Meu namorado pediu um tempo pq está bitolado de vários problemas

Feita por >Hyun · 24 set 2020 Terapia de casal

Em resumo eu morava em casa compartilhada com outros amigos/as, sai de lá pq tava desconfortável.
acabei alugando uma casa q era aqui perto da do meu namorado... mas eu mal ficava lá, foi um aluguel atoa, com intenção de vir morar com ele.
acabei pagando a multa da casa e nao fiquei com ela, dai tipo... ele me aceitou aqui na casa dele (q na real é da mae dele q mora no Japão) sem ela saber, mas deixando claro pra mim q se ela descobrisse eu teria que sair.

blz..
passou 1 ano e uns 2 meses quase e estava tudo bem. Ai começou essa pandemia, a irmã dele começou a vir mais vezes aqui pq ela é professora e precisava de internet, nisso ela nunca tinha vindo antes e tals.. e começou a me ver mais vezes. Logo ela suspeitou e disse algo pra mãe.

ai a mãe dele mandou mensagem perguntando se eu nao estava morando com ele aqui

(ela deixou claro q nao é pra ter ngm nessa casa, ate pq a casa é dela e as regras tbm)

blz, ai ele teve q mentir dizendo q eu estava ficando mais tempo por conta da quarentena.

ai rolou outros problemas vamos lá:
1 - a gatinha que tirou ele da depressao, faleceu.
2 - a irma tava gravida e ele ava preocupado com ela (mas ela ja ganhou a criança e ta td bem)
3 - ele nao estudou o suficiente q deveria pra ingressar na facul
4 - ta desempregado, e fica dependendo dos pais.
5 - a tia ta com cancer
6 - crise nas fabricas no japao onde a mae dele trabalha
7 - irma cobrando ele os estudos, mae tbm etc
8 - os pais sao divorciados e um bom tempo entao ele nao teve tal tratamento de familia
9 - eu moro aqui com ele e nesses momentos difíceis, quando ele pediu e precisou ficar sozinho eu acabei continuando aqui e nao dei tal espaço pra ele
10 - o medo da mãe descobrir q eu to aqui e mandar ele voltar pro Japão é maior tbm.

resumindo:
final de semana ele foi pra casa de um amigo q ele considera irmão e tals, foi lá pensou e pensou

chegou ontem a noite e me chamou pra conversa

dizendo q queria terminar e que queria focar nele, nos estudos, no futuro dele e tbm quer melhorar. E precisa ficar sozinho

tentando contorna a situação eu conversei com ele, pra ao invés de termino, a gente dar um tempo.. o tempo que for preciso, q ele precisar... pra se ajeitar na vida pessoal. Ele disse que vai atrás de ajuda psicológica também pra cuidar da saúde dele.

E disse q em um mês me responderia, e eu pedi pra ele nao se apressar pq seria forçado.

Ele disse q como ele ta pra baixo ele ta me levando junto e não é humano me ver sofrer como estou sofrendo. Ele nao queria me magoar mas ele fez pior. Invés de ter conversado antes ele ficou empurrando por 3 meses. (que foi quando começou a aparecer os problemas) E onde ele tbm começou a me tratar mais neutro, um pouco frio...
Ele é um cara que guarda as coisas pra ele e nao gosta de conversa... mas ele pediu desculpas e viu q foi errado ter feito isso. Ele não foi atrás de emprego e admite ser um vagabundo sustentado pelos pais.

tentei procurar uma solução pra ele não querer esse termino, pq eu amo ele e por mais q ele esteja confuso com tudo e até com a gente... ele demostra sentimentos ainda pois continua me chamando de amor e tudo mais. Mesmo que esteja reduzido, ele ainda demostra.

Eu acredito q com TANTO problema, ele ta perdido nas ideias e nao sabe muito bem oq esta fazendo.

A solução foi dar esse tempo, procurar um lugar pra ficar e evitar se comunicar com ele.. pra ele realmente respirar e tentar se melhorar.

é o primeiro relacionamento dele morando assim, é algo novo pra ele... e pelo simples fato de ele esconder da mãe q to aqui, foi um peso MUITO GRANDE q ele nao queria mentir e se arrepende hoje em dia...

perguntei se ele tinha algum sentimento, ele respondeu q nao sabe... e da pra notar q ele ta perdido, agora oq me resta é tentar ir seguindo minha vida

conversamos e combinamos de nao mexer em nada de status das sociais nem apagar fotos. Vamos manter lá

dai ele respondeu com:
Eu vou fazer isso q esta pedindo pq eu respeito vc e tenho um carinho mto grande, vamos ver oq acontece nesse tempo.

A melhor resposta 26 SET 2020

Olá Hyun
Parece haver uma confusão de ambos os lados, você fala dele, mas não parece perceber o seu interior com clareza, no entanto você demonstra ser bastante persistente, o que pode ser vantagem para alcançar seus objetivos.
A vida de uma pessoa não é só o namoro, e sim muito mais que isso, sugiro que também busque se envolver com outras áreas de sua vida para não ficar tão estressada com as dificuldades que são do seu namorado e não suas.
Se ele disse que vai procurar atendimento psicológico, você pode incentivá-lo, pois pode ser uma forma dele conseguir colocar cada coisa no seu lugar, como por exemplo, a mãe dele, a irmã, a faculdade e você. Também seria muito bom se você também buscasse ajuda na terapia e superar cada uma das palavras que trouxe no seu relato.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 SET 2020

Olá Hyun! Obrigado por escrever. Seu relato mostra uma situação muito frequente: as pessoas se aproximarem tanto, a ponto de perder um pouco a individualidade. Também vocês fizerem ocupação de local de forma, sabidamente não aprovada, de forma escondida. Pelo jeito de relatar e descrição de preparação para vestibular, vocês são bastante jovens: possivelmente dezoito ou dezenove anos. Como está a essência da construção da tua vida e do teu espaço? Por que namorar uma pessoa que se diz: "Um vagabundo sustentado pelos pais"? Caso isso seja um fato, continuando, não haverá profissão sólida, haverá subemprego provisório.
A essência de cada pessoa está sempre nela mesma. Embora o namoro - com intenção de aproximar e conhecer; o noivado - com intenção de confirmar aprofundamentos; o casamento - assinatura de compromisso, seja buscas aprofundantes de vínculos, ainda assim, o centro da vida de cada pessoa, ainda contínua nela.
Parece razoável, cada um de vocês, poderem resgatar os principais pontos de seus sonhos, metas, objetivos, conquistas, acúmulos de saberes, de experiências. Para isso, cada qual precisa respirar e caminhar com predominância da autonomia.
Creio que o "vagabundo", seja força de expressão, algo provisório, que, com as intenções postas por ele, representem revisão de postura.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais ( a Covid-19 voltou a crescer; nunca é tarde para seguir o que os cientistas falam: máscara, distanciamento físico, higiene!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.