Ela sofre de filofobia?

Feita por >Angelo · 5 out 2022 Abordagem psicológica

Passei a me envolver uma mulher de 27 anos há 4 meses, sendo que eu tenho 30. Como ela morava a mais de 200km de distância, mantínhamos contato diariamente por meio de mensagem. Quando dava, por conta do serviço, nos encontrávamos. Até que ela foi transferida pra mesma cidade que moro.
Desde então, nos tornamos mais próximos, saindo todo final de semana, comigo dormindo em sua casa e tudo mais.
Até que ela passou a se afastar de mim, sem nenhum motivo aparente. Corri atrás e perguntei o que era, no que ela me responde que está se apaixonando e para ela não sofrer, prefere manter distância. Eu a peço em namoro, no que ela aceita, mas faz várias perguntas, se eu vou amá-la pra sempre, se eu não vou machucá-la, se meu encanto não acabará com o tempo, etc.
Ela me explicou que namorou um rapaz por 7 anos, (seu primeiro namoro, que começou com 13 anos), se casaram e depois de alguns meses ele a traiu e foi viver com a amante. Arrasada, entrou num outro relacionamento, do qual o rapaz era possessivo. Ela sofria crises constantes de ansiedade, chegando até mesmo desmaiar por não ter coragem de terminar. Criou coragem e terminou, e desde então está solteira, há 7 anos.
Ela se mostrava bem insegura, perguntando se eu realmente a amava. Ok. Namoro firmado, aliança no dedo, ela sai contando que está namorando e tudo mais. Ela até me levou para conhecer seus pais que me adoraram. Porém, no dia seguinte, sem explicação alguma, ela diz que quer terminar.
Fui até seu apto, onde ela claramente arrasada me disse: "Não estou me sentindo a vontade com nosso namoro. Estou arrasada, incomodada, asfixiada, com crises de ansiedade. Eu tentei, juro que tentei, mas não consigo". Disse que ok e fui embora, com ela aos prantos. Naquela noite, ela me excluiu de todas as redes sociais, mas não me bloqueou no WhatsApp, do qual até agora não mandei mensagem.
Isso faz uma semana, e eu não consigo entender porque ela decidiu terminar um namoro prematuro de forma tão repentina um dia depois de ter me levado para conhecer sua família. O encontro foi tudo perfeito, estava tudo indo bem. Ela parecia estar mais apaixonada do que nunca.
Enfim. Eu a amo muito, e não quero perder a chance de perdê-la. Se ela realmente sofre de filofobia, o que posso fazer para reconquistá-la?

A melhor resposta 7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 OUT 2022

Olá Angelo, obrigada pelo contato. Respondendo sua pergunta: não tem como afirmamos um diagnóstico somente pelo seu relato, pode ser que ela sofra de filofobia ou não. Mas a questão aqui é você, o quanto você consegue suportar e o quanto sua saúde mental ficaria prejudicada. Percebo que essa situação tem te trazido angústia, e todos nós temos um passado/traumas, realmente pelo que você disse ela sofreu bastante em relacionamentos anteriores, mas você no meio dessa "confusão" vai se sentir como? Infelizmente muitas vezes não conseguimos curar feridas emocionais de outras pessoas, acredito que seja o caso dela buscar terapia. Fico a disposição.

Ana Laura Carvalho Psicólogo em Ribeirão Preto

42 respostas

6 OUT 2022

Bom dia Angelo,

Situação bastante complexa. O histórico dela aponta para a possibilidade de tratar-se de uma aversão a compromisso, com receio de se machucar novamente, contudo, há uma série de outras possibilidades, desde ser exatamente isso, como poder ser que ela realmente não queira ter um relacionamento agora, ou estar interessada em outra pessoa etc. Nesse ponto, a maior questão é: você ainda quer ter alguma atitude no sentido de compreender e ver se há algo que possa possibilitar essa relação? E ela mantendo a posição dela, você consegue lidar com o fato de que, independentemente da motivação, esse relacionamento não seria possível, devido a ausência de disposição de ambos os lados? Esse caso vale uma série de reflexões e atitudes responsáveis, para que possa ter um bom fechamento.

Fico a disposição para oferecer suporte nesse momento.
Att.
Psicólogo Marcio Guimarães Junior

Marcio Guimarães Jr & Jéssica Mendes Psicólogo em São José dos Campos

26 respostas

6 OUT 2022

Angelo,
Ela te perguntou se você vai amá-la, se não vai machucá-la (física, moral e emocionalmente) se teu encanto não vai se acabar com o tempo...
Perceba que, pelo que ela te contou do histórico dela, se trata de uma pessoa sofrida, que passou por situações difíceis e o medo dela é de sofrer novamente...
Perceba que ela tem conflitos para resolver internamente, traumas que precisa curar... ela precisa de Psicoterapia para resolver estas coisas todas, que não tem nada a ver contigo, mas que vem à tona. E que se ela não resolver isso, ela não poderá viver um casamento, uma união com outro porque o resultado vai ser cada vez pior... ela precisa entender que isto acontece, até ela aprender que deve curar, resolver o que tiver que ser resolvido.
Feito isso... a vida segue normalmente com harmonia e crescimento.
Diante disso, o que você escolhe? Estar com ela e auxiliar ela a enfrentar este trabalho com ela ou cair fora?
Ela foi bem sincera contigo: “vai me amar sempre?”
Você também pode iniciar um tratamento para você mesmo... a tua saúde emocional e energética vai ser e permitir que ela se sinta cuidada e amada. Você vai precisar de ajuda para não deixar que esse cuidado se transforme em dependência.
Vocês dois precisam ser maduros, cuidar e resolver seus problemas. Assim poderão continuar juntos.

Ficou claro?
Abraços.

5817 respostas

6 OUT 2022

Olá Angelo! Obrigado por escrever. Ela, certamente, deve no tempo dela, conforme a história que você relatou, reorganizar a vida, as buscas, as reflexão sobre a história e os caminhos que foi trilhando. Você, por outro lado, precisa superar a questão do rótulo: "filofobia". As pessoas são extremamente maiores do que os rótulos que damos a elas. Quando nos fixamos nos rótulos, deixamos de ver a riqueza, a complexidade a genuinidade de cada pessoa.
No que se refere a namoro, namoro, de fato, é experiência para se conhecer melhor, se aproximar, que na maior parte das vezes, por razões que podem ter ligação, origem ou implicação em ambos ou apenas em um dos parceiros, terminar.
Para reconquistar, o que é inadequado, por ser uma hipótese que desrespeita a decisão dela e não apagará isso da história de vocês, será preciso que você amadureça e sinta-se essencialmente diferente, que ela amadureça, dê novo significado para o futuro e novo vínculo com você, daqui a alguns anos.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.