Não consigo superar eventos passados e isso me prejudica atualmente

Feita por >CR · 29 mai 2022 Traumas

Olá, meu relacionamento de 4 anos terminou no fim de 2020 por escolha minha e orgulho, vivíamos uma relação estável mas que eu sempre discutia o fato de ele ser um rapaz bom demais e merecer alguém a sua altura, fora isso eu discutia com ele em relação a sua mãe e família pois em 4 anos, ele nunca pode dormir em casa mesmo sendo maior de idade. Havia muitas frustrações nesse quesito de família, perto do término cheguei a falar com ele sobre estar sentindo que nossa relação agora parecia mais como apenas melhores amigos. Foi doloroso e difícil mas decidimos tentar novamente pois estávamos perto de cumprir nossa promessa e finalmente nos casar e morar juntos, um sonho cuja data e simbolismo era muito importante. Acontece que pouco tempo depois ele sofreu um acidente no trabalho e ficou acamado, entao se antes eu não ia com frequência a casa dos meus sogros por não me sentir bem com eles agora para auxiliar meu ex noivo eu PRECISAVA ir até lá. Isso começou a né estressar tanto que eu comecei a propositadamente dar sinais de que não estava contente com eles. Meu ex se sentia inútil e certa vez dentro desse tempo tivemos uma discussão por eu ir dormir até tarde falando com outras pessoas, ele nunca teve nenhum tipo de traço de ciúmes e eu sim, me sentia até mesmo culpada pelo acidente dele, a discussão foi pesada para mim, que sabia que estava errada e era um misto de emoções. Nós nunca discutíamos e essa vez valeu por todos os 4 anos. Sentia falta de atenção, de novidades, e coisas assim... ele trabalhava e estudava e tinha pouco tempo. Parte de mim entendia isso e outra parecia uma criança mimada. Ele disse que não gostaria que eu ficasse com ele por pena e no momento eu só pensava que nunca levava nada que eu dizia a sério e dessa vez faria isso terminando. Fui falar com ele, pedi desculpas entre demais coisas que nunca conseguir contar como as coisas que ocorreram em crises fortes de ansiedade em que tinha uma pessoa da qual eu era dependente emocional que mesmo estando muito longe daqui conseguia me influenciar. As coisas não foram boas mas falar tudo que não saia foi bom... me senti leve e sabia que ele acharia pessoas melhores, eu queria o melhor para ele. E eu, sabia que do jeito que eu era e ainda sou, só traria frustração. Então ate aí mantivemos contato um pouco mas pouco a pouco ele se fechou, e a única pessoa que sabia tudo sobre mim e em quem confiava plenamente agora não quer contato e aí notei como sou egoísta ele tem todo direito. Conheci meu atual noivo no trabalho e relatei isso ao antigo parceiro pois o mesmo disse que já não sentia nada por mim e continuamos amigos, era o que eu entendia. Bom, as coisas não fluírem bem e ele não queria mais falar comigo, nem me ver, nem nada disso. Me deixei a disposição e reafirmei que ele sempre seria alguém especial na minha vida, e que se caso precisasse e eu pudesse ajudar, era só falar. E aguardei. Como nunca me retornou eu fiquei na minha até ter uma dúvida sobre algo relacionado ao trabalho do meu ex sogro, um orçamento e então a resposta que tive foi simples: bloqueado de todas as redes sociais. Não só eu, como meu atual noivo que veio depois de meses de separação e meus parentes como pai e mãe. E isso me deixou incomodada. Acabei descobrindo que ele estava com outra pessoa e isso me incomoda muito, o fato de ter me afastado de tudo como nada. Eu venho relatando todas as minhas crises e os pensamentos ruins que tenho de voltar nas memórias e fazer diferente, machucar menos as pessoas, infelizmente, eu gostaria de ter feito diferente e isso me frusta e me causa nojo a respeito de mim e as decisões que tomei. Eu acho que no fundo, não poder parabenizar ele, não ter terminado bem, como tínhamos conversado, me abalou muito. Acho que tentei ser o mais sincera o possível e esperei que as coisas permanecessem amigáveis quando inflingi muita dor num momento delicado mas que entendi que seria melhor do que fazer com que esse ex perdesse seu tempo comigo. A maior parte de minha vida foi com ele, meu atual diz que tudo que eu sabia falar era do meu ex quando nos conhecemos porque, tudo que eu tinha vivido até então tinha sido na companhia dele sinceramente não sei como lidar, sei que é egoísta e basicamente é não respeitar as decisões dele, não saber entender que esse ciclo acabou e está tudo bem. A nova parceira não tem culpa de nada. As pessoas mudam. Eu mudei. Mas não consigo acalmar a mente e vivo no passado recriando os cenários, recentemente, as crises ficaram piores mentalmente e eu havia decidido que começaria a planejar o fim da minha vida por muitos motivos que envolvem as frustrações mentais da depressão, do toc e tag. Sou grata pela compreensão do atual parceiro para falar abertamente do passado que me tortura, mas sinto que isso se tornou perigoso. Egoísta. É um sentimento muito ruim. Não sei o que fazer e desisti de mais uma das formas de terapia.

