Eu sou um gênio ou um doente?

Feita por >Cristian Eduardo Ullmann · 25 jun 2021 Psicologia clínica

Me chamo Cristian, com 19 anos, vou contar um pouco sobre mim, quando eu tava na escola aquele menino tímido e ingênuo, sem amigos comecei com a maconha com os 14.
Com o passar do tempo reparei que muitos riam de mim talvez pelo fato de eu ser só e eles em grupinhos, mais até aí não me afeto, isso já no ensino médio.
Mas foi piorando no ponto de abandonar escola, até professores e diretores me pressionava, eu só fumava, não fazia nada de errado. Mas muitos adolescente falavam de mim e riam porque tenho dificuldade de me expressar, eu aturava os outros zoarem comigo porque eu sou pequeno e só.
Quando fui pro meu primeiro emprego em mercado, os clientes me observavam trabalhar e começavam a rir do meu jeito estranho, funcionário do mercado não se aproximavam e olhavam com nojo. Meu chefe me odiava. Mas não mandava embora porque carregava tudo nas costas rendendo absurdamente bem, sou muuuito perfeccionista .
Relacionamento em casa sempre foi brigas pelo fato de eu fumar, minha mãe é muito tóxica e estressada, ela fica o dia todo xingando eu e minha irmã, e se falar algo ela manda ir embora de casa.
Mas tudo pioro quando entrei em uma empresa grande e promissora, pelo fato de eu ser tímido e não sei me expressar todos riam de mim para me pressionar.
Tinha um em específico que fez de tudo pra me ferrar, ele era o amiguinho do chefe, e de todos, então fazia as rodinhas pra rir da minha cara.
Porém eu sempre fui o prodígio onde quer que trabalhei dou conta de fazer oque 3 pessoas normais fazem, e ainda com sobra d tempo, meu raciocínio para trabalho é enoorme, mas quando descobriram que fumo maconha lascou, ficavam falando que sou doente, viciado, preciso de tratamento, ficavam me encarando , quando eu olhava e voltava a trabalhar se matavam de rir.
Com esse tratamento me distanciei da maioria, e aí que o chefe começo pegar no meu pé, todos pegavam no meu pé dizendo que eu tava doente era antisocial, e que, se eu continuasse assim não ia crescer.
E não parava por aí todos os dias faziam alguma coisa pra me chatear e pressionar, queriam que eu conversasse, me abrisse, só que todos mostraram me odiar e eu não forço simpatia.
Rolou muita depressão lá dentro, trabalhei com uma fratura na costela tomando vários analgésico só para não ganhar a conta cheguei a chorar de dor trabalhando com dores por umas 3 semanas.
Não foi o suficiente começaram a achar que eu tava fingindo, mesmo carregando peso o dia inteiro me adaptando com a costela machucada e dando conta de tudo, esperaram eu melhorar e vieram pior, falando que se eu não conversasse ninguém me defenderia( me culpariam ).
Eu me decidi pedir a conta, sofri outro acidente e perdi minha vista esquerda, agora sou monocular, porém agora quem me pressiona é minha familia dizendo que sou vagabundo desocupado, todos os dias brigando.
O pior que não sou vagabundo, eu consigo ser o melhor em qualquer área, brincando, consigo criar métodos que estavam a anos na mesma, consigo fazer 3 trabalhos diferentes ao mesmo tempo, mas dou antisocial, não gosto das pessoas, porque onde quer que eu vá escuto muitos dizendo que sou um doente, um coitado, ou um fingido, isso dói na alma, não consigo mais olhar pra pessoas depois de escutar isso.
Porque o mínimo que um trabalhador dedicado merece é respeito, mais eu pareço um palhaço onde quer que eu vá.

Minhas qualidades:
Sei desenhar qualquer coisa.
Gosto de escrever.
Minha mente é uma calculadora.
Eu sei produzir muito mais rápido que os outros.
Me adapto a qualquer serviço.

Meus defeitos:
Não sei puxar conversa
Muito timido e introvertido
Sou sozinho triste depressivo

Vivo todos os dias com a mente me torturando, só tenho meu cachorro e minha irmazinha

Meu pai me olha com nojo e não fala comigo, minha mãe super estressada do nada explode e xinga até a alma

A melhor resposta 27 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que responderei o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUN 2021

Olá Cristian! Obrigado por escrever. As suas duas perguntas são inadequadas. É muito complicado e raro definir uma pessoa como gênio. De outro lado as pessoas contêm partes doentes não são doentes. Voltando ao gênio: uma boa forma de dizer que uma pessoa vive, de fato, com inteligência, será quando predominar nela a felicidade, realizações culturalmente integradas, harmonia e bem estar.
A timidez, comumente, é temperada por ações compensatórias de extrema dedicação ao trabalho e ao estudo, de tal forma que não gera espaço para o importantíssimo desenvolvimento das habilidades para as trocas sociais corriqueiras. Isso faz com que os limitadores decorrentes da timidez se agravem.
Certamente você precisa viver, com mente aberta, persistência, dedicação, insistência e disciplina, uma caminhada científica com psicólogo.
Desarme tuas emoções, permita-nos te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice de mortes do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos. Senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8699 respostas

26 JUN 2021

Cristian, parece q vc tem uma condicao atípica, vc precisa fazer uma avaliação com um profissional competente. Muitas vezes o simples fato de receber um diagnóstico preciso sobre sua condição e orientações e tratamentos adequados já será suficiente para te trazer muita qualidade de vida.

Com o diagnóstico exato do q vc tem vc será capaz de vencer muitos de seus desafios diários.

Vou torcer muito para q vc encontre isso!

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema