Vivo dentro da minha mente, não sei se é timidez ou possível distúrbio

Feita por >Lua Vitória · 19 jul 2022 Timidez

Percebi que vivo muito dentro da minha cabeça e isso pode não ser saudável. Sempre fui assim, mas não percebia, só vivia e pronto.
Sei que tem a ver com uma infância e adolescência repleta de bullying e exclusão, pois desde a minha 1 série até o fim do ensino médio, eu era muito sozinha e passava o recreio, ou lendo na sala vazia ou conversando com as funcionárias da limpeza. Entrei em alguns cursos de faculdade (larguei todos) e neles também ficava sozinha.
Ou seja... era eu e meus pensamentos. Acredito que isso seja a resposta do porquê eu viva dentro da minha mente até hoje, afinal, tive poucas pessoas com quem conversar. Foram muitos anos quieta, então nunca soube se afinal era timidez ou se foi consequência por todos esses anos assim.

Hoje em dia estou com 28 anos e falo pouco, sinto que não consigo me expressar direito, sinto que não tenho assunto, não me encaixo em conversas em grupo. Até gosto de estar próxima de outras pessoas, mas sinto que sempre estou na minha mente, no meu mundo. Por exemplo, mesmo que eu esteja na praia com meu namorado e os amigos dele, gosto de ir catar conchas e ali fico eu e eu. Observo as cenas como num filme, vejo beleza em tudo, nas águas, nos verdes, nas cores do céu, então sei que fico observando as coisas ao meu redor, mesmo que tenha gente por perto. Imagino como seria representar em pintura ou em fotografia, criar um video com as cenas que estou vendo, e se me deixar vou indo...
Não gosto da obrigação de ficar falando só pra preencher espaço vazio, e meu namorado chama muito a minha atenção por isso, diz que viajo, que as vezes estou introspectiva demais e se ele não puxar assunto comigo eu fico quieta. A única pessoa amiga que tenho é meu namorado. Volta e meia conheço alguma garota que até possa a vir ser uma amiga mas é difícil manter conexão pois chega uma hora que os assuntos acabam, a euforia passa e fico me sentindo sem conteúdo de novo.

>> O problema é que meu contrato temporário de trabalho vai acabar em março de 2023 e estou tendo ansiedade em me imaginar fazendo entrevista de emprego, entrando em outro serviço completamente diferente do meu (sou agente de pesquisa do IBGE e faço as pesquisas sozinha, vou de bicicleta curtindo o caminho até as casas das pessoas e as entrevisto - e isso eu tiro de letra, pois minha dificuldade está em MANTER conexões). O IBGE foi meu primeiro emprego (entrei com 25) então não tenho o que falar de mim, sinto que não sou interessante, não tenho nada a agregar, não há nada que eu REALMENTE saiba fazer e seja boa. Todo mundo é apaixonado por algo e é bom nisso, e eu não tenho nada. Tudo que começo eu largo, parece que todo dia me encanto com uma ideia diferente e logo perco a graça, até hoje não sei o que fazer da vida, tenho dificuldades de me imaginar a longo prazo, planejar e cumprir parece impossível pra mim, sou irresponsável, procrastinadora e auto sabotadora.

Isso está tirando meu sono e volta e meia me pego com as mãos trêmulas quando começo a pensar que dentro de alguns meses vou estar totalmente exposta assim.