A melhor resposta 30 MAI 2022

Olá CR! Obrigado por escrever. Na verdade você precisa amadurecer, focar na tua construção. O que você viveu, já viveu, passou. Pelas tuas próprias análises, fica claro que você consegue ver a contradições - algo natural no ser humano - tanto em você , quanto nele. Eventos passados não são para serem superados, são para serem ensinadores, amadurecedores. Aprendamos com eles.
A vida não facilita as coisas para aqueles que repetem o gesto de decidir das coisas antes do tempo razoável: psicoterapia, estudos consistentes, amizades consistentes. Também a vida não facilita para aqueles que insistem em vínculos que se mostram inadequados.
Vamos adurecer!
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: há muitos falsos políticos, mais ainda, há ditos "líderes religiosos" falsos que só querem dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto, pondere o uso de máscara, evite aglomerações e vigie para que não haja criadouros do mosquito da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8644 respostas

30 MAI 2022

Olá CR.
Você parece uma pessoa que tem necessidade de falar, portanto quanto mais puder escreva tudo que sente em um papel, e ao final rasgue e jogue fora o que escreve. Este exercício pode te ajudar a ter "insites", ou seja, pode vir a tona diversas situações que você precisa compreender visitando suas memórias enquanto escreve. Este exercício também pode te auxiliar a organizar e limpar sua mente de pensamentos que não são bons.
Porém, além de escrever mantenha seu vínculo com um psicólogo, pois é neste momento que você poderá buscar maior compreensão de quem é você, melhorar sua auto estima e dar foco na sua vida e naquilo que deseja.
Você relata ter TOC e TAG como está o seu uso de medicamentos? Este se faz importante para seu equilíbrio.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 MAI 2022

Olá CR.
Parabéns pela iniciativa de expressar seus sentimentos. Esse é o primeiro passo. Se permitir se acolher e buscar ajudar pra compreender suas configurações psíquicas.
Seu relato é expresso de sentimentos de cobrança e críticas a você nos dois relacionamentos.
Você inicia sua fala referente ao seu ex dizendo que ele merecia alguem melhor que você. Esse é um ponto que necessita ser investigado, ressignificado por você, pois à medida que você não se permitir merecer alguém, não conseguirá aceitar que alguém mereça estar ao seu lado.
Ao mesmo tempo, você se doa tanto, e esse também é um ponto de atenção com você, talvez acreditando que é você quem vai "salvar" seus relacionamentos.
Procure compreender as causas que te levam a tais posturas para que novos relacionamentos venham com novas configurações e se possível, procure acompanhamento para enfrentar esse momento.

Anônimo-379102 Psicólogo em Brasília