Viver, para quê?

Feita por >Blade · 3 abr 2022 Crise existencial

Desde pequeno que sinto vontade de morrer, eu n queria ter nascido, nunca me senti parte desse mundo. A primeira desgraça a acontecer comigo foi me descobrir gay, sofri bullying pesado na escola desde que me entendo por gente, me chamavam de tudo quanto é nome e me humilhavam diariamente, eu tomei asco da escola, repeti a quinta série duas vezes pq eu n conseguia ia pra escola, pensei em me matar tantas vezes, mas me faltava coragem. Com 18 anos me mudei de estado pra fugir da escola, eu morava numa cidade tão pequena q só tinha uma escola, n tinha como ir para outra, trabalhei nós piores trabalhos para conseguir sobreviver, mesmo assim terminei o ensino médio a noite, aos trancos e barrancos, foi difícil, mas eu consegui. Meu sonho era fazer uma faculdade, me forma e arrumar um emprego menos lixo, n consegui fazer a faculdade, a particular era cara demais pra eu bancar, a pública eu nunca consegui tirar uma nota boa no Enem, foi aí q eu descobri que era um analfabeto funcional, eu era burro, n conseguia aprender matemática, eu sempre detestei números, eu estava fadado ao fracasso, n consegui nada na vida, vou fazer 32 anos, eu fui empurrando a vida com a barriga tamanha minha desilusão com relação a tudo. N tenho amigos, o único namorado q eu tive me traia com qualquer um na rua, acabou pegando HIV e sífilis, por proteção divina eu n peguei, acabou que terminamos o relacionamento. Morávamos juntos e eu estou desempregado e tenho que sair da casa dele. Eu tava pensando, vou fazer 32 anos, desempregado, sem ensino superior, sem uma profissão, o país em crise, se eu arrumar um emprego será um subemprego onde serei humilhado diariamente e vou ganhar um salário miserável. Como se n bastasse tudo de ruim, ainda sou gay e é bem provável que eu morra sozinho, caso eu envelheça, pois n terei filhos. N tenho forças e nem inteligencia pra sair dessa situação, o que me resta a n ser a morte? Acabar com todo o sofrimento de uma vez por todas, eu n quero viver uma vida medíocre por mais 30 anos, eu cansei! Eu só quero que isso tudo acabe logo!

A melhor resposta 5 ABR 2022

Blade,
Eu te faço outra pergunta: Voce quiz nascer porque? para que? Voce quiz estar nesta existência com que objetivo?
Entendo o que esteja sentindo e passando, mas queria te esclarecer algumas coisas:
Não é verdade que voce é burro, cada um tem uma inteligência, uma sabedoria; voce é um ser, que está fazendo esta experiência aqui nesta Terra; Voce se desafiou e escolheu vir desta forma. Voce tem exatamente o corpo que precisava ter para fazer o que deve fazer. Agora está aqui passando por esta experiência, escolheu ser Guei, está sendo criticado atraindo para si o desprezo dos outros; voce está lidando com os mecanismos do sistema que é cheio de avaliações, crenças, limites, te coloca em medo, tem um sistema de avaliação frustrante, um sistema de ensino decadente; voce precisa agora de muita flexibilidade e diplomacia para lidar com este sistema sem se tornar o sistema.
Pouco importa se voce é Guei ou não, foi a forma de se expressar que voce escolheu; respeite a sua própria decisão e escolha.
Os outros não te aceitam, fazem gracinhas contra voce porque voce não se aceita; as outras pessoas e seus comentários são espelhos para voce. Se voce muda a sua imagem dentro de voce, a avaliação externa também muda. Tudo é desafio à sua inteligência; voce pode criar a sua realidade.
Voce é dono da sua vida, seja dono de si mesmo e não deixe os outros comandarem a sua vida; faça-se cego e surdo para as opiniões dos outros; voce tem o seu próprio ponto de vista.
Está sentindo pesada a experiência, mas tudo depende da forma como voce enfrenta. Não se coloque como vítima, ninguém é vítima; tem uma forte razão de porque está sentindo este peso; para entender isso, precisa fazer psicoterapia e não use a desculpa do dinheiro. É uma decisão interna de querer ser o que voce é e não o que voce julga de si mesmo.
Para a Vida, nada é errado, nada é certo, tudo faz parte da aprendizagem. Tem a liberdade e o livre arbitreo... use a sua inteligência para construir a realidade que voce quer para si mesmo.
Algumas coisas estã atrapalhando, o seu julgamento, o seu autojulgamento; isso te torna fraco. Se voce quer, voce pode.
Não existe tarbalho perfeito existe o trabalho que voce gosta e faz bem. Voce tem seus talentos, use-os.
O estudo serve apenas para ampliar o que voce escolher. O sistema te ensinou errado, colocou o estudo antes da escolha profissional; pode mudar isso: escolha a profissão que voce gosta, o trabalho que te dá prazer e depois, se necessário, busque conhecimento.
Não procure emprego, voce não veio aqui para ser empregado; voce veio aqui para realizar um trabalho, é aquele que te dá prazer. Ofereça este trabalho aos outros; em troca eles te dão dinheiro.
Voce nunca está sozinho se tem a si mesmo; faça as pazes consigo mesmo e se expresse da forma como voce se sente melhor.
Quanto mais voce for amigo de ti mesmo, quanto mais amar a si mesmo, mais autoestima vai ter, mais sucesso voce terá e mais as pessoas gostam de voce.