A melhor resposta 20 JUL 2022

Olá
Imagino que essa introspecção possua certa veia artística, não? Se ainda não experimentou, faça essa tentativa, sinto que podem sair coisas interessantes daí.
Bom, penso que ser uma pessoa introspectiva não possui nada de errado. Te dá uma boa intimidade consigo mesma e uma capacidade de apreciar o mundo de uma forma muito própria. Entretanto, por vezes, essa introspecção pode se confundir com um isolamento. Assim, nossas angústias ecoam nesse espaço e só nos faz mal. Por isso sugeri alguma expressão artística: para que você possa trazer ao mundo algumas dessas angústias e ansiedades que te atravessam. É no contato com outro que alguns novos sentidos podem ser construídos. Então te sugiro buscar um processo de terapia afim de trazer isso ao mundo, tornando possível uma organização desse "eco".
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

955 respostas

5 AGO 2022

Oi Lua Vitória!
Você realmente precisa se conhecer;
Você desconhece a si mesma e por isso está nesse sofrimento.
Precisa saber como a sua mente funciona, como ela se organizou para funcionar diante dos desafios que encontrou desde o primeiro dia da tua gestação até teus 4/5 anos.
Durante este período a sua mente enfrentou desafios, aprendeu e criou recursos e sobreviveu e você está aí.
Precisa agora saber quais são estes recursos usá-los para ter sucesso em tuas investidas, tanto de trabalho quanto nos relacionamentos e na sua forma de amar.
A sua mente tem o manual de seu funcionamento.
Você tem um enorme potencial, tem recursos que precisam ser acionados, utilizados.
Sofre porque ainda desconhece.
Faça Psicoterapia
Abraços

6353 respostas

21 JUL 2022

Olá Lua Vitória.
Sugiro fortemente que faça uma avaliação Psicológica com um Neurologista ou Psiquiatra para descobrir se há algum fator genético familiar envolvido ou se são só as habilidades sociais que devem ser desenvolvidas. Com o laudo em mãos procure também um de nós psicólogos aqui neste site para diminuir a Ansiedade, desenvolver as suas Habilidades Sociais, auto estima e assertividade que é uma forma de comunicação mais positiva e eficaz. Fico à disposição para desenvolver esses tópicos no processo de terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

889 respostas

20 JUL 2022

Olá Lua Vitória,

Nem todo mundo é igual. Tem pessoas socialmente mais ativas, outras mais introspectivas. Nada demais ter um tempo para si e seus pensamentos, contemplar uma paisagem bonita e se deixar levar pelas emoções que ela desperta. O problema está quando essa introspecção traz prejuízos à sua vida. Quando nos sentimos diferentes dos outros e esse sentimento nos incomoda. Quando parece que não conseguimos criar laços, sentir prazer no que fazemos, nos sentimos ansiosos diante de qualquer desafio. Certamente, tem muita coisa boa dentro de você. Conhecer-se melhor, compreender suas habilidades, suas capacidades e até seus limites é importante!! Um trabalho com psicólogo poderá te ajudar a atingir esse autoconhecimento e superar essas questões.

Maria Helena Rocha Azevedo Pincherle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

7 respostas

20 JUL 2022

Oi Lua! Que bom que você escreveu! Certamente há uma mistura de três componentes básicos: timidez, falta de treino e desistência antes da hora. Sempre o começo é mais difícil. Como você começa muito, apresente o registro predominante do mais difícil. É algo como plantar arroz e desistir da colheita no terceiro mês, algo como cozinhar, fazer o prato e não comer.
Socialização é necessidade: é conteúdo mais importante do que Português ou Matemática. Não creio em distúrbio, pelo que você escreveu. Provavelmente trata-se apenas da colheita do que plantou até aqui. Modificar é necessário. Com a ajuda técnica de um psicólogo, será mais fácil, mais profundo e mais rico.
Conte conosco.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos, ditos "líderes religiosos", querem é dinheiro, são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras e elimine criadouros de mosquitos.

9314 respostas

20 JUL 2022

Olá Lua!
Gratidão por compartilhar a sua história, tem bastante território a ser percorrido, certo?
Um acompanhamento psicológico poderia te ajudar para resgatar essa trajetória, acolher a criança interior e integra-la a adulta.
Conhecer melhor a si mesmo vai te ajudar a gerir essas emoções e consequentemente você terá mais qualidade de vida e assertividade para lidar com os novos desafios.

Camila Yume Bertoluzzi Psicólogo em São Paulo