Como é o tratamento de fobia social através da hipnose clínica?

Feita por >Vitória Nívia · 28 jul 2016 Hipnose

Ouvi falar sobre hipnose clínica para tratamentos de fobias, traumas, depressão. Dizem que em alguns casos, dá pra curar em uma sessão. Gostaria de saber qual a possibilidade de cura, se funciona e como acontece.

A melhor resposta 28 JUL 2016

Boa Tarde, Trabalhamos com regressão de memória mas sem hipnose. Em nossa experiencia, a fobia, de qualquer tipo, é um sintoma de evitação. Identificamos alguma situação, consciente ou inconsciente, que favorece uma identificação com um "passado" onde tudo ocorreu sem nosso controle e provocou sofrimento.
No presente, o individuo é levado a crer, que se controlar a situação, tende a não sofrer, então desenvolve métodos de controle para evitar das situações perigosas.
Mas a solução acaba gerando muito sofrimento também e não elimina o medo de ocorrer o que ocorreu no "passado" ou "na outra vida".
Tratamento de fobia não costuma ser rápido, porque a cura está ligada ao enfrentamento do "passado" que se quer evitar,
Não existe como prever quantas sessões seriam necessárias.
Mas a terapia de vidas passadas tem sido muito efetiva em vários caso e pode ser uma excelente indicação para melhora de vida e até de uma possível cura, mas isso é muito caso a caso.
No geral, a TVP é bem mais rápida do que uma terapia convencional.
Tratamentos com regressão de memória com ou se hipnose pode ser uma boa indicação para você.
Espero ter ajudado.
Estamos a disposição

Psicólogo José Alexandre Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

21 DEZ 2021

Olá! Para a fobia social o melhor tratamento hoje é a terapia cognitivo comportamental. Não se tem estudos que embasem que a hipnose seja a melhor escolha para tratamento de Transtornos menstais

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

31 MAI 2019

Olá Vitória.
Existe muito desconhecimento e, então, opiniões sem consistência sobre a hipnoterapia.
A psicoterapia que utiliza a hipnoterapia é muito eficiente e rápida.
Existem vários diferentes de transe hipnótico: leve, médio e profundo.
Para a realização de sessões de hipnoterapia com sucesso basta que você esteja em um transe leve, ou seja, que teu cérebro esteja produzindo ondas alfa, ondas essas que são medidas pelo eletroencefalógrafo. Entramos em alfa todos os dias antes de dormir e pela manhã ao acordarmos. Para isso basta você fechar os olhos e relaxar. Assim você está em alfa ou em um transe leve. Nesse estado uma pequena janela de comunicação se abre com seu inconsciente. Nesse momento é que eu, como terapeuta, te ajudo a promover uma ressignificação de conteúdos emocionais inconscientes que estejam dificultando sua vida de fluir de forma livre e leve.
Lógico que isso não se faz em uma sessão, mas com um número bem reduzido de sessões se consegue bons resultados.
Abraço.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

23 OUT 2016

São casos raros que se resolvem em uma única sessão. A pessoa tem de ser muito responsiva e conseguir entrar em transe com facilidade e isso também depende muito da habilidade do psicólogo.
A hipnose é uma forma de terapia breve por tratar as causas inconscientes dos problemas, mas tem de ser usada dentro de um processo terapêutico, nesse caso ela funciona como uma ferramenta muito útil. Mas não é possível se precisar quantas sessões são necessárias. Cada caso é um caso.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

3 AGO 2016

Isso não existe. . Chamamos d hipnose d palco. Serve pra chamar cliente.
.processo é trabalhar o subconsciente e fortalecermos pra no dia a dia recuperar tds as dificuldades do qual se enfrenta.
Atendo há 30 anos.

Psicóloga Ana Luzia Correa Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

2 AGO 2016

Olá Vitória!
Por experiência própria, mesmo com o uso da hipnose (uso a psicoterapia Ericksoniana), a fobia social não se resolve em uma sessão, trata-se de um processo. Nos casos de fobia social, a hipnose funciona como uma técnica que favorece e apressa o processo de superação da fobia social.

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte

50 respostas

1 AGO 2016

Oi, Vitória! é impossível em apenas uma sessão terapêutica, o paciente estar curado de depressão. A hipnose pra quem sabe fazer uso da técnica é uma ferramenta importante no tratamento psicanalítico. Porém a depressão deve ser trata também, por um psiquiatra. Boa sorte!

Silvane dos Reis Rodrigues Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

30 JUL 2016

Boa noite, a hipnose funciona sim, mas dentro de um processo terapêutico e quando é usada por um profissional com formação em hipnose clínica. Ela é uma técnica muito útil pois permite que se acesse os registros da mente inconsciente, possibilitando se localizar as causas que tenham gerado o problema a ser tratado. É uma terapia muito mais rápida do que a convencional, mas antes de se submeter a hipnoterapia é preciso se fazer uma avaliação para ver se a pessoa tem facilidade de relaxar e entrar no transe hipnótico.
Tem pessoas que desejam se submeter a hipnoterapia, mas não conseguem entrar no transe por serem muito racionais, muito controladoras, por medo, por serem muito ansiosas. Tudo isso precisa ser avaliado antes de se iniciar a hipnoterapia.
Como cada ser humano é único não dá pra afirmar que é possível se resolver o problema em uma única sessão, é preciso estudar cada caso e ver se a hipnoterapia é a melhor indicação para aquele caso. Em casos que a pessoa tem facilidade de entrar no estado de transe e é bastante responsiva é possível se lidar com o problema com poucas sessões.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

29 JUL 2016

Ola Vitória,
A hipnose acelera o processo por ter acesso mais rápido aos traumas, memórias que foram bloqueadas, mas não é mágica. A hipnose é uma ferramenta utilizada por psicólogos com formação em hipnose. Alguns profissionais dizem não acreditar na hipnose por falta de conhecimento. As neurociências vêm comprovando que nosso cérebro tem uma grande capacidade de regeneração e para isso usamos várias técnicas de estimulação cognitiva, como meditação, hipinose,etc.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga Clinica Cognitivo-Comportamental
Neuropsicóloga, Hipnoterapeuta,
Especialista em Neurociências/Reabilitação

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

28 JUL 2016

Olá Vitória!
Percebo que muitos pacientes se interessam pela técnica de hipnose com a expectativa de obter resultados imediatos.
Eu como profissional não acredito nos benefícios da hipnose e oriento que você procure um psicólogo - o processo da psicoterapia pode ser um pouco mais longo do que você espera resolver ''em uma única sessão'', mas com certeza será mais eficaz.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 JUL 2016

Vitória, não existe, na psicologia, uma cura mágica ou rápida. O processo de entendimento do problema e a mudança de comportamento assim como o manejo das situações frente aos sintomas são processos demorados e muitas vezes dolorosos para os pacientes. Falar em cura com relação a problemas psicológicos é um tanto complicado. Mas vamos a sua pergunta. A hipnose é uma ferramenta muito útil e como toda ferramenta sua eficácia está ligada a responsabilidade e conhecimento técnico de quem usa. Sim, ela pode ser usada para tratamento de dor, de fobia social, de dependência química. Não, eu realmente não acredito que isso se resolva em uma sessão e digo mais, é bem possível que possa haver deslocamento de sintoma. Fobia Social é um quadro com vários sintomas. Se você não tiver necessariamente fobia social, mas apenas alguns sintomas, fizer essa hipnose de uma sessão e ser "curada", é bem provável que surja outro sintoma de outra coisa, pois o problema não foi resolvido só mudou de lugar. Verifique bem as credenciais do profissional que você buscar. Boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza