Oque devo fazer, pensar na minhas felicidade ou do meu filho?

Feita por >Luísa · 7 jul 2022 Terapia de casal

Olá meu nome é Luísa!
Estou casada a 5 anos, a aos 2 anos atrás meu marido enviou uma mensagem para minha irmã dando a intender que queria algo com ela, ela me contou então fui saber ele afirmou tudo, disse que estava bebado, então perdoei. Depois de algum tempo numa festa que fomos ele bebeu demais acabou que perdendo o bom senso, ele quis me trair na festa mas não deixei ai brigamos, depois de algum tempo de novo nós nos mudamos eu achei que estava tudo bem, quando descobri que ele estava com nossa vizinha e colega de trabalho dele ai resolvi separar, só que durou um mês resolvi dar a chance para ele pelo nosso filho que ainda era pequeno, hoje eu estou num casamento que não me faz feliz, não sinto nada por ele penso em me separar toda hora mas penso no sofrimento do meu filho que somente tem 3 anos, oque devo fazer pensar na minha felicidade ou do meu filho?

A melhor resposta 8 JUL 2022

Bom dia, Luisa,
Creio que a resposta à sua pergunta você já tem. Mas vamos falar de você. Apegada a uma relação pela qual não sente nada, está buscando pretextos para manter as aparências da relação pelo seu filho.
Porém, as crianças são mais atentas e espertas do que imaginamos. Cedo ou tarde vão se espelhar no relacionamento dos pais, e construir sua própria maneira de ver o mundo e lidar com as emoções.
Com 3 anos ele já começa a discernir seu lugar no mundo, e vai usar o que enxerga dentro de casa como referência, podendo criar relações distantes de si mesmo, ou até desenvolver um medo de se aproximar das pessoas, pois é o que está vendo dentro de casa. Um pai que não se importa, e uma mãe que se anula.
O ideal no seu caso é buscar a coerência nos seus sentimentos. Todo sofrimento é passageiro diante de decisões firmes e consistentes com o bem-estar da sua família, lembrando que você não pode mudar os outros, mas pode mudar a si mesma.
Caso decida manter o casamento, o que representará para VOCÊ esta união?
Caso decida se separar, o que representa para VOCÊ esta decisão?
A psicoterapia vai ajudá-la a lidar com qualquer uma destas questões. Mas antes de mais nada, deve se perguntar se não está vivendo demais pela relação e esquecendo de ser você mesma. Quem é a pessoa que se casou com este homem, que se anula pelo filho, e que futuro esta pessoa busca construir em sua vida?
Se quiser começar a responder as suas perguntas e trabalhar sua auto estima, dando mais valor a si mesma e aos seus próprios planos e sonhos, estarei à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

12 JUL 2022

Bom ter o seu contato Luísa!!!

Realmente é uma situação muito delicada e precisa de uma atenção muito especial, um atendimento presencial, acredito seria mais oportuno, salvo melhor juízo.

A procura de atendimento por um(a) profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento, a fim de contribuir em uma importante decisão para a sua demanda.

Atenciosamente

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

8 JUL 2022

Olá Luísa.
Seu filho pode sofrer por manter este casamento ou por se separar do seu marido.
Manter uma boa relação com seu marido é o primordial para a saúde mental do seu filho e a sua também, seja continuando neste casamento ou se separando.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 JUL 2022

Olá Luísa,
Sinto muito pela situação que está vivendo, mas manter um casamento no qual está infeliz só por seu filho pode ser que não faça tão bem para ele também. Se você não estiver bem na relação, seu filho pode perceber isso. Também caso resolva se separar, seu marido continuará sendo pai do seu filho e vocês podem entrar em acordo quanto à guarda, visitas...
Manter um relacionamento infeliz, a longo prazo, poderá trazer mais mal a você.
Sei que é uma decisão difícil a ser tomada e sugiro que busque ajuda de uma psicóloga para tratar sobre o assunto.
Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

8 JUL 2022

Olá Luísa! Obrigado por escrever. Juntos ou separados será preciso observar mais especificamente detalhes da qualidade e das condições das necessárias interações. Será prudente você refletir mais profundamente com a ajuda científica de um psicólogo, inclusive pensando o momento evolutivo do seu filho. Talvez seja possível contemplar a você a seu filho ao mesmo tempo.
Conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (A covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8757 respostas

8 JUL 2022

Sua felicidade e do seu filho não precisam estar em desacordo. Toda a frustração que vocês estão sentindo nessa relação pode acabar fazendo mal pro seu filho, estando vocês juntos. Encerrar a vida conjugal (marido e mulher) não significa terminar a vida parental (pai e mãe). A separação é do casal e não do papel de ser pai e mãe. Pense sobre como fazer seu filho feliz sem que isso também comprometa sua felicidade, pois além do compromisso com seu filho você deve ter um comprometimento consigo mesma.

André Phellipe Psicólogo Psicólogo em Brasília