Minha namorada, após uma crise de depressão, me pediu um tempo. Me ajudem!

Feita por >Monique Braga · 10 jan 2019 Depressão

Namoramos por 9 meses e nesse período sempre tivemos uma relação perfeita, fomos muito amigas, parceiras, companheiras. Durante toda nossa relação, sempre me cobria de elogios, que eu era a mulher dos sonhos dela, a companheira perfeita que ela sempre pediu e Deus, que fui o melhor que aconteceu na vida dela. Ela sofre de ansiedade diagnosticada há mais de 10 anos e depressão há 2 anos e vinha há certa de 1 ano e meio fazendo psicoterapia e medicamentos. Nas primeiras semanas de namoro, ela teve a pior crise de todas, tentou se suicidar inclusive, eu a impedi, permaneci do lado dela veemente, cuidei dela até que tivesse forças novamente. De lá pra cá, ocorreram outras crises e eu sempre me mantive do lado dela, cuidando e lutando contra essa inimiga. E ela sempre expôs a tamanha gratidão por todo meu cuidado e amor. Com apenas 5 meses de namoro, fomos morar juntas, mas durou apenas 2 meses devido outra crise, estava confusa dos seus sentimentos, acreditava que não estava dando o amor que eu merecia e era melhor ficar sozinha. Dias depois reatamos, mas não voltamos a morar juntas, no entanto ela se descobriu que me amava como nunca, sentia que me amava e expunha isso a todo momento. Foi aí que 1 mês depois devido os severos efeitos adversos de uma nova medicação, ela decidiu por conta parar a medicação bruscamente, permaneceu apenas com a terapia. Foi aí que nossa relação desmoronou, se tornou fria, distante, ainda assim dizia me amar. Um dia normal entre nós duas, após sair da casa dela, me enviou uma mensagem pedindo um tempo, tempo esse sem definição se iremos ou não reatar, pois estava confusa com seus sentimentos, não sabia mais se me amava. Há 2 semanas voltou com o tratamento, medicação e uma nova terapeuta que irá trabalhar a partir de agora com "aceitação da sexualidade", no caso homossexual, ponto da onde se descobriu a origem da depressão. Desde então, há 3 semanas só nos falamos por whatsapp, diz não estar pronta pra me ver nem falar comigo no telefone. Não sabe o que sente por mim e precisa descobrir, pois não tem certeza se me ama ou não, e precisa desse tempo para descobrir, apesar de ainda afirmar que eu fui a melhor companheira que ela já teve e se pudesse escolher ficaria comigo pra sempre, diz que sente muita saudade e minha falta, mas ainda me trata de uma forma distante pelo whatsapp, como sempre tivéssemos sido apenas "amigas". Eu disse que seria paciente e o meu amor incondicional por ela me faria esperar por ela, ainda que ela tenha dito que pode descobrir que me ama apenas com uma amiga ou como companheira, definindo assim se continuamos ou não. Estou sofrendo muito, como jamais sofri por outro alguém, sinto ter vivido um sonho e agora um pesadelo, pois eu realmente sentia que ela me amava. Sinto muito a falta dela e me angustia estar longe, e ainda tem o filho dela de 6 anos envolvido, que amo tanto, e sofremos por estar longe um do outro. O que faço nessa situação? Não a procuro mais ou continuo esperando, estando próxima mesmo que só por mensagem? Essa confusão de sentimento é normal e será que ela me ama mesmo e a depressão está camuflando seus sentimentos? Me perdoe o longo texto.

A melhor resposta 29 SET 2020

Prezada Monique, a depressão é uma tristeza profunda, que não sabemos o porquê dela, só sabemos que
dói e causa muito sofrimento. Ter um ente querido com depressão nos deixa de mãos atadas e impotentes, queremos ajudar mas ficamos meio perdidos e com receio de falar algo que piore a situação. Pessoas com depressão, se isolam, sejam porque estão se sentindo no
“fundo do poço” ou por não querer prejudicar ninguém. Muitos sentem vergonha e culpa por estarem
depressivos. Assim, sugiro que caso tenha um ente querido passando por depressão, tenha paciência, equilíbrio, saiba
lidar com os altos e baixos das atitudes desta pessoa, respeite o tempo dela, esteja junto com ela, oferecendo a companhia e a
boa escuta, garanta a essa pessoa que ela não está sozinha. A boa escuta é realizada quando a pessoa
precisa expor o que está sentido e o seu papel é só ouvir, sem acusações, preconceitos ou intimidações, a
prática da boa escuta gerará a confiança necessária para ajudar a pessoa com depressão. Sugiro que a
pessoa com depressão faça acompanhamento psicológico e se puder você também, com o mesmo
profissional da pessoa com depressão ou não, porque, pois o profissional vai te ajudar a criar estratégias
para lidar com a depressão da pessoa, de como você poderá ajudá-la melhor e principalmente a lidar com
a sua própria angústia, frustrações e medos, pois muitas vezes se sentimos incapazes pois vemos o
sofrimento da pessoa e não sabemos como ajudá-la.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

12 JAN 2019

Boa noite, Monique como sugestão vamos pensar que seria melhor você também se dá um tempo e repensar essa relação?
Pensar em tudo o que vocês viveram e mesmo sua namorada com ansiedade e depressão ela tomou a decisão de dá um tempo nessa relação, se separar, respeitar a decisão dela, apesar do amor que você sente, no amor não se pode forçar e nem exigir.
Seu sofrimento nesse momento é compreensivo após uma separação, mas a vida continua e se sua namorada está vivendo a vida dela, você poderia também procurar uma terapia para trabalhar as questões e a sua estória de amor, o amor que sente, o que vivenciou e a separação. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

11 JAN 2019

Olá Monique. Acredito que o amor só é pleno e saudável quando ele soma e parece que você está muito dependente desse amor e isso acaba por anular outros aspectos de sua vida. Será importante você se fortalecer como pessoa para compreender que cada um tem o seu tempo e não temos o poder de determinar como e quando o outro deve agir. Talvez seja o momento de você procurar fazer psicoterapia para, inclusive, vivenciar essa relação de forma plena.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana