Um filho deve correr atrás do pai?

Feita por >Susu · 1 ago 2022 Terapia familiar

Meu pai sempre foi ausente a vida toda! Isso tem me afetado um pouco, tive algumas crises de ansiedade. Nessas crises eu tive uma sensação de não ter importância. Fui agendar minha consulta em um psicólogo para tratar sobre isso. Meu pai acabou descobrindo e disse que eu não demonstro nenhuma saudade dele. Ele disse que eu devia falar com ele sobre minha vida, só que não consigo falar com ele, sinto que não temos nenhuma conexão emocional para isso.

A melhor resposta 3 AGO 2022

Nem sempre um comportamento significa falta de amor, Susu. Pode ser que o seu pai tenha passado por dificuldades. Por isso é importante uma conversa para tentar compreender melhor o motivo do afastamento dele, caso você se sinta bem para isso.
Mas se a sua conclusão for que ele realmente se afastou por não se importar, aceite que não é o laço sanguíneo que garante boa relação com um pai/mãe ou qualquer familiar, mas sim a forma como você é tratada.
Se você não está sendo tratada como acredita merecer, nesse caso, se cuide e siga em frente. Entendo que não é fácil, mas existem formas de ficar bem.

Alessandra da Costa Araújo Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

4 AGO 2022

Olá.
Não entendo que um filho deva correr atrás do pai, mas é necessário entender o motivo do afastamento pela visão dele. O que vai ser decidido depois é outra questão.
Os pais não são perfeitos, entendê-los é respeitar a própria história.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

2 AGO 2022

Bom dia, Susu,
A Psicoterapia pode ajudar a lidar tanto com este distanciamento entre vocês quanto com a melhor maneira de conduzir esta aproximação.
A fala do seu pai de não demonstrar nada por ele fala mais dele do que de você. Afinal, a distância não se cura em pouco tempo. É preciso trabalhar as dificuldades. E se falar é um obstáculo entre vocês, que tal escrever, pra você poder entender como estão os seus sentimentos sobre esta questão?! Pense nisso.

Não se cobre por algo que não queira. Se você tiver interesse em lidar com estas questões, é uma decisão sua, e não dele. Confie em você e trabalhe estes sentimentos em você, pra se fortalecer para uma possível (ou não) relação no futuro.
Se quiser conversar mais sobre estas questões, fico à disposição. A psicoterapia ajuda muito este trabalho.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

2 AGO 2022

Olá Susu! Obrigado por citar. Precisaremos mais dados sobre tua história com seu pai. O ser humano deve buscar a melhor conexão possível com o outro ser humano, especialmente quando vivenciam vinculações de filho e pai ou de pai e filho. Cabe observar que quanto maior a expectativa, quanto maiores as questões do dia-a-dia, mais componentes emocionais positivos e negativos temperam as memórias e vivências.
Será muito enriquecedor você organizar esse enriquecimento de vinculação e de formação da identidade de si, do seu pai e desse vínculo, com a assessoria científica de um psicólogo. Sucessos, sabedoria, discernimento e persistência!
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a imensa maioria dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, muito falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.