5920 respostas

7 ABR 2022

Olá Blade.

Entendo seu questionamento sobre as dificuldades que a vida lhe trouxe e de sua visão de mundo, o que não consegui entender é porque você está fugindo de você mesmo a tanto tempo, vejo que você tem feito tentativa desesperadas em encontrar algo fora do seu ser, mas as respostas podem estar ai dentro de você, não é possível alguém chegar aos 32 anos sem ter habilidades sociais e talentos.
Desilusões e fracassos fazem parte da vida para que possamos nos fortalecer e aprender com nossos erros, você tem colocado seu foco nas dificuldades que você já superou ou está em processo de superaração.
Procure atendimentos psicológico para que você possa se conhecer, há uma grande possibilidade de se surpreender com a pessoa que você é.

Abraços. Se precisar fico a disposição

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

7 ABR 2022

Blade, inspire profundamente conte até cinco e expire. Faça isso 3 vezes.
Pronto, agora vamos à sua demanda. Você tem cobranças demais aí. Parece que precisa de tudo resolvida na sua vida antes das férias de Julho!
Calma. A vida tem um ritmo lento e nós estamos acostumados com a correria. Mas podemos desacostumar. Você é jovem ainda e 30 anos é mto tempo! Muita coisa pode acontecer em 30 anos e vc está considerando apenas as ruins. E quanto as boas? Já imaginou tudo o q vc pode construir e conquistar nos próximos 30 anos? Não se pressione tanto. Você tem todo o tempo do mundo!!! Acredite!

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte

62 respostas

4 ABR 2022

Olá Blade! Grato por escrever. Você é você, muito maior do qualquer rótulo. Os trabalhos são todos importantes, por essa razão existem. Não há trabalho lixo. Você é uma pessoa em construção. Há muitos aspectos, muitas riquezas, muitas possibilidades que podem ser desenvolvidas por você. Será precisa definir as coisas de forma menos radical: evitar os extremos do trabalho lixo, da vida e morte, sozinho e acompanhado.
Você escreveu aqui porque quer construir saídas. A gente não descobre, constrói, embora muitas vezes sem consciência, muitas vezes movidos por emoções que distorcem os fatos.
Vamos conversar?
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja razoável com a máscara. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8767 respostas

4 ABR 2022

Olá
Apesar de todo esse sofrimento, vejo no seu relato uma garra muito grande. Veja que dificuldade foi chegar até aqui, que batalhas você já venceu! Eu sei que pode parecer que é um momento impossível de ser superado, mas compartilhando isso com um profissional, o peso pode ficar mais leve, mais fácil de carregar. Vocês podem juntos bolar novos planos, pensar em estratégias para esse novo momento da sua vida onde novas oportunidades podem surgir.
Eu sinto muito que você tenha tido uma infância difícil, também lamento pelo seu sentimento atual. Espero que isso possa, de alguma forma, te mostrar a força que você tem e te gerar combustível para uma mudança.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

4 ABR 2022

Olá, Blade!
Entendo que tu esteja passando por momentos difíceis e lamento por isso

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo