Como me dedicar ao autoamadurecimento?

Feita por >Louise · 5 jun 2024 Abordagem psicológica

Terminei um namoro há alguns meses e de um tempo pra cá tentei me reaproximar mas não consegui, hoje minha ex disse que nunca vamos voltar mesmo não guardando rancor/raiva e isso me deixou horrível, sinto como se mais ninguém pudesse me fazer bem como ela fazia. Tenho uma certa dependência mas estou tratando, ainda sim tinha esperança de algum dia ficarmos bem, devo dar tempo ao tempo e ver o que acontece?

A melhor resposta 6 JUN 2024

Olá!
Acredito que uma forma possível de lidar com essa dependência seja justamente investindo a energia em ti, já que era investida nela. Acredite, você é a única pessoa que sabe te fazer feliz como você gostaria que alguém fizesse.
Apesar disso, entendo que vivemos essa dependência em função de múltiplas possibilidades que conversam com nossa história, por isso acredito que a escuta de um psicólogo pode ser muito útil nesse momento, uma vez que ele pode te ajudar a encontrar um caminho de autonomia e de melhora na sua relação consigo e com terceiros.
Caso isso tenha feito sentido pra ti, entre em contato comigo, assim podemos conversar maus sobre!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

956 respostas

6 JUN 2024

Bom dia, Louise! Grato por escrever. Você perguntou correto. Você não está sendo namorada de si. Assim sendo, não pode implicar complemento de namoro para outra pessoa. De fato você precisa amadurecer, precisar desenvolver melhor autoestima, amadurecimento, entendimento da essência de tua identidade, possibilidades e potencialidades.
Isso virá mais rápido com a assessoria científica de um psicólogo, desde que você venha a nós, com mente aberta, persistência disciplina, regularidade e disposta efetivamente para a prática de tua vida autônoma.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9366 respostas

6 JUN 2024

Olá, nem tudo acontece como gostaríamos, nem todas as pessoas atendem nossas expectativas. Aproveite este momento para olhar para você. Cuidar da sua saúde mental e buscar uma qualidade de vida para se sentir bem primeiro com você e depois com outras pessoas. Viver na expectativa de algo que já foi colocado que não existe possibilidade de acontecer só vai trazer prejuízos para sua vida. Fico a disposição para ajudar neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

352 respostas

6 JUN 2024

Olá!
Serei bem sincero no que vou colocar aqui, depois de ler o seu relato, deu para perceber que o que vc esta passando no momento é um momento normal dentro do período de luto por um termino de relacionamento, no caso o que te liga a sua ex namorada ainda não é um sentimento ainda existente, mas sim a lembrança de um sentimento que vocês compartilhavam e que você tem a esperança que caso reatem esse sentimento vá ser igual ao que era antes. A existência dessa esperança e lembrança do sentimento faz você pensar que novas experiencias não valham apena, devido ao trabalho que da para construir uma ligação com outra pessoa e o medo de se relacionar com alguém que possa ser ruim para você, fazendo assim você automaticamente desejar o retorno com a sua ex por ser uma "garantia" de relacionamento, contudo vocês terminaram por algum motivo.
No seu caso, você já esta cuidando da sua dependência, compreender os motivos para essa dependência ser tão presente é um dos primeiros passos para um bom auto amadurecimento, conjuntamente focar mais a sua energia em si mesma, cuidar de você e do que te faz bem, realizar atividades de lazer prazerosas, ter atividades em grupos diferentes e investir a sua energia no seu auto cuidado é o mais recomendável nesse momento, não precisa pensar no "ver o que acontece".

Espero ter ajudado.

Yagho Fernandes da Silva Psicólogo em São Paulo

7 respostas

6 JUN 2024

Ola Louise.
Procure fazer terapia e busque atividades em grupo e outras atividades que lhe causem boas emoções como atividades físicas, cursos, etc. Evite ficar ociosa.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba