Vergonha de pedir ajuda

Feita por >Livia C · 21 jan 2018 Psicologia clínica

Bom, desde que eu tenho 12 anos tenho uma vontade imensa de ir em psicologo pois nao me sinto bem em relação a tudo desde entao. Hoje tenho 19 anos e nada mudou, minha vontade continua a mesma. Porem, apesar de eu ja ter pedido aos meus pais que eu fosse em um psicologo eles nunca levaram a serio e acabaram ignorando. Ultimamente eu tenho estado pior do que sempre ja estive. Meus dias são péssimos e meus raros dias bons não são o suficiente para me proporcionar uma felicidade verdadeira, ja que me sinto vazia e sozinha. Meus pais perceberam isso, ja que agora eu não to conseguindo controlar minhas emoções: eu choro toda hora (coisa que eu odeio fazer na frente de outras pessoas, principalmente minha familia) e ainda sinto raiva de tudo, toda hora. E agora eles finalmente concordaram em eu ir procurar um psicologo e apesar de eu ter a consciencia de que eu preciso e será muito bom pra mim eu tenho receio de contar meus problemas para alguem que eu nunca vi na vida. Tenho vergonha de principalmente chorar porque, como eu disse anteriormente, eu ja nao consigo mais me segurar e esconder minha dor das outras pessoas. Como lidar com essa vergonha? Apesar de eu saber que é importante ser verdadeira em uma consulta tenho medo de me abrir, ja que sempre que me abro com alguem nunca sou levada a serio.

A melhor resposta 22 JAN 2018

Lívia, você está projetando o sentimento que tem em relação a seus pais, numa pessoa que nem conheceu ainda. Imagino que seus pais não te levavam a sério em algumas situações (você relatou parte disso), então você acaba fantasiando que os outros terão esse comportamento com você, de não levar você a sério. Mas não é bem assim. O psicólogo é um profissional capacitado para ouvir, principalmente o sofrimento e a dor do outro. Quando você conhecer o profissional e começar a conversar, vai desabafar naturalmente. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 JAN 2018

Olá Livia!!! , bom ter o seu contato.

Em relação ao seu relato, sugiro que você entre em contato com alguns psicólogos pelos meios de comunicação e verifique se o acolhimento entre eles condiz com o que você deseja e qual a área específica eles atuam.

Pergunte como é o trabalho por ele realizado e pesquise sobre o currículo do profissional.

Os psicólogos devem oferecer um ambiente acolhedor, confortável e sigiloso para o atendimento e dentro de cada especialidade estão preparados para trabalhar com a demanda que lhes é trazida a fim de se buscar sempre uma melhora na qualidade de vida .

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

22 JAN 2018

Olá! Você citou que tem medo de se abrir já que não é levada a sério. Entenda que na psicoterapia você estará se abrindo com um profissional preparado para te ouvir e de alguma forma te ajudar a lidar com toda essa situação. Na psicoterapia não ha qualquer julgamento, não há certo ou errado. Ali é o momento que você se abrindo te trará um alívio e além disso será direcionada a viver de forma mais saudável. Espero ter ajudado. Boa sorte e abraços.
Psicóloga Daniela Lima

Psicóloga Daniela Lima Psicólogo em Osasco

8 respostas

22 JAN 2018

Olá Livia,

Que bom que pôde compartilhar essas questões aqui e que agora você irá ao psicólogo, sendo que possui esse desejo há algum tempo.
Te oriento a expor para o psicólogo, primeiramente, esse medo que tem de se abrir, assim ele poderá respeitar esse medo e, com o tempo, você sentirá mais confiança nele para poder se abrir, conforme vai se sentindo a vontade. O consultório deve ser um ambiente seguro para que você possa experimentar diferente. Dê essa chance a você.

Espero ter ajudado e qualquer coisa estou a disposição.

Abraço,

Ana Constantino

Ana Paula Constantino Psicólogo em São José dos Campos

15 respostas

22 JAN 2018

Olá, Lívia.
O psicológo está pronto para ouvir e não julgar, estamos prontos para acolher e ter empatia.
Você vai se sentir bem e segura.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

21 JAN 2018

Livia, boa noite! Que bom que compartilhou suas questões aqui. Fazer psicoterapia é bem diferente de quando contamos nossos problemas para familiares, amigos ou conhecidos. O psicólogo é um profissional treinado, que através de uma escuta qualificada, com empatia e acolhimento irá te auxiliar com suas questões. Experimente pois a psicoterapia pode lhe ajudar bastante. Estou à disposição. Att Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro