OUT 2015

Olá, Priscila. Imagino o quanto é angustiante para uma mãe lidar com esse tipo de comportamento do filho. No entanto, vejo que você está fazendo tudo certinho, buscou ajuda psicológica, agora está com o neuropsicólogo e o neurologista, que poderão lhe dar uma posição real do que está se passando com seu filho. Pelo que você descreve, é provável sim que haja outro quadro associado, o que chamamos de comorbidade. e que geralmente acompanha o TDAH. Mas fique tranquila, o neurologista é capacitado para esse diagnóstico e para lhe informar sobre os demais profissionais que podem auxiliar nesse acompanhamento.
Beijos, tudo de bom para vocês.
Sueli

Sueli Doniseti dos Santos Psicólogo em São Paulo

29 respostas

9 OUT 2015

Olá Priscila,
Para termos um diagnóstico exato, é preciso um laudo de especialista.
Sugiro que você procure um Psicólogo para lhe orientar com maior precisão.

Estimo tudo de bom para você e seu filho.
Kelly

Kelly Conceição Cardoso Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

7 OUT 2015

Priscila! É muito importante que se faça todos os exames médicos necessários. Quanto ao acompanhamento psicológico ele só devera terminar caso a criança esteja bem. Esse não é o caso. Não determinamos o tempo de tratamento, cada pessoa é única e no caso do seu filho, ele ainda precisa de acompanhamento. Não sei o que gerou o término do tratamento, mas sugiro que procure um profissional da sua confiança e continue o tratamento. Um abraço.

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

5 OUT 2015

Priscila
Pelo que você relatou, seu filhinho ja está em avaliação com a psicóloga e retornará com o neurologista.
É isto que importa.
Com certeza estes profissionais estarão aptos para dar a você o diagnóstico mais adequado ara o seu filho.
Sim, com certeza pode ser hiperatividade, cujo nome completo é transtorno de déficit de atenção/hiperatividade/impulsividade poroso ele pode estar mais no quadro impulsivo porém também podem ser outros quadros e neste caso eles encaminharão o seu filhinho para um psiquiatra infantil.

Boa sorte e coragem aí.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

5 OUT 2015

Olá Priscila, na realidade você precisa fazer com você mesma uma nova avaliação de tudo que está sendo feito com seu filho, depois fazer uma reunião com a psicologa, com a escola e uma consulta de orientação com os médicos que cuidam dele, assim você terá condições de ver quais os caminhos que devem ser tomados, como também uma nova avaliação interna com os familiares.
A hiperatividade é um transtorno sério e necessitada de cuidado, paciência e dedicação, assim é vital importância você ter um olhar atento a tudo que está sendo feito com o seu filho e ver quais os caminhos que estão tendo resultado e quais as necessidades que devem ser mudadas para que ele possa ter uma melhor qualidade de vida e um prognóstico mais adequado.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

5 OUT 2015

Olá Priscila, sua preocupação é muito válida, porém não há como dar orientações ou uma resposta à você sem ter contato com a criança. Ele parou com a psicoterapia?. Acredito que seria necessário avaliação e acompanhamento de profissionais em conjunto com a família para melhores resultados. Qualquer dúvida estou a disposição.

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

5 OUT 2015

Olá Priscilla, tudo bem? Em relação a questão de seu filho, existem alguns pontos importantes que devemos levar em consideração. O diagnóstico de TDAH por si só não responde pelos comportamentos que seu filho tem apresentado, claro que eles são influenciados pelo transtorno. Mas em algum momento da história de vida de seu filho e pelo funcionamento da dinâmica familiar alguns comportamentos inadequados de seu filho foram adquiridos de modo que soma-se ao transtorno condutas inadequadas contribuindo para o agravo dos sintomas. A psicoterapia é uma indicação para ajudá-lo na mudança dos comportamentos adquiridos, tendo em vista que temos várias situações associadas ao contexto relatado.

Leidiane Rosa da Silva Neuropsicóloga e Psicóloga Psicólogo em Goiânia

8 respostas

5 OUT 2015

Bom dia, Priscila!
Procurar os profissionais para ajudá-la nesse momento, conforme mencionou acima, é de extrema importância. Compreendo a sua inquietude em relação ao caso do seu filho. O comportamento do seu filho deve ser analisado com mais cuidado, pois é necessário saber o que ele sente quando é agressivo com outras pessoas. Quando fica mais agressivo, o que passa pela cabeça dele nesse momento, entre outros. A agitação e a agressividade, podem estar envolvidos com quadros orgânicos ou não, sendo necessário uma avaliação minuciosa, conforme você já está dando andamento. Continue apoiando o seu filho e divida com a família suas preocupações. Aguarde o andamento dos diagnósticos dos profissionais.

Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica
Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar
Visite meu blog.

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

4 OUT 2015

Priscila, boa tarde .Imagino que não esteja sendo fácil lidar com seu filho porém o caminho é esse mesmo. Procurar bons profissionais e seguir o tratamento. A terapia é importante . Talvez uma terapia de família também ajude já que esses comportamentos devem interferir na dinâmica familiar fazendo com que todos sofram.
Estou a disposição. Abs,Cláudia.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

4 OUT 2015

Importante que você aguarde os resultados da avaliação de um neuro. Pode sim ter
outros problemas mas não se pode responder sem os resultados da avaliação. Particularmente não gosto de rotular, e independente dos resultados é importante
você dar mais atenção no sentido de participar um tempo maior
com ele, não é a quantidade é a qualidade de tempo com ele. Colocando limites e tarefas. mas isto irá depender também da idade dele.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

3 OUT 2015

Olá, Priscila. Você não citou a idade do seu filho e isto seria de grande ajuda para uma resposta mais adequada. Realmente é necessário verificar se há algum problema neurológico que necessite de tratamento medicamentoso. Após a realização de todos os exames e caso constatado um problema que exija o uso de medicação, o tratamento psicológico deverá surtir um efeito mais efetivo. De qualquer forma sugiro retomar o tratamento psicológico, na abordagem cognitivo-comportamental, que possui protocolos específicos para o tratamento do TDAH que, se seguidos adequadamente em todos os ambientes em que a criança frequente (escola, família, recreação, igreja), podem auxiliar no controle da hiperatividade, impulsividade e agressividade inerentes a este quadro. Espero ter ajudado. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu