Crinca de 5 anos tem malicia?

Feita por >.marie · 5 jul 2024 Psicologia infantil

Meu filho tem cinco anos e peguei ele mexendo na bunda da irmã dele ela estava dormindo, já tomei providências com ele, mas me assustei.

A melhor resposta 15 JUL 2024

Olá Marie, como vai? Bom, crianças pequenas tem muita curiosidade sobre o corpo e isso é natural do desenvolvimento infantil. Entretanto não ficou claro no seu relato que tipo de providências seriam essas, mas é preciso ter cuidado para não ficar punindo a criança por algo que ela não elabora bem ainda. O importante é que os pais estejam sempre explicando e orientando os filhos de uma forma tranquila, sem pressão, medo ou punição desnecessária. Pense nisso e tudo de bom.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1358 respostas

11 JUL 2024

Malicia como o adulto não. Isso aí é normal da sexualidade infantil, questões de curiosidades sobre seu corpo e o dos demais. Cuidado com essas tais "providências" porque se forem recheadas de proibição, extremismos, isso sim pode gerar traumas e questões que vão repercutir seriamente na vida dele mais pra frente. Caso queira mais informações sobre a educação para o universo infantil, entre em contato.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

9 JUL 2024

Oi Marie
A sexualidade inicia por volta dos 4 anos e meio. A criança percebe que tocando em determinadas partes do corpo, ppk, penis sente uma reação diferente do que tocar em outras partes, mas ela não associa como sexo, ela percebe reações diferentes. Espero que estas "providências" suas não tenham sido contaminadas de proibição, medo, culpa.
A criança é pura e não tem as intenções contaminadas dos adultos. Deve ser orientada sim, mas sem condenações, proibições, maldades...

6351 respostas

7 JUL 2024

Bom dia! >Marie! Obrigado por perguntar. Certamente nessa idade, a criança pondera a sexualidade com idade dela, temperada com as vivências. O que precisaremos estudar, são as experiências de seu filho, possivelmente estimuladas, talvez sem consciência, por adolescentes, adultos ou mídias de convivência. De forma direta, não tenha ações em relação a ele. Ofereça ocupações e estímulos adequados aos que deseja que ocupem a educação e desenvolvimento dele

9313 respostas

7 JUL 2024

Essa fase é feita de descobertas, é necessário uma conversa para entender em que contexto aconteceu para saber que direcionamento tomar. Tudo precisa ser feito mediante a uma comunicação não violenta. Caso precise de ajuda estou a disposição.

Jaqueline Farias Psicólogo em Atibaia

8 respostas

6 JUL 2024

Olá mãe, há certas curiosidades sobre esses assuntos na infância, mas é sempre importante estar aberta a conversar e abordar certos temas de acordo com a idade da criança. Se houver necessidade estou aberta a conversar sobre.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

6 JUL 2024

Olá mamãe, Observe se há padrões ou contextos específicos em que o comportamento ocorre. É importante compreender se há alguma motivação, como curiosidade, busca de atenção, ou imitação de comportamentos observados em outros lugares.
Tenha uma conversa tranquila e sem julgamentos com seu filho para tentar entender o que ele estava pensando ou sentindo ao fazer isso. Use uma linguagem que ele possa compreender. Nunca ou jamais o castigue ou faça uma punição, pois pode reforçar esse comportamento.
Mas indico que ele faça o acompanhamento psicológico.
Espero que tenha ajudado!

Márcia Lolato Psicólogo em São Paulo

1 resposta

6 JUL 2024

Exitem diversos fatores que podem aguçar a sexualidade mesmo em crianças.
É possível haja curiosidade, devido a inúmeros fatores e possibilidades.
Mas não há se pode afirmar que existe malícia ou intenção como um adulto.

David Marcos Barbosa de Lima Psicólogo em São Paulo

1 resposta

6 JUL 2024

Olá, mãe
É nessa fase que ocorrem as descobertas a respeito dos órgão sexuais.
Por ser um assunto delicado, é importante orientar a criança e procurar ajuda de um profissional especializado.

Débora Inácio Psicólogo em Extrema