Devo me separar e viver essa felicidade com esse homem? Será que posso amá-lo?

Feita por >Elena · 8 mai 2018 Terapia de casal

Sou casasa a 12 anos e tenho uma filha de 11 anos me casei aos 19 e engravidei 4 meses depois meu casamento sempre foi muito conturbado e com muitas brigas, quando minha filha fez 3 anos numa crise cim meu marido conheci uma pessoa que é muito parecida comigo, temos uma ligação muito forte e ele sempre declara seu amor por mim apaixonadamente, tentei esquece-lo hoje faz 8 anos que nos conhecemos e 5 que não nos vemos pessoalmente mas nos falamos por telefone,zap e e-mail ele é divorciado a 13 anos e desde que nos conhecemos a 8 anos atras ele diz que me ama e que quer ficar comigo e me fazer feliz, nunca me pediu pra me separar e sempre me respeitou não interfere no meu relacionamento e sempre quer saber como estou, o problema é que eu ainda gosto do meu marido e a 2 anos ele tem feito de tudo para me fazer feliz ( mas não consegue) somos muitos diferentes, não sei se me apeguei a ele por ser meu primeiro namorado aos 16 anos e nos casamos com pressão pois descobriram que perdi a virgingindade mas eu até que curti o casamento, eu não sei se o amo ou se me sinto segura com ele eu tb sinto pq ele diz que eu sou tudo pra ele é a vida dele acaba sem mim, por outro lado tenho esse outro homem que não me pressiona mas que está em meus pensamentos a 8 anos , tenho uma diferença grande de idade tenho 35 ele 55 mas não vejo problema nenhum nisso pois gostamos das mesmas coisas ele se cuida assim como eu ( outra coisa que sinto falta pois meu marido não é nada vaidoso). Outro detalhe nunca fizemos sexo esses 8 anos são de carinho e de declarações eu me apixonei mas não o amo, mas acho que posso ama-lo ou derrepente é ele que eu amo e meu marido é so costume não sei...na cama meu marido e eu tb nos damos bem mas na hora do romantismo, papo,carinho e do outro que lembro, as vezes acho que vou enlouquecer!!!!!
Presciso muito de ajuda, muito será que o problema sou eu?
As vezes sinto palpitações vontade de sumir, falta de ar, vontade de chorar e vontade de não fazer nada presciso acertar essa situação pois não sou mulher pra dois ao mesmo tempo mesmo que seja de longe me sinto mal pelos dois

A melhor resposta 9 MAI 2018

Querida Elena,
Pelo seu relato, se por um lado seu casamento começou por pressão, “sempre foi muito conturbado e com brigas”, por outro você curtiu o casamento, sente-se segura, acostumada e na cama vai tudo bem. Claramente existem diferenças entre vocês e eu lhe proponho a seguinte reflexão: Do que você realmente precisa numa relação amorosa? O que é essencial e que não ter hoje lhe gera tamanha insatisfação? (Romantismo, papo, carinho, vaidade?)
Ao comparar uma relação real, convivida e construída a uma relação idealizada, romantizada e imaginada você se confunde, se questiona e “enlouquece”.
Você diz que o problema é que ainda gosta do seu marido e que ele faz de (tudo) para lhe fazer feliz. Se esse é o problema e ele faz de tudo, o que sobra para você nesta relação?
Talvez você precise compreender o que quer e se implicar na busca de obter a vida amorosa que deseja. Afinal, (in)certezas se modificam.
Observe de outros ângulos, veja os fatos, ouça a sua verdade interna e seja feliz em sua escolha.
Respeitosamente, Andrea Winning

Andrea Winning Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

15 MAI 2018

Elena, você disse que ama seu marido, que o sexo e bom, mas falta diálogo. Diz também que o outro gosta das mesmas coisas que você, que só conversam por telefone e mensagens, mas não se veem há 5 anos e nunca fizeram sexo. Fala também de hábito, de rotina. Eu te falo em fantasia e idealização. Conviver é uma coisa muito complicada e requer um investimento diário, um foco no relacionamento. Seu marido tem tentado agrada-la, mas não sabe o que você realmente deseja, me parece que ele está sozinho nessa empreitada de dois. Você está sem foco na relação e olha pra uma fantasia , uma paixão , que por não se realizar, toma ares de perfeição. Voce tem que decidir, viver a realidade , se comprometendo com ela ou viver a sua fantasia e torná-la real com todos os mistérios que ela tem. Boa sorte.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

9 MAI 2018

Ola, Elena.
Só você pode tomar a decisão, mas antes é preciso ter uma boa reflexão, sabendo que seu marido não é companheiro, não tem bom papo pesa muito para você?
Vale a pena para você ficar com seu marido e abrir mão de tudo que essa outra pessoa trás de bom para você?
Além dessas você pode se fazer outras e então tomar a decisão mais acertada para você.
Caos encontre dificuldades para decidir procure por um psicólogo.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo